Gabarito B.
Nested PCR
O princípio da Nested PCR é o mesmo da PCR convencional, o que vai diferenciar é a origem da amostra contendo o material genético que você irá utilizar na reação.
Na nested PCR, ao invés de se usar uma amostra primária para fazer a PCR, utiliza-se o produto de uma PCR anterior com um par de primers internos ao par utilizado na primeira reação. Ou seja, é a PCR do produto da PCR.
Essa variação da PCR é utilizada para aumentar a sensibilidade e especificidade nos casos em que as amostras utilizadas não são muito boas.
A letra A não está correta pois ele não inibe, ele reduz a amplificação de produtos inespecíficos. Já a letra B está realmente correta, pois o aumento da quantidade do produto amplificado é uma consequência da técnica.
Na Nested-PCR são sim utilizados dois pares de iniciadores (primers).
Para melhorar a especificidade e a eficiência da reação, o segmento genômico é amplificado primeiro de forma abrangente, copiando até mesmo sequências localizadas fora dela, e depois, utilizando este primeiro produto, a amplificação da real sequência-alvo.
Estas duas etapas (rounds) podem ser realizadas concomitantemente, ou em duas reações separadamente, caracterizando o semi-nested PCR.
Este tipo de reação tem como vantagem o ganho em especificidade e eficiência, visto que o DNA-molde da segunda etapa está em concentrações altíssimas, e os primers da segunda etapa têm menos chances de anelamento em sequências inespecíficas (o que não quere dizer que inibirá), dada a redução do tamanho do molde.