SóProvas


ID
2642092
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No exame do corpo de uma criança foram encontradas as seguintes lesões: escoriações crostosas, equimoses esverdeadas, luxação do ombro direito, fratura de elementos dentários e marcas ungueais em torno da boca e do nariz. Neste caso, o tipo de instrumento utilizado na agressão do menor e a causa da sua morte foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    LESÕES CONTUSAS (feitas por instrumento contundente): escoriações crostosas, equimoses esverdeadas, luxação do ombro direito, fratura de elementos dentários.

    LESÕES DE DEFESA (provavelmente a criança estava tentando tirar a mão ou objeto que a sufocava):marcas ungueais em torno da boca e do nariz.

    A sufocação direta é a obstrução DIRETA das vias respiratórias.

    bons estudos

  • Asfixia por obstaculização à penetração de ar nas vias respiratórias.

    a) Sufocação direita: É feita de forma direta, pode ocorrer das seguintes maneiras:

    b) Sufocação indireta (por compreensão do tórax).

    Em relação as escoriações, luxação e fratura dentária, são feridas contusas, produzidas por um agente contundente.

    Gabarito B.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.


    A) ERRADO. Não dá nenhuma indicação no enunciado de lesão punctória (por instrumento perfurante). Além disso, o estrangulamento ocorre por um laço e não pelo uso das mãos do agressor (marcas ungueais indicam isso).


    B) CERTO. Ação contunde: resulta nas escoriações, equimoses, luxação e fratura.
    Sufocação direta: obstrução direta da boca, narinas e/ou vias aéreas superiores, que é indicada pelas marcas ungueais em torno da boca e nariz (marcas de unhas, possivelmente do agressor).


    C) ERRADO. No enunciado não há nenhuma lesão que indique uso de instrumento cortante. Além disso, também não indica enforcamento, que ocorre por um laço e não pelo uso das mãos do agressor (daí as marcas ungueais).


    D) ERRADO. Contundente: certo, por conta das escoriação, es equimoses, luxação e fratura de elementos dentários. No entanto, o erro está na sufocação indireta, que ocorre por compressão do tórax. No caso, o indicativo é de sufocação direta, pela obstrução direta da boca, narinas e/ou vias aéreas superiores).


    E) ERRADO. Na descrição não há nenhuma lesão incisa que remeta a um instrumento cortocontundente.


    Gabarito do professor: alternativa B.

  • Acertei a questão. Mas essa "fratura de elementos dentários" deu um confundida, legal.

    Matei a questão por saber da sufocação.

    gab. B para os não assinantes.

  • Interpretei as marcas ungueais como deixadas pelo homicida na sufocação direta

  • GAB B- Sufocação: É a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem de ar respirável pelo meio direto (oclusão dos orifícios e dos condutos respiratórios – sufocação por oclusão da boca e das fossas nasais e das vias respiratórias) ou indireto de obstrução (compressão do tórax e a sufocação posicional). É quase sempre de caráter criminoso e há necessidade de acentuada desproporção de forças da vítima e o agente. Além dos demais sintomas das asfixias em geral, podem ser encontrados marcas de unhas em derredor dos orifícios nasais e da boca nos casos de sufocação pelas mãos. É comum também encontrar lesões da mucosa labial pelo traumatismo desta sobre os dentes. Finalmente, poderá estar presente na árvore respiratória o corpo estranho causador da sufocação. A sufocação indireta também é conhecida como “congestão compressiva de Perthes”.

  • A força que o agressos empregou na sufocação provavelmente ocasionou a fratura de elementos dentários