SóProvas



Questões de Farmacognosia e Farmacobotânica


ID
202033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a
seguir.

Os extratos glicólicos são solúveis em água e contêm concentrações próximas a 50% do peso da planta fresca.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente é usado a proporção de 1/5 . Se alguem tem a fonte correta me responda, obrigada.
  • Nao sei ao certo a concentração, porém, ele deve ser concentrado.

    "Os extratos glicólicos são extratos que trazem em sua composição uma alta concentração da substância natural que representam. Quando misturado com algum outro item, eles transferem suas qualidades e características para o material em que foram empregados. Por isso é necessário conhecer todas as propriedades desses extratos e as características objetivas de cada um separadamente".
  • EXTRATOS HIDROGLICÓLICOS (EXTRATOS GLICÓLICOS)  ‐  contêm as frações aromáticas intactas (óleos essenciais) e hidrossolúveis (taninos, aminoácidos, etc...) de maneira perfeitamente assimilável. Contêm concentrações próximas a 50% do peso da planta fresca. São solúveis em água e produzem uma solução transparente ou ligeiramente turva. - Farmacopéia


ID
578743
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um exemplo de reação química inespecífica de caracterização de alcaloides em constituintes vegetais é a:

Alternativas
Comentários
  • REATIVOS GERAIS DE ALCALOIDES:

     Dragendorff; Mayer; Hager

  • Reação de Shinoda e Reação de Pew: caracterização de flavonóides.

    Reação de Liebermann-Baouchard: caracterização de esteroides.


ID
701074
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O uso de plantas com fins medicinais é uma prática comum e extremamente difundida em todo o mundo. A obtenção adequada dos princípios ativos de uma planta depende diretamente da natureza do solvente e do processo de extração empregado. Assinale a alternativa que apresenta a técnica extrativa que utiliza o solvente previamente aquecido vertido sobre a planta, geralmente rica em componentes voláteis, sendo esta mistura posteriormente mantida em repouso por alguns minutos antes de ser filtrada.

Alternativas
Comentários
  • Os principais métodos de extração a frio são:

    maceração: consiste na extração do material vegetal em recipiente fechado a temperatura ambiente por um período prolongado, sob agitação ocasional. Geralmente o líquido extrator consiste em etanol, metanol e soluções hidroalcoólicas. Solventes muito voláteis devem ser evitados, bem como água ou misturas hidroalcoólicas inferiores a 30%.

    percolação  extração exaustiva das substâncias ativas. A planta é colocada em um percolador através do qual é passado o líquido extrator. É indicada para substâncias muito ativas farmacologicamente, presentes em pequena quantidade ou de baixa solubilidade.

     

     

    Os principais métodos de extração à quente são:

    infusão  a extração se dá pela permanência durante certo tempo da substância ser extraída em água fervente em um recipiente fechado. Utilizado com matérias vegetais de estrutura mole (ex. flores).

    decocção  consiste em manter o vegetal em contato durante certo tempo com um solvente sob aquecimento. Costuma-se empregar este método com materiais vegetais duros e de natureza lenhosa.

    extração sob refluxo  consiste em colocar a planta com um solvente em ebulição, em um balão acoplado a um condensador.

    extração em aparelho de soxlet  é utilizado principalmente para extrair substâncias utilizando solventes voláteis. Em cada ciclo de operação o solvente entra em contato com o material vegetal. Este método possibilita uma extração muito eficiente, empregando quantidade reduzida de solvente.

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABhi8AJ/introducao-a-farmacognosia

  • Os Processos de extração podem ser fechados ou abertos; quentes ou frios:

    ABERTO:

    • Quente : Infusão (adiciona o solvente aquecido a MV) e decocção (aquecidos juntos).
    • Frio: Prensagem, Enflurage

    FECHADO:

    • Quente: Refluxo, Partição de solventes, Arraste por vapor de água, Sohxlet e Extração com fluido super crítico.
    • Frio: Maceração, Percolação, Turbolização.


ID
701083
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante sua rotina laboratorial, o técnico procedeu da seguinte forma: colocou, em um tubo de ensaio, 3 mL do extrato alcoólico da amostra recebida, de cor amarelada. Em seguida, adicionou alguns fragmentos de Mg metálico ao extrato e cuidadosamente gotejou 1 mL de HCl concentrado nesse tubo. Observou que houve o desenvolvimento de coloração vermelha.

Com base no resultado encontrado pelo técnico, assinale a alternativa que apresenta o nome correto da reação que ocorreu nessa análise e a classe de compostos identificada.

Alternativas
Comentários
  • Reações gerais para identificação de compostos de origem vegetal: 

    Alcaloides: Reação de Mayer, Reação de Dragendorff, Reação de Wagner e Reação de Bertrand;

     

    Antraquinonas: Reação de Borntrager;

     

    Flavonoides: Reação de Shinoda;

     

    Glicosídeos cardiotônicos: Reação de Liebermann-Buchard e Reação de Salkowsky;

     

    Metilxantinas: Reação de Murexida;

     

    Taninos: Reação com FeCl3 e Reação com vanilina clorídrica;

     

    Triterpenos/esteroides: Reação de Liebermann-Buchard.

    Fonte: Farmacognosia, do produto natural ao medicamento

  • reação de Marini-Bettolo / flavonoides ---> O pentacloreto de antimônio em tetracloreto de carbono reage de forma análoga ao ácido sulfúrico. As chalconas formam precipitados vermelho escuro ou violáceo e, as flavonas, precipitado amarelo ou laranja. 

    reação de Keller-Kiliane / heterosídeos digitálicos --> utilizado na identificação de cardiotônicos e não contém Mg Metálico, e sim: cloreto férrico + ac. glacial = castanho avermelhado

    reação de Liebermann-Burchard / heterosídeos digitálicos ---> utilizado para identificação de saponinas e não contém Mg Metálico, e sim: anidrido acético + ácido sulfúrico = rosa --> azul

    reação de Shinoda / flavonoides ---> utilizado para identificação de flavonoídes e utiliza etanol + magnésio metálico +ácido clorídrico = cor róseo avermelhada.

    reação de Boute / flavonoides ????


ID
701086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas aromáticas são ricas em estruturas secretoras de essências ou óleos essenciais, amplamente utilizados na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Tais compostos diferem dos óleos fixos principalmente por sua alta volatilidade e composição química. Assinale a alternativa que apresenta a classe de compostos químicos presente nos óleos essenciais.

Alternativas
Comentários
  • Os óleos essenciais são classificados como derivados terpenóides (grande maioria) e derivados fenilpropanóides.

  • Terpenoídes incluem os óleos essenciais e saponinas. São obtidos pelo metabolismo da glicose pela via do acetato-mevalonato.


ID
701089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dos diversos metabólitos secundários produzidos pelos vegetais, muitos são de grande importância terapêutica. Os glicosídeos constituem uma classe de compostos com ampla variedade de ações. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classe de glicosídeos que possuem ação catártica estimulante e atuam sobre a musculatura lisa do cólon, estimulando a secreção de água e eletrólitos para o intestino grosso.

Alternativas
Comentários
  • Antraquinonas: Utilizadas como laxativos/ Aumentam a motilidade intestinal.

  • principais plantas que contêm antraquinonas: Sene e cáscara sagrada

  • Gabarito letra A

    A principal ação farmacológica das antraquinonas é a atividade laxante.

  • Antraquinônicos são empregados terapeuticamente como laxativos e catárticos, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, consequentemente, diminuindo a reabsorção de água.

    :


ID
908761
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Convenção Internacional Sobre Diversidade Biológica, integrada por 188 países, o Brasil lançou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, em 2006, conceituando fitoterápico como:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a politica nacional de plantas medicinais e fitoterapicos:

    Fitoterápico: medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais (RDC nº 48/04 - Anvisa)


ID
908764
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A qualidade do material vegetal a ser manipulado na preparação de fitoterápicos deve considerar diversos aspectos técnicos. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos a serem considerados nessa garantia de qualidade.

Alternativas

ID
908767
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de preparações ou formulações fitoterápicas requer alguns cuidados adicionais, quando comparada àquela de produtos não fitoterápicos. Assinale a alternativa que descreve corretamente um ou mais cuidados essenciais para uso e seleção de plantas medicinais.

Alternativas

ID
908770
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São critérios essenciais para a seleção de plantas medicinais:

Alternativas

ID
920857
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de genotoxicidade de medicamentos fitoterápicos é correto afirmar que:

I. deverá ser empregado, apenas quando houver indicação de uso prolongado em humanos

II. segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 90, DE 16 DE MARÇO DE 2004, deverá ser realizado independente do período de utilização do produto em humanos.

III. são previstos a realização de ensaios de micronúcleo e avaliação da reversão de mutação em bactérias, incluindo ativação metabólica ou de dano a cromossomas de células de mamíferos ou de linfoma de camundongo, ambos in vitro.

Assinale:

Alternativas

ID
992923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As atividades envolvendo substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, como xtração, produção, fabricação, beneficiamento, distribuição, transporte, preparação, manipulação,fracionamento, importação, exportação, transformação, embalagem e reembalagem, são regulamentadas pela Portaria n.º 344/1998 da ANVISA. Com relação à autorização dessas atividades e aos fundamentos técnicos relativos a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As plantas cuja fitoquímica apresente uma ou mais substâncias sujeitas a controle especial podem ser estudadas em estabelecimentos de pesquisa e ensino, sendo exigida apenas autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Alternativas
Comentários
  • Lacen tem a competencia pra autorizar

  • ERRADA. É EXIGIDA APENAS A OBTENÇÃO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL CONCEDIDA PELA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    CAPITULO II

    DA AUTORIZAÇÃO

    Art. 2º Para extrair, produzir, fabricar, beneficiar, distribuir, transportar, preparar, manipular, fracionar, importar, exportar, transformar, embalar, reembalar, para qualquer fim, as substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico (ANEXO I) e de suas atualizações, ou os medicamentos que as contenham, é obrigatória a obtenção de Autorização Especial concedida pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.


