SóProvas


ID
2641600
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia intravenosa predispõe o paciente a inúmeros perigos, inclusive complicações locais e sistêmicas. Uma das complicações sistêmicas da terapia intravenosa é a sobrecarga de líquidos que pode ocasionar a insuficiência cardíaca e o edema de pulmão. Ao detectar a manifestação sistêmica de sobrecarga de líquido, o técnico de enfermagem deverá posicionar o paciente em

Alternativas
Comentários
  • A posição de Fowler é uma posição semi-sentada ( 45º) usada para tratamento de pacientes com dispnéia após cirurgia de tireóide,abdominal e/ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem e em alguns casos de pneumonia,uma vez que esta posição afasta os órgãos abdominais do diafragma aliviando a pressão sobre a cavidade torácica, permitindo que os pulmões se insuflem de maneira mais eficaz melhorando a relação ventilação/perfusão pulmonar diminuindo as áreas de shunt pulmonar e ainda que o paciente se alimente com maior facilidade.Também largamente utilizada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal), visando relaxar a tensão nas suturas entre o abdômen inferior e flancos com as regiões suprapubianas, inguinais e ilíacas, ou em mamoplastias, rinoplastias e ritidoplastias, objetivando reduzir incidência de edemas ou hematomas pós-operatórios. Também é usada como prevenção de aspiração pelas vias respiratórias de secreções ou vômitos em pacientes com nível de consciência rebaixados (por exemplo: período pós-cirurgico imediato, intoxicações, traumas crânio-encefálicos, etc)

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Posi%C3%A7%C3%A3o_de_Fowler

  • Posição decúbito lateral ou de Sims - Indicada para toracotomias e cirurgias renais. Nessa posição o paciente fica deitado sobre um dos lados, para obter seu equilíbrio pela flexão da perna inferiormente colocada a extensão da superior, fixando-o transversalmente pelo quadril a mesa operatória.

    Posição de Fowler - A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas. Essa posição deve ser indicada ao detectar a manifestação sistêmica de sobrecarga de líquido.

    Posição de Trendelemburg – o paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para auxiliar o retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.