SóProvas


ID
2641360
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O modelo gerencial da administração pública preconiza a adoção de indicadores para monitorar e avaliar as ações das organizações e das políticas públicas. Analise as afirmações a seguir relativas a esses indicadores.


I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade.

II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência.

IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia .


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade.

     

    Correto, pois a taxa de mortalidade indica, em termos quantitativos, o efeito positivo ou negativo que determinadas ações do governo teriam na população. A afirmação traz consigo o conceito de efetividade, que se diferencia de eficácia na medida em que não considera somente se os resultados foram atingidos, se os bens ou produtos foram providos, mas sim se esses bens ou produtos tiveram o resultado esperado na vida das pessoas, se atenderam ao problema que motivou inicialmente o ato. Ex: melhoria da vida das pessoas construindo uma ponte. 

     

    II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

     

    Trata-se de um exemplo de indicador de eficiência, pois compara a utilização dos recursos com a obtenção do resultado esperado. Ser eficiente significa fazer mais com menos, significa atingir os melhores resultados utilizando a menor quantidade de recursos possível, no menor prazo possível. A eficácia considera tão somente se os bens e produtos inicialmente previstos foramrealizados, por exemplo a pavimentação de 50km de rodovia em uma estrada. Já a eficiência analisa se essa pavimentação foi realizada com a menor quantidade possível de recursos, dentro do menor prazo possível. 

     

    III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência.

     

    Seria na verdade um indicador de eficácia, pois está comparando os resultados obtidos (metas cumpridas) com o que estava inicialmente previsto. Está comparando se os objetivos e metas foram atingidos. Vide item anterior.

     

    IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia .

     

    Sim, pois trata-se de uma meta previamente determinada, como se fosse um objetivo a ser atingido, por exemplo: "ter 50 médicos por habitante". Essa análise trata de objetivos e metas a serem cumpridas, então diz respeito à eficácia. 

     

  • - DIFERENÇAS ENTRE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE:

     

    EFICIÊNCIA (CUSTO, FAZER CORRETAMENTE, USAR PRODUTIVAMENTE OS RECURSOS, CUSTO-BENEFÍCIO, MÍNIMO DE PERDAS E/OU DESPERDÍCIOS)
    É a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

     

    EFICÁCIA (RESULTADO, FAZER O QUE DEVE SER FEITO, CAPACIDADE DE ATINGIR OBJETIVOS, CUMPRIR METAS, REALIZAR O QUE FOI PROPOSTO)
    É a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

     

    EFETIVIDADE (IMPACTO, FAZER CORRETAMENTE O QUE TEM QUE SER FEITO, TRANSFORMAR A SITUAÇÃO EXISTENTE, MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO, RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO E A CAPACIDADE DE PRODUZIR
    É a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

     

    I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade. (CORRETO)

    II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia (EFICIÊNCIA).

    III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência (EFICÁCIA).

    IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia. (CORRETO)

    GABARITO: D

     

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico

  • Falou em recursos, falou em eficiência.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Tira a II (exemplo de eficiência) e mata a questão

  • Eu ainda acho que a taxa de mortalidade está mais relacionada a eficácia do que a efetividade, mas tudo bem. Se a banca considera assim, eu considero também. 

  • Eficiência: Fazer algo com máximo aproveitamento e mínimo desperdíco de recursos. 

    Eficácia : Quantitativo para alcance de resultado.

    Efetividade ; O Resultado.

  • não entendi a II

    II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

    supondo que realmente trata-se de eficiência, onde está a relação de eficiência?

    a leitura nos leva a dois indicadores ("são exemplos de indicador"). Se fosse para relacionar as duas coisas, teria que estar escrito " a relação entre... é um exemplo de indicador de ...")