ID
1021156
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A escolha da metodologia adequada para a extração de metabólitos secundários ou especiais, biologicamente ativos, é dependente da natureza química da substância de interesse. Assinale a opção que relaciona os métodos mais adequados para extração de substâncias voláteis de um vegetal:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de arraste por vapor d’água e/ou destilação a vapor é o método mais utilizado e viável economicamente para extração de óleos vegetais. A água é aquecida em um balão volumétrico sobre uma manta aquecedora que entra em ebulição, os vapores de água resultantes desse processo são conduzidos sob pressão em direção a outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com vapores de água e os voláteis são conduzidos em direção ao condensador que vai para o tubo de resfriamento; em seguida, o óleo é coletado em um recipiente. Por serem mais leves, os óleos essenciais ficam concentrados sobre a camada de água, podendo ser facilmente separados.No caso das produções de pequena escala, emprega-se o aparelho de Clevenger. Utilizando o aparelho Clevenger para extração de óleos vegetais, obtêm-se resultados econômicos mais viáveis e excelente qualidade no produto final.O aparelho Clevenger demonstrou que é ainda o mais utilizado e viável economicamente para a extração de óleos vegetais em escala laboratorial e comercial.

  • Óleos voláteis são principalmente extraídos por arraste de vapor d'agua. Em grande escala usa-se a extração por fluido super crítico.

    Métodos como percolação, turbolização, maceração não são recomendados


ID
1021159
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A presença de glicosídeos cianogênicos, metabólitos tóxicos presentes em várias espécies vegetais como a mandioca- brava (Manihot esculenta), são os responsáveis por casos de intoxicação após ingestão de refeições preparadas com esta planta. Sobre os glicosídeos cianogênicos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Seu mecanismo primário de ação relaciona-se com a inibição da enzima citocromo-oxidase e seu local de ação é o ferro da metalo-porfirina.O HCN é detoxificado naturalmente pela enzima rodanase, que o transforma em tiocianato, substância atóxica.

    Um teste rápido para a caracterização dessas substâncias pode ser feito usando uma fita de papel de filtro embebido com picrato de sódio, em meio ácido, sob aquecimento. Na presença do glicosídeo cianogênico, o picrato de sódio (amarelo) será convertido em isopurpurato de sódio (vermelho-castanho).

    IDENTIFICADO - Teste de Guignard (papel picro-sódico - ácido pícrico + carbonato de sódio)


ID
1021162
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A caracterização de grupos químicos de substâncias encontradas em plantas pode ser realizada através de reações químicas que resultem no desenvolvimento de coloração e/ou precipitação. Com relação aos principais reagentes utilizados para a caracterização de substâncias, avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Glicosideos cardiotos podem ser encontrados nas folhas da especie vegetal Digitalis purpurea, conhecida popularmente como "dedaleira". Possuem elevada especificidade pelo tecido cardíaco e comercialmente encontramos a digoxina como o principal fármaco industrializado pertecente a essa classe. Sua estrutura molecular é composta por um anel lactonico (parte mais importante), um núcleo esteroide denominado de genina e resíduos de açúcares. Métodos laboratoriais para identificação por coloração: Confirmatorio; Identificação do anel lactona (Kedde) Identificação por reação de fluorescência ao ultravioleta (Pesez) Identificação por CCD
  •  e) A solução de vanilina clorídrica reage especificamente com glicosídeos cardiotônicos produzindo uma coloração esverdeada. (errado: usado na análise de taninos).

  • Algumas observações relevantes:

     

     b) A maioria dos alcaloides precipitam com o reagente de Dragendorff, produzindo uma cor marrom-avermelhada. 

    Comentário: Existe uma grande variedade de métodos de identificação de alcalóides (Mayer, Bouchardat, Sonneschein, Hager, Bertrand), sendo o mais utilizado o Reagente de Dragendorff. No entanto, há possibilidade de se usar tanino (Ácido tânico) para identificação de alcalóide e vise-versa.

     

    d) Os polifenóis reagem com cloreto férrico (FeCl3) resultando num produto de coloração azul ou verde-azulada. 

    Comentário: há possibilidade de usar outros métodos para identificação de compostos fenólicos como os Taninos. 1) Precipitação com metais pesados 2) Precipitação com proteínas - gelatinas 3) Precipitação com alcalóides.

     

     


ID
1021165
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As principais moléculas que compõem as bases do arsenal terapêutico mundial de medicamentos há décadas são de origem ou inspiração natural. Vários fitofármacos, de natureza alcaloídica, são encontrados no mercado com atividades farmacológicas marcantes. Dentre os fitofármacos relacionados abaixo, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A ergotamina é integrante do grupo dos alcaloides indólicos, também chamados de alcaloides da cravagem do centeio. 

  •  e) A ergotamina é um exemplo de alcaloide imidazólico. Errado: é um alcalóide Indólico.

    A pilocarpina que é um exemplo de alcalóide imidazólico.

  • A ergotamina é um alcalóide indólico.

    Morfina, codeína e papaverina são alcalóides isoquinolínicos.

    Pilocarpina é alcalóide imidazólico.

    Os alcalóides tropânicos são: cocaína, atropina, escopolamina...

  • Só uma lembrança dos exemplos que mais caem sobre os alcalóides:

    • Piperidinicos : nicotina e lobelina...
    • Tropânicos : coca, hioscina, escopolamina , atropina...
    • Quinólicos: quinina (água tônica)...
    • Isoquinolíco: ópio , curare...
    • Indólico: Reserpina , vimblastina e ergotamina (LSD)...
    • Purínico : Café puro --> lembra as xantinas...
    • Imidazólicos: Pilocarpina...
    • Aminas: Catinona, mescalina....


ID
1021168
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O reino vegetal é repleto de espécies que acumulam metabólitos com potentes propriedades farmacológicas e toxicológicas. Sobre o princípio ativo dessas espécies vegetais, avalie as afirmativas a seguir:

I. Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central.

II. A (-) -fisostigmina é um inibidor reversível da acetilcolinesterase, sendo encontrada em Physostigma venenosum Balfour.

III. A cocaína exerce seu efeito através do bloqueio da receptação de dopamina nas fendas sinápticas.

IV. A heroína, obtida de Papaver somniferum, é um opioide com capacidade de causar tolerância rapidamente.

Estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • 1- a hiosciamina é realmente o principal alcaloide da Atropa belladona, mas sua ação é ESTIMULANTE do SNC. 2- a fisostigmina extraida da Fava de calabar (Physostigma venenosum) é um alcaloide derivado do aminoácido triptofano e que possue um núcleo indolico caracteristico. Apresenta efeito anticolinergico por ser um inibidor REVERSÍVEL da acetilcolinesTERASE. 3- o mecanismo de ação da cocaína faz com que haja aumento da concentração de DOPAMINA na fenda sinaptica, por bloqueio da recaptaçao de dopamina, consequentemente aumentando a concentração de NT na fenda sinaptica. 4- a heroina é um opiacio (derivado opioide) obtida do ópio que é um opioide extraido da Papaver somniferum.
  • 4- A heroína é uma droga SEMI-SINTÉTICA, obtida da MORFINA que é uma substância natural contida no ópio, que é obtido da Papaver somniferum

  • Questão passível de anulação, pois segundo Goodman na página 138: "Em dose elevadas ou tóxicas, os efeitos centrais da atropina e de fármacos relacionados geralmente consistem na estimulação do SNC seguida de depressão. Como compostos quaternários têm pouca penetração na barreira hematoencefálica, os antagonistas desse tipo, exercem pouco ou nenhum efeito no SNC".

    Sendo assim, a alternativa I é discutível.

  •  I. "Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central." Errado. A Hiosciamina é um anticolinérgico, portanto não tem ação depressora.

    II. Correta.

    III. Correta

    IV. "A heroína, obtida de Papaver somniferum...", Errado. A heróina é uma droga semissintética.

    Gabarito letra B.


ID
1021171
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os alcaloides são substâncias com potentes atividades farmacológicas e estão presentes em várias plantas de interesse na área de toxicologia, devido aos efeitos de dependência que provocam, como a morfina, a heroína e a cocaína. Para a extração de alcaloides o procedimento geral mais utilizado é:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro faz partição favorecendo o equilíbrio na forma iônica do alcalóide (adição de ácido). Isso vai "limpar" o extrato, transferindo lípideos e materiais ácidos para a fase orgânica. Depois, com o extrato semi-purificado, aumenta-se o pH, mudando o equilíbrio do alcalóide para sua forma não ionizada, que vai se concentrar no clorofórmio. 

  • O JOAO CHAVES já explicou muito bem, o meu comentário serve apenas para esquematizar o que ele disse.

    Para resolver essa questão temos de nos lembrar que os alcaloides são bases fracas que possuem nitrogênios em sua estrutura e, portanto, pares de elétrons livres também. Dessa forma:

     

    > Em meio ácido, o equilibrio químico será deslocado de modo a favorecer a forma ionizada (solúvel em água e pouco solúvel em solventes orgânicos);

    > Em meio básico, a forma molecular irá predominar (pouco solúvel em água e solúvel em solventes orgânicos).

     

    CORRETA. Letra a - Adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado, seguido de partição com clorofórmio e descarte da fração orgânica. Em seguida, ocorre adição de base à fração aquosa e posterior extração dos alcaloides com clorofórmio.

     

    1) Adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado --> com o pH ácido as formas iônicas (hidrossolúveis) predominam; 

     

    2) Seguido de partição com clorofórmio --> para garantir que todo o alcaloide ionizado migre para a fase aquosa;

     

    3) Descarte da fração orgânica;

     

    4) Adição de base à fração aquosa --> com o pH básico as formas moleculares predominam;

     

    5) Extração dos alcaloides com clorofórmio --> formas moleculares migram para  o clorofórmio.

