SóProvas


ID
2641564
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em visita domiciliar realizada pelo técnico de enfermagem, identificou-se que duas crianças, de dois e quatro anos, se encontravam em casa sob os cuidados do irmão mais velho, de 10 anos de idade. As crianças não frequentavam a escola, não havia comida suficiente para as três e a casa estava em condições insalubres. Diante dessa situação e considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, o técnico de enfermagem deverá, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • comunicar o fato ao conselho tutelar de sua localidade.

  • Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    O ECA coloca ainda que os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade. Portanto, no caso apresentado acima, o técnico de enfermagem deverá, obrigatoriamente, comunicar o fato ao conselho tutelar de sua localidade.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm


  • Comunicar o fato ao conselho tutelar de sua localidade.

    Gab: B