SóProvas


ID
2640421
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que diz respeito à política de cotas, é INCORRETO afirmar que os servidores públicos, ao defenderem a política de cotas para grupos sociais em desvantagem, estariam

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários...

     

    ¬¬

  • Se fosse numa questão dissertativa ou tema de uma redação eu entenderia, mas é uma questão meramente opinativa, não faz sentido nenhum ela estar aí. Essas bancas de fundo de quintal são terríveis...

    De toda forma, GAB: B

  • Tinha quer ser feita pela UECE... 

  • GABARITO: B

     

    Não acredito que seja uma questão meramente opinativa, em concursos públicos em geral as respostas devem ser pautadas nos direitos e garantias fundamentais e nos direitos humanos. Sendo as cotas para grupos sociais um tipo de ação afirmativa que coloca em prática o artigo 5º da CF.   

     

  • Questão que é só ser politicamente correto para acertar.

  • Igualdade material: tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade.

  • Questão de posionamento pessoal. Não deveria ser tratada em uma questão objetiva. 

  • Que questão idiota... forçaram a ideologia na questão como verdade absoluta
  • Isso ai mesmo banca. Esquerda na veia mermão!!

  • A presente questão trata da promoção de ações afirmativas no serviço público através da implementação de uma política de cotas sociais e busca a resposta naquela opção que contenha a informação incorreta.
    “Atualmente, as ações afirmativas podem ser definidas como um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate à discriminação racial, de gênero e de origem nacional, bem como para corrigir os efeitos presentes da concretização do ideal de efetiva igualdade de acesso a bens fundamentais como a educação e o emprego". (GOMES, Joaquim Barbosa, “Ações Afirmativas e o Princípio Constitucional da Igualdade", 2001, p. 40).
    Analisando as opções expostas nesta questão, constata-se que as Opções A, C e D apresentam justificativas concretas e plausíveis para que seja adotada política de cotas, em sede de acesso a cargos públicos, a qual é fundada em três pilares: justiça redistribuitiva; redução da exclusão (e do abismo sócio-cultural que separa os setores hegemônicos dos excluídos); e promoção da diversidade.

    Passemos ao exame de cada opção.

    OPÇÃO A: A política de cotas sociais atende à necessidade de termos uma disseminação no país de uma justiça redistributiva e, em última análise, busca reduzir a odiosa desigualdade naquela situação (acesso ao serviço público neste caso) em que é exigida a igualdade como princípio essencial para o alcance de dois objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, explicitados nos incisos I e III do art. 3º do Texto Constitucional, a seguir reproduzidos, verbis:
    “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:


     I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    (...)

      III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;"

    Esta opção está CORRETA;

    OPÇÃO B: Esta Opção é a única que destoa do sentido objetivado pela política de cotas sociais. Em nada prejudica o fato de que parâmetros justos e que garantam o amplo e devido acesso aos cargos públicos sejam adotados pela Administração Pública. As cotas sociais, uma vez implementadas, asseguram uma equiparação entre os indivíduos, tanto do ponto de vista formal (ausência de distinções arbitrárias) como material (oferta de iguais chances a todos, consagrando a justiça redistributiva).

    Sendo assim, esta Opção B é a resposta da questão por veicular afirmativa INCORRETA.

    OPÇÃO C: Da mesma forma, as ações afirmativas estabelecem critérios que buscam atingir uma igualdade material entre os indivíduos que objetivarem ter acesso aos cargos públicos, reduzindo, dessa forma, a exclusão social. Incentivar aqueles que possuem deficiência de qualquer espécie a integrar o serviço público, através de uma política de cotas, afasta, concretamente, a possibilidade de se estabelecer discriminações entre pessoas, a qual é condenada pelo inciso IV do art. 3º da CRFB, valendo conferir, verbis:

    “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

        (...)

     IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."


    Está CORRETA esta opção, portanto;

    OPÇÃO D: O estabelecimento do sistema de cotas para acesso aos cargos públicos promove a diversidade, evita a manutenção de setores hegemônicos na sociedade, permitindo que ela se torne mais humana e justa. Sendo assim, esta opção está CORRETA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.

  • Errei e nao to nem aí. Não vi aqui pra puxar saco de governo fajuto

  • questão subjetiva, vale?

  • questão subjetiva, vale?

  • Ñ levando para o lado subjetivo, é necessário se lembrar do princípio da isonomia: "Tratar os desiguais de forma desigual na medida de suas desigualdades".