     

     

     

     

  • Só para complementar:

    Os procedimentos de obtenção da cocaína a partir das folhas de coca normalmente seguem 2 etapas principais, sendo elas:

    1) Extração da cocaína por imersão das folhas de coca em soluções aquosas ácidas ou alcalinas ou em solventes orgânicos.

    2) Processos de purificação baseados em etapas de oxidação, precipitações e solubilizações sucessivas que tem como objetivo de remover impurezas, branquear e aumentar o teor de cocaína.

    BRUNI, A. T.; VELHO, J. A.; OLIVEIRA, M. F. Fundamentos de Química Forense. Campinas: Millennium, 2012.


ID
1021210
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um fitoterápico, preparado por maceração de uma planta medicinal, deve, obrigatoriamente, atender a requisitos específicos para contaminantes microbiológicos, segundo a RDC 10/2010, da ANVISA. Dentre as opções abaixo, escolha a que representa a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Segundo rdc 10/2010 fitoterapicos não podem conter aflotoxina e salmonela As especificações quanto ao número de UFCs variam de acordo com o microrganismo e forma de processo de extração se a quente ou a frio.
  • a)O fitoterápico não deve apresentar mais que 100 UFC (unidades formadoras de colônia) de Escherichia coli por grama.  máximo 10UFC por grama

    b) O fitoterápico não deve apresentar aflatoxinas.CORRETO

    c) O fitoterápico não deve apresentar mais que 10 UFC (unidades formadoras de colônia) de Salmonella sp. por grama. Ausência

    d) O fitoterápico pode apresentar, no máximo, 10 UFC (unidades formadoras de colônia) de bactérias aeróbicas por grama. máximo 105 UFC por grama

    e) O número máximo de UFC (unidades formadoras de colônia) de fungos no fitoterápico não pode exceder 50. máximo 103 UFC

  • b) para plantas medicinais que não passarão por processo extrativo a quente (preparados por maceração):

    1. bactérias aeróbicas: máximo de 105 UFC por grama;

    2. fungos: máximo de 103 UFC por grama;

    3. Escherichia coli: máximo de 10 UFC por grama;

    4. outras enterobactérias: máximo de 103 UFC por grama;

    5. salmonela: ausência; e

    6.aflatoxinas: ausência. A avaliação da ausência de aflatoxinas deverá ser realizada quando for citado em

    monografia específica em Farmacopéia reconhecida ou quando existir citação em literatura científica da necessidade

    dessa avaliação ou de contaminação da espécie por aflatoxinas.


ID
1520587
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma formulação de um fitoterápico contendo extrato seco de Valeriana officinalis 200 mg, extrato seco de Passiflora incarnata 100 mg, extrato seco de Erithrina mulungu 100 mg e Excipiente qsp 1 cápsula tem ação de:

Alternativas

ID
1520590
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Verbenaceae Lippia alba (Mill.) tem seus usos descritos em farmacopeias e sistemas tradicionais de medicina que têm apoio experimental em atividades broncopulmonares. É comumente conhecida por:

Alternativas

ID
1520611
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As flores secas da Calêndula officinalis L. são utilizadas para o preparo de infusões, considerando-se as proporções indicadas na fórmula. Suas indicações são:

Alternativas

ID
1573810
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dos métodos usados em fitoquímica na extração de produtos naturais, APENAS um é realizado a frio:

Alternativas
Comentários
  • Os métodos de extração através de sistema a frio são:

    No sistema fechado e a frio: Maceração, percolação e Turbolização.

    Já no sistema aberto a frio, temos: Prensagem e Enfleurage.

    Resposta: Percolação


ID
1573813
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Das classes de produtos naturais ou metabólitos secundários, NÃO são produzidos/as pela rota biossintética do ácido chiquímico:

Alternativas
Comentários
  • Produzido pela rota do acetato-mevalonato.

  • é considerado um hormônio natural


ID
1574308
Banca
CISLIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise a seguinte frase:


“Os metabólitos ______ são essenciais para a sobrevivência do produtor, geralmente são produzidos em _______quantidade pelos indivíduos produtores. Já os metabólitos _______ não são considerados vitais, e estão envolvidos nos mecanismos que permitem uma melhor adaptação do produtor a seu meio".

A alternativa que completa corretamente a frase acima é:

Alternativas
Comentários
  • Metabólito primário -> essencial

    Metabólito secundário -> Não é essencial para o metabolismo basal, mas é potencialmente terapêutico e por isso muito explorado!

    A diferença entre A e C é a quantidade. Claro que se a substância é essencial para a vida a tendência é que seja amplamente produzida.


ID
1574311
Banca
CISLIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A droga vegetal feita a partir das folhas, galhos e casca, com indicação terapêutica para lesões cutâneas leves, hemorroidas e problemas associados a veias varicosas é chamada de:

Alternativas

ID
1641790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

A extração de drogas vegetais em laboratório utilizando-se soxlet apresenta como vantagem a reutilização de solvente aquecido, otimizando-se o processo de extração.

Alternativas
Comentários
  • Extração em Soxhlet

    1. A droga vegetal é inserida em um recipiente, dentro do equipamento de soxlet.

    2. O solvente é inserido em um balão volumétrico sob aquecimento, vaporizando até o topo do equipamento, onde há um condensandor.

    3. O solvente é então condensado e verte sobre a amostra até chegar no limite volumétrico do recipiente onde a droga está acondicionada.

    4. No limite volumétrico, há uma saída por onde o solvente passa e cai novamente no balão volumétrico, reiniciando o procedimento de extração.

    5. O solvente, agora com o extrato da droga, é vaporizado novamente para reiniciar o ciclo do soxlet, enquanto que o extrato permanece no balão volumétrico.


ID
1641934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com referência à regulação sanitária estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para plantas medicinais, medicamentos alopáticos, suplementos alimentares e produtos médicos, julgue o seguinte item.

Para o registro de medicamento fitoterápico é obrigatório, entre outros documentos, a apresentação do relatório técnico contendo dados sobre segurança e eficácia desse medicamento.

Alternativas

ID
1654714
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

     Para análise de matérias-primas como óleos essenciais e essências voláteis, a melhor metodologia de análise do grau de pureza dessas amostras é

Alternativas

ID
1702927
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os produtos naturais são como ponto de partida para descoberta de novas substâncias bioativas ou cadeia de desenvolvimento de novos fitomedicamentos. Existem, todavia, problemas que dificultam o aproveitamento da biodiversidade para o desenvolvimento dos mesmos. O que inclui:

I. a falta de leis específicas para o acesso à biodiversidade e grande complexidade das moléculas isoladas a partir de produtos naturais, que às vezes dificulta sua síntese.

II. a pouca literatura científica de compostos naturais está disponível; além disso, existem poucas informações com relação a estrutura-atividade desses compostos.

III. frequentemente, moléculas já conhecidas com pouco interesse são isoladas de produtos naturais e os químicos sintéticos, muitas vezes, são relutantes em trabalhar com produtos naturais.

Assinale:

Alternativas

ID
1702930
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Diversas normas regulamentam a produção de medicamentos, incluindo os fitoterápicos. É correto afirmar que:

I. medicamentos fitoterápicos podem ser manipulados ou industrializados, conforme a legislação brasileira.

II. podem ser destinados a uso humano ou veterinário, sendo os para uso humano regulamentados pela ANVISA e os para uso veterinário regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

III. medicamentos fitoterápicos são constituídos da planta seca, inteira ou rasurada (partida em pedaços menores).

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  •  I - CORRETA

    II - CORRETA

    III - ERRADA - Trata-se de drogas vegetais


ID
1702936
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ANVISA usa os termos drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos para produtos elaborados a partir de plantas medicinais. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    As drogas vegetais são constituídas da planta seca, inteira ou rasurada (partida em pedaços menores) e utilizadas na preparação dos populares “chás". CORRETO, e lembrando que de acordo com a RDC 10/2010 , essas drogas não podem ser notificadas em qualquer outra forma (cápsula, tintura, comprimido,extrato, xarope, entre outros).

    Os medicamentos fitoterápicos são produtos tecnicamente mais elaborados, apresentados na forma final de uso (comprimidos, cápsulas e xaropes). CORRETO. São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais, cuja eficácia e segurança são validadas por meio de levantamentos etnofarmacológicos, de utilização, documentações tecnocientíficas ou evidências clínicas.
    Além disso os medicamentos fitoterápicos são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Observa-se também que não são considerados medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.


ID
1702939
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No registro de medicamentos fitoterápicos, o relatório de produção e controle de qualidade deve apresentar as seguintes informações gerais:

I. controle da Encefalopatia Espongiforme Transmissível (EET) de acordo com a legislação vigente.

II. resultados do estudo de estabilidade acelerada de três lotes-piloto, acompanhados dos estudos de estabilidade de longa duração em andamento, ou estudos de estabilidade de longa duração já concluídos, todos de acordo com o "Guia para a realização de estudos de estabilidade de medicamentos" publicado pela ANVISA na RE 01, de 29 de julho de 2005, ou suas atualizações.

III. referências farmacopeicas consultadas e reconhecidas pela ANVISA, de acordo com a legislação vigente. Quando não forem utilizadas referências farmacopeicas reconhecidas pela ANVISA, deve ser apresentada descrição detalhada de todas as metodologias utilizadas no controle de qualidade, com métodos analíticos validados de acordo com o "Guia de validação de métodos analíticos e bioanalíticos" publicado pela ANVISA na RE 899, de 29 de maio de 2003, ou suas atualizações, indicando a fonte de desenvolvimento.

