-
A turbolização fazem parte da extração de meios FECHADOS e a FRIO:
a extração ocorre concomitante com a redução do tamanho da partícula. Pode-se usar liquidificador. A redução drástica da partícula e o conseqüente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias ativas, resultando em tempos de extração da ordem de minutos e quase o esgotamento da droga.
-
MÉTODOS DE EXTRAÇÃO SÓLIDO/LÍQUIDO
EXTRAÇÃO A FRIO:
Os métodos de extração a frio são a turbolização, maceração e a percolação.
A) O processo de extração independe do grau de fracionamento de vegetais, porque se podem escolher solventes de polaridade crescente. - >> Em análises fitoquímicas, quando não se conhece previamente o conteúdo do material a ser analisado, costuma-se submeter o material vegetal a sucessivas extrações, com solventes de polaridade crescente, conseguindo-se assim, uma extração fracionada, em que as diferentes frações contêm compostos de polaridade também crescente.
B ) A extração exaustiva pode ser obtida por maceração, bastando para isso aumentar o tempo de imersão do vegetal no líquido extrator. ->> Maceração: consiste na imersão do material vegetal em um líquido extrator contido em recipiente fechado por um período determinado de tempo
-
Na turbolização(sistema fechado e a frio), a extração e redução da partícula ocorrem simultaneamente, favorecendo à rápida dissolução das substâncias.
-
Extração Parcial : Sem esgotamento dos constituintes da matéria prima, com destaque para maceração nessa categoria.
Extração Exaustiva: Com esgotamento dos constituintes da matéria prima. ex: PERCOLAÇÃO E A TURBO EXTRAÇÃO.
REFLUXO:
Submeter o material vegetal à extração com um solvente em ebulição;
✓ O material vegetal e o solvente são acoplados a um condensador