SóProvas


ID
2641255
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A visão de futuro é essencial para que uma organização consiga se programar e realizar tarefas em direção a um objetivo, sendo, por isso, conceituada no “Modelo de Excelência em Gestão Pública” como:

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    4.6 – Visão de Futuro
    Indica o rumo de uma organização e a constância de propósitos que a mantém
    nesse rumo. Está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado
    futuro desejado que garanta coerência ao processo decisório e que permita à
    organização antecipar- se às necessidades e expectativas dos cidadãos e da
    sociedade. Inclui, também, a compreensão dos fatores externos que afetam a
    organização com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.
    Como este conceito é colocado na prática
    É na formulação das estratégias que a organização prepara-se para
    colocar em prática sua Visão de Futuro.
    O alcance dessa visão é o resultado da implementação dessas estratégias
    sistematicamente monitoradas, levando em consideração as tendências
    do ambiente externo, as necessidades e expectativas das partes
    interessadas, os desenvolvimentos tecnológicos, os requisitos legais, as
    mudanças estratégicas dos concorrentes e as necessidades da sociedade,
    no sentido de readequá-las e redirecioná-las, quando for o caso.
    Assim uma organização com Visão de Futuro pensa, planeja e aprende
    estrategicamente, obtendo resultados de alto desempenho e
    sustentáveis. 

     

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/modelodeexcelenciaemgestaopublica2014.pdf

  • SUMÁRIO

    1. Apresentação .......9

     

    2. O Modelo de Excelência em Gestão Pública..........10

     

    3. Fundamentos Constitucionais .....................11

    3.1 Legalidade ..............11

    3.2. Princípio da Separação entre os Poderes. ...........11

    3.3. Orientação fundamental à consecução dos objeti

    vos da República Federativa do Brasil ..............11

    3.4. Princípio da centralidade dos direitos individ

    uais e sociais ...........11

    3.5. Princípio da descentralização federativa .........12

    3.6. Princípio da participação social na governança

    das instituições. ......................12

    3.7. Funcionamento em rede. Parceria com a sociedad

    e civil ........12

    3.8. Os princípios da administração pública brasile

    ira ..............12

     

    4. Fundamentos da Gestão Pública Contemporânea ..........13

     

    4.1. Visão de Futuro ........14

     

    SUMARIO DO SITE WWW.GESPUBLICA.GOV.BR

     

    Vá e Vença!

  • Os fundamentos da excelência são:

    Pensamento Sistêmico: Significa a compreensão e tratamento da sinergia entre diversos componentes que formam a organização e o ambiente no qual ela está inserido. 

    Atuação em Rede: São as relações e atividades entre organizações e indivíduos com interesses em comuns e competências que se complementam.

    Aprendizado Organizacional: A busca de eficácia e eficiência dos processos da organização visando o desenvolvimento de competências, por meio da percepção, reflexão, avaliação e o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

    Inovação: A organização favorece um ambiente de criatividade permitindo validar e implementar novas ideias que visam o desenvolvimento sustentável.

    Agilidade: Flexibilidade e a rapidez com que a organização se adapta as mudanças do ambiente e as novas demandas das partes interessadas, é considerado a velocidade nos ciclos de processos.

    Liderança Transformadora: Atuação dos líderes de forma transformadora estimulando as pessoas em torno dos valores, princípios e objetivos da organização, desenvolvendo novos líderes e interagir com as partes interessadas.

    Olhar para o futuro: Visa projetar e compreender os cenários e tendências do ambiente e possíveis efeitos sobre a empresa, a curto e a longo prazo, avaliando as melhores alternativas e adotar as estratégias mais adequadas.

    Conhecimentos sobre clientes e mercados: Interagir com os clientes e mercados visando entender as suas necessidades, expectativas e comportamentos, criando valor de forma sustentável.

    Responsabilidade social: A organização deve responder por todas as suas ações e posteriormente os impactos causados pelas suas decisões e atividades, contribuindo para a sociedade e meio ambiente visando o desenvolvimento sustentável.           