Assinale: 

Alternativas

ID
1702942
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O registro de medicamentos fitoterápicos expressa que se a empresa não for a produtora do derivado vegetal, deverá enviar laudo de fornecedor, contendo as seguintes informações:

I. nomenclatura botânica completa.

II. parte da planta utilizada.

III. solventes, excipientes e/ou veículos utilizados na extração do derivado.

IV. relação aproximada droga vegetal/derivado vegetal.

V. descrição do método para eliminação de contaminantes, quando utilizado e a pesquisa de eventuais alterações.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    RDC 14/2010 Anvisa

    Artigo 12


ID
1702945
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A definição disposta corretamente para fitocomplexo em registro de medicamentos fitoterápicos é de:

Alternativas
Comentários
  • IX - fitocomplexo: substâncias originadas no metabolismo primário e/ou secundário responsáveis, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta medicinal ou de seus derivados;


ID
1702957
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os testes de pureza e integridade são importantes para o registro de medicamentos fitoterápicos. Os testes recomendados incluem:

I. cinzas totais e/ou cinzas insolúveis em ácido clorídrico.

II. umidade e/ou perda por dessecação.

III. pesquisa de contaminantes microbiológicos e de metais pesados.

IV. cinzas totais e/ou cinzas solúveis em DMSO.

Assinale:

Alternativas

ID
1702960
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Art. 16º da RDC 14/10 refere-se a pontuação em literatura que deverá ser comprovada pela apresentação de, no mínimo, seis pontos em estudos referenciados na "Lista de referências bibliográficas para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos fitoterápicos", publicada pela ANVISA e conferidos de acordo com a escala descrita a seguir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A é a literalidade do artigo 16

    Complementando:

    A comprovação de eficácia deverá ser feita para cada indicação terapêutica solicitada.

     

    > Quando a comprovação da segurança e eficácia for feita pontuando apenas com referências da "Lista de referências bibliográficas para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos fitoterápicos", pelo menos uma referência deve compreender informações de estudos em seres humanos.

     

    > No mínimo 50% da pontuação obtida como  inclusão em publicação técnicocientífica indexada, brasileira e/ou internacional deverão originar-se de informações de estudos em seres humanos.

     


ID
1702963
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quando a comprovação da segurança e eficácia for efetuada por meio da "Lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado", o solicitante deve seguir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    literalidade do artigo 19, da RDC 14/2010 Anvisa


ID
1702966
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A regulamentação da rotulagem de fitoterápicos segue a RDC 71/09, que dispõe sobre as embalagens. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab da banca = letra e

    questão deveria ser ANULADA

    C,E= iguais

    D= ano da lei 6360 errado. o certo é 1976

    A,B= não sei

    _______________

    lei 6360/76

    Art. 5  Os produtos de que trata esta Lei não poderão ter nomes, designações, rótulos ou embalagens que induzam a erro.                                

    § 1º - É vedada a adoção de nome igual ou assemelhado para produtos de diferente composição, ainda que do mesmo fabricante, assegurando-se a prioridade do registro com a ordem cronológica da entrada dos pedidos na repartição competente do Ministério da Saúde, quando inexistir registro anterior.

    § 2º - Poderá ser aprovado nome de produto cujo registro for requerido posteriormente, desde que denegado pedido de registro anterior, por motivos de ordem técnica ou científica.

    § 3º - Comprovada a colidência de marcas, deverá ser requerida a modificação do nome ou designação do produto, no prazo de 90 (noventa) dias da data da publicação do despacho no "Diário Oficial" da União, sob pena de indeferimento do registro.


ID
1702969
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o registro de medicamentos fitoterápicos, a empresa deverá protocolar um processo para cada medicamento fitoterápico, com relatórios separados para cada forma farmacêutica, apresentando os seguintes documentos:

I. formulários de petição (FP).

II. via original do comprovante de recolhimento da taxa de fiscalização de vigilância sanitária, ou isenção, quando for o caso.

III. cópia da licença de funcionamento da empresa (alvará sanitário), atualizada, ou protocolo da solicitação da renovação da referida Licença.

IV. cópia do Certificado de Responsabilidade Técnica (CRT), atualizado, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia.

V. cópia do protocolo da notificação da produção de lotes piloto.

VI. cópia do CBPFC, atualizado, emitido pela ANVISA para a linha de produção na qual o medicamento fitoterápico será fabricado.

VII. relatório técnico.

Assinale:

Alternativas

ID
1702972
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A norma, atualmente, vigente, segundo a COFID, que dispõe sobre a realização de estudos de toxicidade pré-clínica de fitoterápicos é:

Alternativas

ID
1702975
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A legislação, atualmente, vigente, segundo a COFID, que dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos é:

Alternativas
Comentários
  • A pessoa que elaborou essa questão estava se sentindo muito mal consigo nesse dia... que bobeira querer saber o dia de publicação da RDC.

  • Nossa André Siqueira kkk pensei a mesma coisa... que questãozinha mais desnecessária rsrs

  • Nem quero trabalhar na FioCruz mesmo.Pergunta ridícula.


ID
1702978
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A regulamentação da rotulagem de fitoterápicos segue a RDC 71/09, que dispõe sobre as embalagens. Esta resolução não é específica para fitoterápicos, mas contempla itens que versam apenas sobre o assunto. Especificamente com relação aos nomes adotados para fitoterápicos, deve-se seguir a seguinte norma:

I. RDC 333/03 que explicita a possibilidade de adotar o nome popular ou sinônimo usual na literatura técnica. Na falta destes, poderá ser adotada uma parte da nomenclatura botânica associada ao nome da empresa. Após o nome comercial, deve estar presente a nomenclatura botânica.

II. deve-se observar também o nome escolhido para o fitoterápico de modo a não induzir o consumidor a erro ao solicitar um nome semelhante a outro existente no mercado, segundo a Lei 6.360/76 e o item 3.4, do anexo da RDC 333/03.

III. não é proibido, segundo a RDC 333/03, designações, nomes geográficos, símbolos, figuras, desenhos ou quaisquer indicações na rotulagem dos produtos que possibilitem interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem; procedência, natureza, composição ou qualidade, ou que atribuam ao produto, finalidades ou características diferentes daquelas que realmente possua.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • letra d

    ii-lei 6360/76 Art. 5  Os produtos de que trata esta Lei não poderão ter nomes, designações, rótulos ou embalagens que induzam a erro.                                

    § 1º - É vedada a adoção de nome igual ou assemelhado para produtos de diferente composição, ainda que do mesmo fabricante, assegurando-se a prioridade do registro com a ordem cronológica da entrada dos pedidos na repartição competente do Ministério da Saúde, quando inexistir registro anterior.


ID
1702981
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o registro de medicamentos fitoterápicos, a tradicionalidade de uso deverá ser comprovada por meio de estudo etnofarmacológico, ou etno-orientado de utilização, documentações técnico-científicas, como a Farmacopéia Brasileira, ou outras publicações, que serão avaliadas conforme os seguintes critérios:

I. indicação de uso episódico ou para curtos períodos de tempo.

II. indicação para doenças de baixa gravidade.

III. coerência das indicações terapêuticas propostas com as comprovadas pelo uso tradicional.

IV. ausência de risco tóxico ao usuário.

V. ausência de grupos ou substâncias químicas tóxicas, ou presentes dentro de limites comprovadamente seguros.

VI. comprovação de continuidade de uso seguro por período igual ou superior a 20 anos.

Assinale:

Alternativas

ID
1702984
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o registro de medicamentos fitoterápicos, anteriormente à solicitação do mesmo, a empresa deverá:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    RDC 14/2010 ANVISA

    Art. 3º A empresa deverá notificar a produção de lotes-piloto de acordo com o "Guia para a notificação de lotes-piloto de medicamentos", publicado pela ANVISA na IN 06, de 18 de abril de 2007, ou suas atualizações.

    Parágrafo único. O disposto no caput do artigo não se aplica aos produtos importados.


ID
1702987
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, em relação ao desenvolvimento das diretrizes estabelecidas, as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

Alternativas

ID
1702990
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • escala industrial -- Nãoo

     

  • Gostaria de saber, como irão promover exportações e atender ao mercado interno sem produzir fitoterápico em escala industrial? Pra mim a resposta é alternativa E.

  • Segundo o Decreto 5.813/06, encontra-se entre as diretrizes:

    14 . Estimular a produção de fitoterápicos em escala industrial:

    14.1. incentivar e fomentar a estruturação dos laboratórios oficiais para produção de fitoterápicos; e

    14.2. incentivar a produção de fitoterápicos pelas indústrias farmacêuticas nacionais.

    - O erro da alternativa está apenas em: "estabelecer parque público".

  • Produzir em escala industrial sim, mas não estabelecer parque público e sim usar a capacidade da indústria farmacêutica já existente.


ID
1702993
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de 2009, o acesso à plantas medicinais no SUS será garantido por meio de ações tais como:

I. elaborar a Relação Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos a serem disponibilizados.

II. identificar e definir plantas medicinais e fitoterápicos para comporem a lista de “medicamentos" do Programa Farmácia Popular do Brasil.

III. incentivar a implantação e/ou adequação de farmácias públicas de manipulação de fitoterápicos, que atendam demanda e à realidade loco-regional, em conformidade com a legislação vigente

Assinale: 

Alternativas

ID
1702996
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as premissas estabelecidas na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos são corretas as afirmativas a seguir, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Tão bom resolver uma questão que não é de "decoreba"


ID
1702999
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São objetivos específicos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos:

I. Promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e fitoterápicos e o fortalecimento da indústria farmacêutica nacional neste campo.

II. Promover o uso sustentável da biodiversidade e a repartição dos benefícios decorrentes do acesso aos recursos genéticos de plantas medicinais e ao conhecimento tradicional associado.

III. Construir um sistema regulatório para produção e distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos dentro dos modelos de outros países, permitindo assim uma normatização única mundial.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • III - Construir o marco regulatório para produção, distribuição e uso de plantas medicinais e fitoterápicos a partir dos modelos e experiências existentes no Brasil e em outros países.


ID
1703002
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São princípios orientadores do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de 2009:

I. a ampliação das opções terapêuticas e a melhoria da atenção à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

II. a exploração da biodiversidade brasileira e uso do conhecimento tradicional das comunidades e dos povos.

III. o fortalecimento da agricultura familiar e o crescimento com geração de emprego e renda, redutor das desigualdades regionais.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • errei, no item II, não é exploração, é uso sustentável da biodiversidade brasileira. Certa b.

