-
A Teoria contingencial é conhecida como a teoria que prega que "tudo é relativo e tudo depende".
-
GABARITO D
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização
Vejamos algumas questões:
Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
(GABARITO:CERTO)
A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
De acordo com a abordagem contingencial da administração, uma organização dinâmica relaciona-se com o ambiente externo ajustando-se a ele ou modificando-o.
(GABARITO:CERTO)
-
Para a Teoria Contigencial, não existe uma "fórmula mágica" para se resolver problemas da organização. [...] antes que um administrador possa determinar qual o "caminho" correto para uma empresa, é necessária uma análise ambiental. Assim, dependendo da situação da empresa, sua estratégia ou a tecnologia envolvida o "caminho" ou modo de gerenciar será definido de uma maneira ou de outra.
Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos.
-
Gabarito Letra E
*A abordagem contingencial se baseia na Teoria da Contingência. Essa abordagem representa um forte avanço das teorias organizacionais, pois é pela perspectiva contingencial que o foco de análise deixa de estar dentro da organização e passa para fora, considerando ainda que a organização é um sistema aberto ao ambiente.
*teoria da contingência: representa algo incerto ou eventual que pode, talvez, acontecer a depender das circunstancias do ambiente.
-
-
Não existe uma melhor maneira de administrar, uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação.
-
Contingência : Agir de acordo com a situação/Ambiente .
-
1 - DIREÇÃO
1.1 - Liderança
1.1.1 - Teoria da contingência
A liderança depende de aspectos relacionados ao líder, aos seus liderados (ou seguidores) e relacionado à situação da liderança.
↓
O foco está essa relação triangular
A teoria "desfoca" do líder, mas NÃO esquece ele!
Nesse caso, o LÍDER:
► Com sua autoridade formal - pode auxiliar o exercício da liderança, mas não a garante.
► Quanto a sua personalidade - haverá fatores que auxiliará, e outros não.
...Pois essa teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.
Nesse caso, os LIDERADOS:
► Estarão motivados, quando o líder perceber seus desejos e motivações.
Nesse caso, a SITUAÇÃO:
► Deverá ser observada pelo líder (há uma "cultura mais aberta ou é fechada?").
Pode ser usado como referência os dias atuais, e a necessidade de um estilo de liderança política que preencha os desejos dos liderados.
Fonte: youtube.com/watch?v=UyqznJUkLPU
-
Fiquei com duvida em relação ao gabarito.
" Em decorrência da ênfase no ambiente, o enfoque da teoria administrativa tornou-se predominantemente extroversivo, isto é, mais voltado para fora do que para dentro da organização."
Fonte: Administração nos novos tempos, Idalberto Chiavenato.
-
E) Enfoca a organização de fora para dentro, colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.
-
Teoria Contingencial: ênfase na tecnologia e no ambiente.
-
Apesar do gabarito inverter a visão da abordagem em relação à organização, as demais alternativas fazem referencia a outras abordagens.
A enfatiza a busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais, priorizando as pessoas. (ABORDAGEM HUMANISTA)
B considera que a compreensão dos sistemas organizacionais somente ocorre quando envolve a interdependência entre todas as suas partes.( ABORDAGEM SISTEMICA)
C destaca o processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, por meio de uma abordagem quantitativa dos seus recursos. (ABORDAGEM AMBIENTAL)
D enfoca a organização de dentro para fora (o foco de análise deixa de estar dentro da organização e passa para fora), colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. (ABORDAGEM CONTINGENCIAL)