    Valorização das pessoas e da cultura: Implementar condições favoráveis e seguras paras os colaboradores se desenvolverem, com a ênfase no aumento do desempenho fortalecendo a cultura favorável à excelência.   

    Decisões Fundamentadas: Utilização do conhecimento e tratamento das informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho para identificar direções a seguir e ações a serem executadas.

    Orientação por Processos:  A organização busca eficiência e eficácia nas suas atividades que formam a cadeia de valor para os clientes e partes interessadas.

    Geração de Valor: Alcance de resultados sendo eles econômicos, sociais, ambientais e de todos os processos potencializando tais resultados.   

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-fundamentos-do-modelo-de-excelencia-da-gestao-meg/93651/

  • ATUALIZANDO:

    O Programa GESPÚBLICA foi revogado a partir da publicação do Decreto 9.094/17. O modelo MEG era atualizado por este programa, então a tendência é que não apareça mais nos editais sua cobrança específica.

  • um fundamento.

  • Oito fundamentos do MEG (atualizado):

     

    1 Pensamento sistêmico;

    2 Aprendizado organizacional e inovação;

    3 Liderança transformadora;

    4 Compromisso com as partes interessadas;

    5 Adaptabilidade;

    6 Desenvolvimento sustentável;

    7 Orientação por processos;

    8 Geração de valor.

  • A questão em análise aborda assuntos relacionados ao Modelo de Excelência na Gestão Pública – MEGP. Esse modelo busca alcançar o “estado da arte" da gestão contemporânea. Além de fomentar a adoção de práticas de excelência com a finalidade de tornar a gestão pública mais eficiente, eficaz e efetiva. Desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, à época, essa metodologia previa alguns Fundamentos de Excelência para a Gestão Pública, segundo Paludo (2013), são eles: Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura da Inovação; Liderança e Constância de Propósitos; Orientação por Processos e Informações; Visão de Futuro; Geração de Valor; Controle Social; Comprometimento com as pessoas; Foco no Cidadão e na Sociedade; Desenvolvimento de parcerias; e Gestão participativa.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a “Visão de Futuro" é um Fundamento da Excelência na Gestão Pública. Portanto, o gabarito da questão é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTES:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
    Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública. Ministério do Planejamento - SEGEP, Brasília, 2014. 
  • 8. Comprometimento com as pessoas; Quando aqui são referidas pessoas, não diz respeito aos cidadãos, da sociedade. As pessoas aqui referidas são as que estão dentro da máquina pública. É necessário que haja um comprometimento porque as pessoas dentro da máquina pública (agentes públicos) são um fator de sucesso das organizações na sua qualidade de colaboradoras.

    9. Foco no cidadão e na sociedade; Este fundamento é autoexplicativo.

    10. Desenvolvimento de parcerias; O Estado hoje é um Estado que adota um sistema de governo catalisador: associa as ações conjuntas do Estado, das empresas, do voluntariado. O Estado não é mais o administrador direto, ele conta com parceiros para atuar com excelência.

    11. Gestão participativa; Todos os níveis da organização, independentemente da hierarquia, devem participar para a melhoria da qualidade dos serviços prestados como um conjunto de trabalho ordenado de todos.

    12. Responsabilidade social; É ter preocupação com o desenvolvimento sustentável e sustentado sem comprometer as gerações futuras. Responsabilidade ambiental, sem degradar ou poluir.

    13. Controle social; A sociedade controlando, fiscalizando, exercendo os seus deveres de cidadania e não apenas exigindo direitos.

    14. Agilidade; Presteza no atendimento, rapidez, utilização de mecanismos modernos, céleres para atender as necessidades dos serviços. 

    Professor Renato Lacerda - Gran Cursos Online.

  • FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA

    1. Pensamento sistêmico; As partes de uma organização estão interligadas e juntas formam um todo integrado num ambiente circundante dentro um macrossistema.

    2. Aprendizado organizacional; As organizações aprendem por meio de sistemas individuais e coletivos. As pessoas aprendem por meio de mecanismos formais e informais de aprendizado. Uma organização de aprendizagem é aquela que estimula o aprendizado em todos os níveis.