     


ID
1703005
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à diretriz 17 da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos “Estabelecer mecanismos de incentivo para a inserção das cadeias e dos arranjos produtivos de fitoterápicos no processo de fortalecimento da industria farmacêutica nacional", estão corretos os seguintes itens, exceto:

Alternativas
Comentários
  • 17. Estabelecer mecanismos de incentivo para a inserção das cadeias e dos arranjos produtivos de fitoterápicos no processo de fortalecimento da industria farmacêutica nacional:

    17.1 Estabelecer mecanismos creditícios e tributários adequados à estruturação das cadeias e dos arranjos produtivos, de plantas medicinais e fitoterápicos;

    17.2 Estabelecer mecanismos para distribuição dos recursos destinados ao desenvolvimento regional da cadeia produtiva de fitoterápicos;

    17.3 Realizar análise prospectiva da capacidade instalada nas diferentes regiões;

    17.4 Definir critérios diferenciados para alocação e distribuição dos recursos orçamentários e financeiros destinados às cadeias produtivas de fitoterápicos;

    17.5 Selecionar projetos estratégicos na área de plantas medicinais e fitoterápicos visando o investimento em projetos pilotos;

    17.6 Utilizar o poder de compra do estado na área da saúde para o fortalecimento da produção nacional.


ID
1703008
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O estudo de plantas medicinais visando o desenvolvimento de um novo fitoterápico envolve as seguintes etapas:

Alternativas

ID
1703011
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No desenvolvimento de um novo fitoterápico os testes pré- clínicos envolvem as seguintes etapas, exceto:

Alternativas

ID
1703014
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na preparação de extratos vegetais há diversas variáveis que influenciam no processo extrativo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A temperatura apenas acelera o processo, não influenciando no rendimento.


ID
1703017
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Instrução Normativa nº 5 de 11 de dezembro de 2008, em seu anexo 1 discrimina a lista de espécies de registro simplificado de fitoterápicos, constam nesta lista as seguintes espécies:

Alternativas

ID
1703020
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Farmacopéia Brasileira, os pós de material vegetal após a moagem são classificados como:

I. pó fino é aquele que passa em sua totalidade pelo tamis de número 85.

II. pó grosso é aquele que passa, em sua totalidade, pelo tamis de número 10 e no máximo em 70% pelo tamis de número 44.

III. pó semi-fino é aquele que passa em sua totalidade pelo tamis 44 e no máximo em 40% pelo tamis de número 85.

Assinale:

Alternativas

ID
1703023
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as formas farmacêuticas de fitoterápicos presentes no mercado têm-se alguns produtos na forma de comprimidos revestidos. Com relação a esta forma farmacêutica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ü  TIPOS DE COMPRIMIDOS: resultam da compressão de um pó cristalino ou de um granulado

       v  COMPRIMIDOS NÃO REVESTIDOS: Camada única (única compressão) 

            > São Múltiplas camadas (compressões sucessivas efetuadas com partículas de diferentes composições).

       v  COMPRIMIDOS REVESTIDOS: São recobertos por uma ou mais camadas constituídas por misturas de substâncias diversas.

       v  DRÁGEAS: cujo núcleo é um comprimido que passou por um processo de revestimento com açúcar e corante.

       v  COMPRIMIDO TAMPONADO: Comprimido revestido por uma película protetora de hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio, permitindo a utilização deste medicamento por pessoas que sofram de gastrite ou úlcera. (ex.: AAS tamponado).

       v  COMPRIMIDOS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA OU MODIFICADA: è  São formas farmacêuticas que não liberam imediatamente todo o fármaco.

      v è  De uma liberação lenta e gradual, controlando a velocidade de absorção durante um determinado período.

      v São preparados com adjuvantes especiais ou por processos particulares, ou recorrendo aos dois meios, simultaneamente


ID
1703026
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A produção de um fitoterápico está associada a uma intrincada cadeia de eventos que se inicia na escolha da espécie vegetal que servirá de base para o preparo do medicamento. As espécies nativas da flora brasileira muitas vezes são alvo de extrativismo e diversos fatores associados podem comprometer a qualidade do produto final. Com relação a esses tópicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1703029
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas, sobretudo as Angiospermas, constituem uma das principais fontes de substâncias bioativas para o desenvolvimento de fitomedicamentos. Diversos fatores estão relacionados à obtenção de matérias-primas de qualidade nas pesquisas envolvidas nesses processos. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta .

Alternativas
Comentários
  • A maior eficiência esta em se pesquisar plantas que já tem seu uso popular medicinal.


ID
1703032
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nas cadeias de desenvolvimento de fitoterápicos, diversas etapas necessitam ser realizadas até a obtenção do medicamento.

Sobre essas etapas, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1703035
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A RDC nº 14 de 31 de março de 2010 é a principal legislação brasileira atual que regulariza o registro de fitoterápico e estabelece:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    a) todos os requisitos necessários para a concessão, baseados na garantia da qualidade. As avaliações abrangem a matéria prima vegetal, os derivados da droga vegetal e o produto final (medicamento fitoterápico). CORRETO

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) que, é objeto de registro, a planta medicinal ou suas partes, após processo de coleta, estabilização e secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. ERRADA, essa é definição da droga vegetal e está disposta na RDC 10/2010, a referida resolução (14/2010) trata dos requisitos mínimos para registro de fitoterápicos que são produtos finais nas quais se utilizam exclusivamente matérias primas ativas vegetais e cuja a eficácia e segurança são validadas por levantamentos etnofarmacológicos, de utilização, documentação técnocientífica ou evidências clínicas.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) a comercialização de plantas rasuradas para preparação de chás que só podem ser enquadradas como alimento, caso a espécie em questão não apresente atividade farmacológica comprovada cientificamente. ERRADA, essa resolução não trata disso

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) as plantas medicinais não podem ser comercializadas livremente em farmácias e ervanárias. ERRADA

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) que são considerados como fitoterápicos associações de extratos vegetais com substâncias puras isoladas. ERRADA, não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.


ID
1703038
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a RDC no 14 da ANVISA de 31 de março de 2010, o relatório de controle de drogas vegetais ou de derivados de drogas vegetais deve conter os itens abaixo, exceto:

Alternativas

ID
1703044
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A RE Nº 90 de março de 2004 da ANVISA determina a publicação do Guia para realização de estudos de toxicidade pré-clínica de fitoterápicos. Assinale a afirmativa incorreta relacionado a estudos de toxicidade aguda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. A questão trouxe a letra da RE Nº 90 de março de 2004 da ANVISA. Nela, temos que:

    II. Toxicidade aguda

    Avalia a toxicidade após exposição a uma dose única ou dose fracionada administrada no período de 24 horas

    1. Espécie animal - deve ser usada uma espécie de mamífero evitando-se animais com características genéticas especiais.

    2. Sexo - devem ser utilizados machos e fêmeas;

    3.Grupos e número de animais por teste (controle e tratado): No mínimo 6 machos e 6 fêmeas, por dose do produto;

    4.Idade - os animais devem estar em idade adulta;

    5.Via de administração - deve ser utilizada a mesma via proposta para o uso do produto.

    6.Doses - suficientes para observação de possíveis efeitos adversos e estimativa da DL50 (dose letal 50% - dose que mata 50% dos animais). Se não forem observados efeitos adversos, utilizar a dose máxima possível.

    7. Sinais de toxicidade incluindo tempo de aparecimento, progressão e reversibilidade destes sintomas devem ser anotados. Deve ser observado o maior número possível de parâmetros, tais como alteração da locomoção, frequência respiratória, piloereção, diarréia, sialorréia, alteração do tônus muscular, hipnose, convulsões, hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, contorções abdominais, número de animais mortos com possível causa de morte e respectivo exames histopatológicos.


ID
1703047
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A legislação relativa a produtos fitoterápicos importados (RDC nº 14 de 31 de março de 2010), exige a apresentação de diversos itens, tais como:

I. Autorização da empresa fabricante para o registro, representação comercial e uso da marca no Brasil, quando aplicável.

II. Comprovação do registro do produto, emitida pelo órgão responsável pela vigilância sanitária do país origem. Na impossibilidade, deverá ser apresentada comprovação de comercialização, emitida pela autoridade sanitária do país em que seja comercializado, ou autoridade sanitária internacional.

III. Contar o prazo de validade do produto importado a granel a partir da data de de embalagem no Brasil, respeitando o prazo de validade registrado na ANVISA.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    III - ERRADA.

     O prazo de validade do produto importado a granel deve ser contado a partir da data de fabricação do produto no exterior, e não da data de embalagem no Brasil, respeitando o prazo de validade registrado na ANVISA.


ID
1703050
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A qualidade das matérias-primas de origem vegetal é fundamental para a garantia e segurança da produção de fitomedicamentos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A identificação correta do vegetal é fator preponderante para a qualidade do fitomedicamento.

II. A obtenção de mudas por semeadura garante a rápida obtenção de grandes quantidades de matérias-primas para o preparo de extratos vegetais.

III. A estaquia é um método de propagação vegetativa que produz mudas geneticamente similares à planta-mãe.

Assinale: 

Alternativas

ID
1703053
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A resolução RE Nº. 899 de 29 de maio de 2003 determina a publicação de Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos que devem ser empregados para o registro e controle de fitoterápicos. Fazem parte dos métodos citados na resolução:

I. Técnicas analíticas que façam uso de métodos de cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).

II. Métodos não-cromatográficos, desde que estes ofereçam uma seletividade aceitável (por ex. titulometria, espectrofotometria UV-VIS).

III. Testes histoquímicos realizados com materiais fixados em glutaraldeído em tampão fosfato e emblocados em historresina.

Assinale:  

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa III está errada, porque não faz parte da resolução RE n° 889.

    Essa resolução aceita os os métodos descritos na afirmativa I, e II e, também os testes imunológicos ou microbiológicos, desde que observado o grau de variabilidade usualmente associado a estas técnicas. 


ID
1703056
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A obtenção de matérias-primas de origem vegetal para a produção de fitomedicamentos passa por diferentes etapas. Em relação a isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1703059
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Extratos vegetais são preparações que podem ser apresentar na forma líquida, semi-sólida ou sólida obtidas por extração seletiva dos princípios ativos de material vegetal, por meio do uso de diferentes solventes e meios de extração. Sobre este assunto considere as afirmativas a seguir.

I. Antes do início do preparo dos extratos, é necessário o conhecimento das classes químicas presentes na droga para otimização do processo extrativo.

II. O uso de solventes de alta polaridade como álcool etílico, água ou glicerina promove a extração não seletiva de princípios ativos.

III. A extração por maceração leva ao esgotamento total da droga e permite a rápida obtenção dos extratos.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa 3 é falsa, pois a maceração não é um método que leva ao esgotamento total


ID
1703062
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São problemas relacionados à qualidade de matérias-primas para fitoterápicos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • as sofisticações realizadas nas matérias-primas incluem a troca da espécie solicitada por outra do mesmo gênero.

     

  • GABARITO: C

     

    Os ensaios de controle de qualidade devem apresentar entre outros os seguintes testes

     

    I - solventes, excipientes e/ou veículos utilizados na extração do derivado;

     

    II - relação aproximada droga vegetal:derivado vegetal;

     

    III - testes de pureza e integridade, incluindo:

    a) pesquisa de contaminantes microbiológicos;

    b) pesquisa de metais pesados;

    c) resíduos de solventes (para extratos que não sejam obtidos por etanol e/ou água);

     

     

    IV - método para eliminação de contaminantes, quando empregado, e a pesquisa de eventuais alterações;

     

    V - caracterização físico-química do derivado vegetal incluindo:

    a) caracterização organoléptica, resíduo seco, pH, teor alcoólico e densidade (para extratos líquidos);

    b) umidade/perda por dessecação, solubilidade e densidade aparente (para extratos secos);

    c) densidade, índice de refração, rotação óptica (para óleos essenciais);

    d) índice de acidez, de éster, de iodo (para óleos fixos);

     

     

    VI - avaliação da ausência de aflatoxinas, a ser realizado quando citado em monografia específica em Farmacopéia reconhecida ou quando existir citação em literatura científica da necessidade dessa avaliação ou de contaminação da espécie por aflatoxinas;

     

    VII - perfil cromatográfico ou prospecção fitoquímica; e

     

    VIII - análise quantitativa do(s) marcador(es) ou controle biológico.


ID
1703065
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Alguns fatores são essenciais para a obtenção de matérias-primas vegetais e o cultivo de plantas medicinais é um dos primeiros passos na cadeia de produção de fitoterápicos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. No processo de produção de mudas deve ser levado em consideração o controle eficaz de organismos patogênicos como fungos e nematóides.

II. O cultivo orgânico é indicado para a produção de plantas medicinais.

III. As instalações para armazenamento após colheita e secagem devem garantir o isolamento dos materiais tanto em relação a insetos e roedores quanto em relação à umidade e variações de temperatura.

Assinale: 

Alternativas

ID
1703068
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O estabelecimento de diretrizes para a criação de projetos em plantas medicinais envolve, muito frequentemente, a interação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, tais como agrônomos, botânicos, farmacêuticos, farmacologistas, químicos, entre outros. São etapas importantes para a fase inicial de delineamento desses projetos, exceto:

Alternativas

ID
1927507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

Sendo a cocaína um alcaloide em forma de éster, a extração desse metabólito a partir das folhas de coca pode ser efetuada por intermédio de uma base fraca e um solvente orgânico.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, porque a cocaína tem caráter básico e na presença de uma base fraca, ela ficará na sua forma molecular (menos polar), ou seja, vai ter mais afinidade pelo solvente orgânico do que se estivesse em meio ácido.

  • Só para complementar vou adicionar um comentário que fiz na Q340388:

    Os procedimentos de obtenção da cocaína a partir das folhas de coca normalmente seguem 2 etapas principais, sendo elas:

    1) Extração da cocaína por imersão das folhas de coca em soluções aquosas ácidas ou alcalinas ou em solventes orgânicos.

    2) Processos de purificação baseados em etapas de oxidação, precipitações e solubilizações sucessivas que tem como objetivo de remover impurezas, branquear e aumentar o teor de cocaína.

    BRUNI, A. T.; VELHO, J. A.; OLIVEIRA, M. F. Fundamentos de Química Forense. Campinas: Millennium, 2012.


ID
1927510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

A extração de drogas vegetais em laboratório utilizando-se soxlet apresenta como vantagem a reutilização de solvente aquecido, otimizando-se o processo de extração.

Alternativas
Comentários
  • Métodos de extração a quente em sistema fechado - aparelho de Soxhlet:

    É utilizado para extrair sólidos com solventes voláteis, onde cada novo ciclo da operação, o material vegetal entra em contato com o solvente renovado.


ID
2001778
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

(15/5/2013) A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu uma porção de amida do ácido lisérgico (LSA). A droga estava em poder de um jovem de 19 anos de idade, preso em Sobradinho II. De acordo com o delegado, essa foi a primeira vez que a droga foi apreendida no Distrito Federal. O LSA é uma substância que causa efeitos parecidos aos do alucinógeno dietilamida do ácido lisérgico (LSD). A droga atua no sistema nervoso central, causando alucinações e sedação.


Disponível em: <http://g1.globo.com/distrito-federal/noticias/2013/05/policia-apreende-droga-generica-do-lsd-no-distrito-federal.html>. Acesso em: 10 maio 2016, com adaptações. 


No que se refere ao tema do texto, é correto afirmar que o LSA

Alternativas
Comentários
  • A)    CORRETA

    B)    A partir da Psychotria viridis é obtida a dimetiltriptamina (DMT)

    C)    LSA = alucinógena ou psicodisléptica

    As substâncias psicoativas são divididas em três grupos:

    1.    Drogas psicoanalépticas ou estimulantes do SNC (cocaína, anfetamina,nicotina, cafeína etc.).

    2.    Drogas psicolépticas ou depressoras do SNC (álcoolbenzodiazepínicos, barbitúricos, opioidessolventes etc.

    3.    Drogas psicodislépticas ou alucinógenas (cannabis, LSD, fungosalucinógenos, anticolinérgicos etc.).

     

    D)    Agonista de receptor de serotonina 5HT2a.  

    E)    LSD = semi-sintético. É derivado dos alcalóides do ergot (fungo Clavíceps purpúrea – trigo, centeio), produzido  a partir do ácido lisérgico natural , da ergometrina  ou da ergotamina.

     


ID
2001820
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em farmacognosia, o termo extração é usado para descrever os processos que retiram as substâncias contidas na droga vegetal, utilizando um líquido extrator. Os processos de extração podem ser classificados quanto à respectiva eficiência em extração exaustiva, na qual considera-se que há esgotamento da matéria-prima, e em extração parcial, na qual não há esgotamento da matéria-prima. Acerca desse tema, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, a um método de extração exaustiva e a um de extração parcial.

Alternativas
Comentários
  • A Maceração e suas variáveis, assim como a Turbo-extração, pertencem ao grupo da extração parcial. Ao passo que a Percolação, a Extração em Contra-corrente, a Extração em Carrosel e a Extração com Gases Supercríticos pertencem à extração exaustiva. LETRA B!

  • Extração parcial = não leva ao esgotamento da planta

  • Percolação é exaustivo e turboextração também. Já a maceração é parcial.


ID
2001823
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos processos de estabilização e de extração do material vegetal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d)A secagem tem a finalidade de diminuir a quantidade de água na matéria orgânica e, com isso, diminuir as reações de hidrólise e o crescimento microbiano.

  • A extração é influenciada pelo grau de divisão e de compactação do material, de modo que materiais mais divididos e serão extraídos com mais facilidade e os MENOS compactados.


ID
2047639
Banca
EsSEx
Órgão
EsSEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São exemplos de drogas vegetais ricas em óleos voláteis: eucalipto, erva doce, camomila, salvia, hortelã, funcho e o tomilho. Dados farmacológicos importantes informam que essas drogas possuem atividade farmacológica, exceto:

Alternativas

ID
2139154
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Compostos presentes em plantas como Cáscara Sagrada e Sene, são responsáveis pela ação laxativa e catártica dessas plantas:

Alternativas
Comentários
  • Glicosídeos antraquinônicos, com agliconas derivadas do antraceno, possui açao catártica. Um dos métodos utilizados para identificação é a reação de Borntrager


ID
2179600
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É um processo dinâmico, onde se faz o arrastamento do princípio ativo pela passagem contínua do líquido extrator, levando ao esgotamento da planta através do gotejamento lento do material. Também permite obter soluções extrativas mais concentradas, gradiente de polaridade, economia do líquido extrator e tempo relativamente curto.
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica o método de extração apresentado.

Alternativas
Comentários

  • "percolação"Ação de fazer com que um líquido seja purificado por um filtro.Passagem de um líquido por uma substância porosa para remoção de suas partes solúveis.Ação de preparar o café com o auxílio de um filtro, perculador.Ação ou efeito de percolar.
    GAB. A

  • "Percolação - É um processo dinâmico, onde se faz o arrastamento do prinípio ativo pela passagem contínua do líquido extrator. (...) Leva ao esgotamento da planta através do gotejamento lento do material." 

    FONTE: 

    Disponível em: <http://www.uepg.br/fitofar/dados/tecnicasextrativas.pdf>

    Bons estudos!

  • Percolação é um método de extração exaustiva onde é utilizado recipiente cônico ou cilíndrico (vidro ou metal) por onde o líquido extrator é passado. Bons estudos.