    3. Cultura da inovação; É construir um espaço criativo no qual as pessoas possam desenvolver as suas ideias, soluções novas para os velhos problemas. Isso deve ser estimulado numa organização de excelência.

    4. Liderança e constância de propósitos; Instituição de lideranças com vistas a conduzir rumo aos propósitos da organização, construção de objetivos, missão, visão, o planejamento em si. Saber onde está e onde quer chegar.

    5. Orientação por processos e informação; A orientação por processos e informação traz uma visão transfuncional do negócio e não mais ligada ao que diz a hierarquia. É obter informações consistentes na fonte, no processo: dados factuais para tomar decisões baseadas nas necessidades dos processos, no atendimento dos clientes desse processo, é saber toda a cadeia de valor, de ponta a ponta.

    6. Visão do futuro; A visão do futuro representa a imagem ideal que se tem da organização num horizonte maior de tempo, aquilo que os principais dirigentes vislumbram para aquela organização, aquilo que ela pretende, onde quer chegar. É essencial para manter a motivação, o foco.

    7. Geração de valor; Pressupõe geração de valor tangível ou intangível para a organização, para os cidadãos, usuários.

  • Gabarito: E

  • GAB "E"

    Pessoal o modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado em 13 fundamentos de excelência

    reconhecidos internacionalmente:

    1) Pensamento sistêmico;

    2) Atuação em rede;

    3) Aprendizado organizacional;

    4) Inovação;

    5) Agilidade;

    6) Liderança transformadora;

    7) VISÃO DE FUTURO ou olhar para o futuro;

    8) Conhecimento sobre clientes e mercados;

    9) Responsabilidade social;

    10) Valorização das pessoas e da cultura;

    11) Decisões fundamentadas;

    12) Orientação por processos;

    13) Geração de valor.

    Além disso o modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado em 8 critérios:

    1) Liderança;

    2)Estratégias e Planos;

    3) Cidadãos;

    4)Sociedade;

    5) Informação e Conhecimento;

    6) Pessoas;

    7) Processos;

    8) Resultados.

    Lembre-se que o modelo de Excelência em Gestão Pública é composto por FUNDAMENTOS e CRITÉRIOS sendo 13 fundamentos e 8 critérios

  • Comentário: Irazer do Nascimento Lima

    "O MEGP organiza a gestão com alto desempenho institucional e excelência gerencial e subsidia a promoção da melhoria da Gestão do órgão/entidade pública.

    5.1.1. Dimensão Governança

    Governança pode ser entendida como o exercício de autoridade, controle, gerenciamento e poder de governo. É a maneira pela qual o poder é exercício no gerenciamento dos recursos econômicos, políticos e sociais para o desenvolvimento do país. Está, portanto, relacionada à capacidade de implementação das políticas públicas, em seus aspectos políticos, técnicos, financeiros e gerenciais

    5.1.2. Dimensão Estratégia e Planos

    Uma gestão pública de excelência deve contemplar processos formais de formulação e implementação da estratégia, fundamentados no exercício de pensar o futuro e integrados ao processo decisório.

    5.1.3. Dimensão Público Alvo

    Esta dimensão refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão/entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.

    5.1.4. Dimensão Interesse Público e Cidadania

    A Dimensão Interesse Público e Cidadania diz respeito à observância do interesse público e ao regime administrativo e a participação e o controle social.

    5.1.6. Dimensão Pessoas

    A excelência da gestão pública pressupõe sistemas de trabalho estruturados, que considerem as competências, os requisitos técnicos, tecnológicos e logísticos necessários para a execução dos processos institucionais, de forma a cumprir as finalidades do órgão ou entidade. Inclui as adequadas estruturação e alocação de cargos efetivos, funções e cargos em comissão; os padrões remuneratórios e a alocação interna. 

    5.1.7. Dimensão Processos

    A Gestão pública de excelência exige processos finalísticos e de apoio adequadamente estruturados, a partir da estratégia institucional, com base nos recursos disponíveis, nos requisitos dos públicos alvos e nas possibilidades e limitações jurídico-legais."

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/modelodeexcelenciaemgestaopublica2014.pdf