ID
2248840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os flavonoides são produtos vegetais derivados do(a):

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Os metabólitos secundários por serem fatores de interação entre organismos, frequentemente apresentam atividades biológicas interessantes, sendo de grande interesse para o estudo de substâncias oriundas de espécies vegetai


ID
2283115
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As isoflavonas são compostos difenólicos com o núcleo semelhante à flavona. São obtidas da soja, que apresenta uma grande concentração de isoflavonas na forma de glicosídeos, os quais são hidrolisados por ação de bactérias intestinais em gliconas e açúcares. Os extratos secos contendo isoflavonas são encontrados no mercado com uma porcentagem mínima de 40% de teor de isoflavonas. Assinale a alternativa que contenha o fator de correção (FC) que deverá ser adotado para o preparo de cápsulas contendo isoflavonas, considerando que o extrato disponível possui o teor mínimo de 40%:

Alternativas
Comentários
  • Substância disponível: 40%

    fator de correção (FC) = 100 / 40 = 2,5

  • 40g isoflavonas em 100g

    1g ---------------------- x → 40x = 100 → x=2,5.


ID
2291428
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As soluções extrativas são obtidas, principalmente, a partir de drogas vegetais secas ou contendo reduzida quantidade de suco celular, com o propósito de extrair delas os constituintes possuindo atividade farmacológicas. Sobre as soluções extrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os extratos podem ser classificados em extrato fluído, extrato mole e extrato seco.

II. O extrato mole é a preparação de consistência pastosa obtida por evaporação total do solvente utilizado na sua preparação. Deve apresentar no mínimo 50 % (por cento) de resíduo seco.

III. O extrato seco é a preparação sólida, obtida por evaporação total do solvente utilizado na sua preparação. Deve apresentar no mínimo 80 % (por cento) de resíduo seco.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    EXTRATOS FLUÍDOS: preparações líquidas nas quais, exceto quando especificado diferentemente, uma parte do extrato, em massa ou volume, corresponde a uma parte, em massa, da droga seca, utilizada na sua preparação.

     

    EXTRATOS MOLES :  preparações de consistência pastosa obtidos por evaporação parcial do solvente utilizado na sua preparação. São obtidos utilizando-se como solvente unicamente álcool etílico, água ou misturas álcool etílico/água de proporção adequada. Apresentam no mínimo 70% de resíduo seco (p/p). Os extratos moles podem ser adicionados de conservantes para inibir crescimento microbiano.


    EXTRATOS SECOS:  Extratos secos são preparações sólidas obtidas pela evaporação do solvente utilizado na sua preparação. Apresentam, no mínimo, 95% de resíduo seco, calculados como percentagem de massa. Os extratos secos podem ser adicionados de materiais inertes adequados. Os extratos secos padronizados têm o teor de seus constituintes ajustado pela adição de materiais inertes adequados ou pela adição de extratos secos obtidos com a mesma droga utilizada na preparação.


ID
2291431
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A tintura é uma preparação alcoólica ou hidroalcoólica que pode ser classificada em simples e composta conforme preparada com uma ou mais matérias-primas. Sobre essa preparação farmacêutica, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2306884
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma solução extrativa resulta da dissolução parcial de uma droga vegetal, de composição heterogênea, num determinado solvente, querendo isto dizer que o solvente apenas dissolve alguns dos constituintes da droga, ficando a maior parte dessa por dissolver, a qual constitui o que se designa por resíduo. Para o preparo de uma solução extrativa deve ser utilizada a seguinte proporção: água : glicerina : etanol (2:1:1). Considerando-se que o peso total desses solventes deve corresponder a 750 g (grama), assinale a alternativa que apresenta corretamente as quantidades de cada um que deverão ser utilizadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • 750/4= 187,5

    agua 187,5 * 2= 375

    glicerina 187,5

    etanol7 187,5


ID
2306887
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma tintura de folhas de barbatimão foi preparada utilizando-se 250 g (gramas) de folhas frescas da planta e um solvente hidroalcóolico 70 % (por cento), cujo volume total utilizado foi de 750 mL (mililitros). Sabe-se que a densidade desse solvente é 0,87 g/L (grama/ litro) e o resíduo sólido da planta foi calculado em 30 % (por cento). Assinale a alternativa que apresenta a quantidade aproximada do filtrado dessa tintura de boldo, após o preparo:

Alternativas
Comentários
  • 0,87g ----- 1 mL álcool

        x ----- 750 mL → 652,5 g álcool

    250 g folhas ---- 100%

          y         ----- 70%  (dissolvido, pois 30% é resíduo) →  175 g planta dissolvida

    Filtrado = m(planta dissolvida) + m(álcool)

    625,5 + 175 =  827,5 g

  • Questão confusa, não seria 0,87 g em 1 litro? O resultado seria pouco mais que 175 g


ID
2371081
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A química de produtos naturais tem empregado novas metodologias com o objetivo de acelerar a descoberta de novos compostos. Entre eles, o uso de estudos metabolômicos, quando aplicado à bioprospecção, pode ser realizado com técnicas de separação associadas às espectrométricas de alto desempenho, assim analisando o extrato de uma planta sem prévio isolamento de um composto único, uma vez que esses estudos são realizados para a obtenção das informações qualitativas e quantitativas acerca da maior quantidade possível de constituintes de cada amostra. Um exemplo de estudo metabolômico é a análise do perfil metabólico, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • letra E)

    Metabomica: identificação e quantificação de todos os metabólicos em um dado sistema biogico;

    Metabomica: medição dinâmica e quantitativa da resposta metabólica dos sistemas vivos com o objetivo de avaliar alterações fisiológicas e modificações genéticas;

    Perfil metabólico: estudo de um grupo pré-definido de metabólicos ( aminoácidos, carboidratos, terpenoides, flavonoides, etc.),ou com base na via metabólica;

    Impressão digital metabólica: analise rápida visando a classificação da amostra por reconhecimento de padrões

    “Pegada” metabólica: difere da impressão digital metabólica, pois o objeto de estudo são os metabólicos extracelulares, sejam eles excretados ou não absorvidos;

    Analise de metabolito alvo: estudo clássico onde é/são analisados e isolados apenas um ou alguns metabolitos.


ID
2384524
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos tipos de medicamentos, analise as afirmações a seguir:
I . Medicamentos Fitoterápicos são aqueles obtidos a partir de plantas medicinais, empregando exclusivamente derivados de droga vegetal. O extrato seco padronizado de Ginkgo biloba é exemplo deste tipo de medicamento.
II . O Medicamento genérico é um produto equivalente a um medicamento de referência e que possui comprovada eficácia, segurança e qualidade.
III . O medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou mesmos princípios ativos, apresentando a mesma concentração que o medicamento de referência. Contudo, o medicamento similar pode diferir do medicamento de referência em algumas características relativas a posologia, tamanho, forma farmacêutica e via de administração.
IV . O Medicamento de Referência é produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Medicamento de referência: “medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro” (Lei nº 9.787, de 10/2/1999).
    9. Medicamento genérico: “medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI” (Lei nº 9.787, de 10/2/1999).
    11. Medicamento similar: “aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

  • letra b

    Fitoterápico - medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais.É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade econstância de sua qualidade. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição,inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais. O fitoterápico Ginkgo biloba tem cerca de 20 substâncias ativas que respondem juntas pelo efeito terapêutico, sem a totalidade simultânea das quais, o mesmo efeito não se alcança na plenitude.

    Medicamento Similar -  é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

  • Medicamento similar pode diferir em relação a posologia do medicamento de referência?


ID
2384602
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre conceitos, métodos e operações aplicados às práticas farmacêuticas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
( ) A destilação é um método que pode ser usado para separar uma mistura de substâncias, sendo fundamentado na diferença do ponto de fusão dessas substâncias.
( ) O aumento da temperatura facilita o processo de extração sólido-líquido porque determina uma diminuição da viscosidade do solvente e aumenta a solubilidade dos sólidos em líquidos.
( ) Os métodos de extração são processos utilizados para a transferência dos constituintes das plantas nas quais estão dissolvidos ou dispersos para outra fase, objetivando-se isolar e purificar tais constituintes.
( ) O método de extração em aparelho de Soxhlet permite a extração dos constituintes das plantas de forma eficiente, porém requer volumes relativamente grandes de solventes, os quais devem ser não voláteis. 

Alternativas
Comentários
  • (F) - Baseia-se na diferença dos pontos de ebulição e não de fusão

    (V)

    (V)

    (F) - Não requer grandes volumes. Por ser um sistema fechado de extração contínua, o volume é fixo e o solvente se renova a todo momento, evaporando e condensando.

  • Extração em Soxhlet: Extrair sólidos com solventes voláteis


ID
2384605
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre conceitos, métodos e operações aplicados às práticas farmacêuticas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os processos de enfloração, de arraste por vapor d’água e de extração por fluido supercrítico são alguns dos métodos utilizados para a extração de óleo essencial a partir dos diferentes órgãos vegetativos de espécies vegetais.
( ) Propriedades como o pH e a natureza dos solventes utilizados não influenciam nos processos de extração dos constituintes de uma matéria prima vegetal.
( ) Uma das importâncias de submeter matéria prima vegetal a um processo de extração é a concentração e purificação dos princípios ativos.
( ) A sílica gel com indicador de umidade é um agente dessecante usada em dessecador, podendo ser recuperada ao ser mantida em geladeira por sessenta (60) minutos.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os processos de enfloração, de arraste por vapor d’água e de extração por fluido supercrítico são alguns dos métodos utilizados para a extração de óleo essencial a partir dos diferentes órgãos vegetativos de espécies vegetais.

    ( F ) Propriedades como o pH e a natureza dos solventes utilizados não influenciam nos processos de extração dos constituintes de uma matéria prima vegetal.

    ( V ) Uma das importâncias de submeter matéria prima vegetal a um processo de extração é a concentração e purificação dos princípios ativos.

    ( F ) A sílica gel com indicador de umidade é um agente dessecante usada em dessecador, podendo ser recuperada ao ser mantida em geladeira por sessenta (60) minutos.


ID
2384608
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Associe a segunda coluna de acordo com os termos I a V da primeira coluna e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
I . Saponinas
II . Taninos
III . Flavonoides
 IV . Alcaloides
V . Cumarinas
( ) Adstringência; complexam com proteínas e formam produtos coloridos com o cloreto férrico. 
( ) Tensoativo; Índice de hemólise; índice de espuma. 
( ) Lactonas do ácido orto-hidroxi-cinâmico; reação com hidróxido de potássio (KOH) formando produtos com fluorescência esverdeada sob luz ultravioleta em comprimento de onda de 365nm.
 ( ) Antioxidante; reação com cloreto de alumínio e de Shinoda resultando em produtos coloridos.
 ( ) Padrões distintos de solubilidade de acordo com pH; reações de Dragendorff e Mayer. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    (II ) Adstringência; complexam com proteínas e formam produtos coloridos com o cloreto férrico.  - Taninos, compoto fenólico, possui sabor ácido/adstringente, bastante utilizado em cortumes, precipitando proteínas e evitando a putrefação.

     

    (I ) Tensoativo; Índice de hemólise; índice de espuma. Saponinas - glicosídeo derivado de esteróides ou triterpenóides (mais comum), possuem agliconas com grande número de carbonos (27 a 30)

     

    (V ) Lactonas do ácido orto-hidroxi-cinâmico; reação com hidróxido de potássio (KOH) formando produtos com fluorescência esverdeada sob luz ultravioleta em comprimento de onda de 365nm. Cumarinas As cumarinas são heterosídeos que apresentam diversas propriedades, entre elas a do dicumarol, que é anticoagulante. Atribuem-se às cumarinas muitas atividades farmacológicas, bioquímicas e terapêuticas, as quais dependem dos respectivos padrões de substituição. Elas possuem também isômeros naturais conhecidos como cromonas.


     (III ) Antioxidante; reação com cloreto de alumínio e de Shinoda resultando em produtos coloridos. Flavonóides composto fenólico, apresentamm estrutura química C6-C3-C6. Uma reação bastante utilizada para sua identificaçao é a reação de shinoda.


     (IV) Padrões distintos de solubilidade de acordo com pH; reações de Dragendorff e Mayer. Alcalóides. Compostos nitrogenados, e portanto tem propriedades alcalinas dotadas de grande atividade fisiológica, pode haver mais de um nitrogênio em sua estrutura comportando-se como aminas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias.


ID
2384611
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Avalie as afirmativas de I a IV a seguir:
I . Fitoterápico é um medicamento a base de planta que preserva a integridade farmacológica do vegetal, mas não a integridade química.
II . Os métodos de prospecção química não são adequados à análise de um fitoterápico e, portanto, não são usados para essa finalidade.
III . Marcador químico é uma substância ou classe de substâncias químicas presentes nas espécies vegetais, sendo utilizado como referência no controle da qualidade da matéria-prima vegetal e do medicamento fitoterápico.
IV . Droga vegetal é definida como planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta e estabilização, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I . Fitoterápico é um medicamento a base de planta que preserva a integridade farmacológica do vegetal, (mas não) a integridade química.

     II . Os métodos de prospecção química (não) são adequados à análise de um fitoterápico e, portanto, (não) são usados para essa finalidade.


ID
2492971
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A maioria das soluções farmacêuticas utiliza como solvente a água. Sistemas de solventes não aquosos são usados quando o fármaco é pouco solúvel ou estável em sistemas aquosos, ou quando uma solução é destinada a propriedades específicas, como a absorção prolongada do fármaco. Segundo Aulton (2016), as soluções alcoólicas ou hidroalcoólicas de substâncias voláteis (algumas utilizadas como agentes flavorizantes e outras com emprego medicinal), são tradicionaimente denominadas

Alternativas
Comentários
  • FARMACOPÉIA BRAS.

    ESPÍRITOS: É a forma farmacêutica líquida alcoólica ou hidroalcoólica, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Abreviatura: esp.

    Os espíritos são obtidos pela dissolução de substânciasaromáticas em etanol, geralmente na proporção de 5% (p/v).


ID
2511436
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, associe as formas farmacêuticas apresentadas na coluna à esquerda às suas definições destacadas na coluna à direita.

(1) Elixir
(2) Espírito
(3) Xarope
(4) Tintura


( ) É a preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas de origem vegetal ou animal, ou da diluição desses extratos.

( ) É a forma farmacêutica aquosa, contendo no mínimo 45% (p/v) de sacarose ou outro açúcar em sua composição.

( ) É a preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcoólica (20 a 50% de álcool), de sabor adocicado.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Em farmacotécnica, um espírito é uma forma farmacêutica constituída por preparações líquidas alcoólicas ou hidroalcoólicas, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Geralmente são formulados na proporção 5% (p/V), dissolvendo substâncias aromáticas em álcool.

    Soluções de substâncias voláteis são denominadas espíritos


ID
2641915
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacologia é um campo de estudo muito amplo e, por esse motivo, apresenta diversas subdivisões. Assinale a alternativa que contém a informação correta sobre uma dessas divisões.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

    A farmacognosia estuda a origem, as características, a estrutura e composição química das drogas no seu estado natural, de matéria-prima, sob a forma de órgãos ou organismos vegetais ou animais, assim como dos seus extratos, sem nenhum processo de elaboração. A farmacognosia trata especialmente das diversas espécies de plantas e de sua estrutura macro- e microscópica.

    PENILDON SILVA 8° ED PÁG 8


ID
2641924
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em Farmacognosia, a obtenção de drogas requer o emprego de métodos de extração. Sobre esses métodos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A turbolização fazem parte da extração de meios FECHADOS e a FRIO:
     a extração ocorre concomitante com a redução do tamanho da partícula. Pode-se usar liquidificador. A redução drástica da partícula e o conseqüente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias ativas, resultando em tempos de extração da ordem de minutos e quase o esgotamento da droga.

  • MÉTODOS DE EXTRAÇÃO SÓLIDO/LÍQUIDO

    EXTRAÇÃO A FRIO:

    Os métodos de extração a frio são a turbolização, maceração e a percolação.


    A) O processo de extração independe do grau de fracionamento de vegetais, porque se podem escolher solventes de polaridade crescente. - >> Em análises fitoquímicas, quando não se conhece previamente o conteúdo do material a ser analisado, costuma-se submeter o material vegetal a sucessivas extrações, com solventes de polaridade crescente, conseguindo-se assim, uma extração fracionada, em que as diferentes frações contêm compostos de polaridade também crescente.

    B ) A extração exaustiva pode ser obtida por maceração, bastando para isso aumentar o tempo de imersão do vegetal no líquido extrator. ->> Maceração: consiste na imersão do material vegetal em um líquido extrator contido em recipiente fechado por um período determinado de tempo

  • Na turbolização(sistema fechado e a frio), a extração e redução da partícula ocorrem simultaneamente, favorecendo à rápida dissolução das substâncias.

  • Extração Parcial : Sem esgotamento dos constituintes da matéria prima, com destaque para maceração nessa categoria.

    Extração Exaustiva: Com esgotamento dos constituintes da matéria prima. ex: PERCOLAÇÃO E A TURBO EXTRAÇÃO.

    REFLUXO:

    Submeter o material vegetal à extração com um solvente em ebulição;

    ✓ O material vegetal e o solvente são acoplados a um condensador


ID
2641936
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quando se estuda o processo de extração de substâncias a partir de matéria vegetal ou o envenenamento por drogas voláteis, o conhecimento da teoria cinética dos gases é de fundamental importância. Essa teoria inclui:

Alternativas

ID
2641969
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Embora se afirme que as plantas medicinais são menos prejudiciais que a alopatia, confirma-se a existência de interações fármaco-dinâmicas. Ao Alliumsativum (alho) se atribuem atividades terapêuticas na redução da pressão arterial e de lipídeos sanguíneos. Assinale a alternativa que apresenta uma propriedade do alho, ao atuar na interação fármaco-dinâmica.

Alternativas
Comentários
  • O alho pode aumentar a biodisponibilidade dos relaxantes musculares, potencializar os efeitos terapêuticos e adversos dos hipoglicemiantes, provocar hemorragias quando administrado juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários e reduzir a biodisponibilidade dos anti-retrovirais inibidores de protease.

    A atividade antitrombótica do alho deve-se à inibição da síntese dos tromboxanos, pode assim ter um efeito aditivo com os anticoagulantes. 


ID
2641981
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os princípios extraídos de espécimes vegetais estão os glicosídeos cardioativos obtidos por extração. Seus efeitos terapêuticos incluem:

Alternativas
Comentários
  • GLICOSÍDEOS CARDÍACOS ; DIGOXINA

    GABA RITO : A

    aumento do efeito inotrópico positivo e do débito cardíaco, com redução da frequência cardíaca.

  • Gabarito A

    Diminuição do número de batimentos e aumento da força de contração do coração. Resumidamente esse é o efeito terapêutico dos glicosídeos.

  • Gabarito A

    Os heterosídeos cardioativos aumentam o débito cardíaco, melhoram o retorno venoso e diminuem a resistência à ejeção. Esses compostos exercem ação ionotrópica positiva sobre o músculo cardíaco, com redução da frequência cardíaca.

  • Os glicosídeos cardiotônicos apresentam como mecanismo de ação a inibição da bomba de sódio nas fibras cardíacas, o que ocasiona excitabilidade celular e aumento do cálcio intracelular. Os efeitos fisiológicos observados são prolongamento da contração das fibras cardíacas, efeito inotrópico positivo e diminuição da frequência cardíaca.


ID
2641984
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São glicosídeos antraquinônicos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

    antraquinonas, naftoquinonas e variações estruturais das geninas.

  • Questão mais sem sentido. Deveria ter sido anulada. Naftoquinonas não fazem parte do grupo das antraquinonas. O que faz esse concurso da PC-PI ser completamente de sorte é essa banca ridídula que faz questões sem respostas, não anula e passa quem teve a sorte de escolher a alternativa que eles aleatoriamente sugeriram. O concurso de 2018 teve 11 questões anuladas. Me diz como selecionar os melhores dessa forma? frustrante!