SóProvas


ID
2642101
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver é encontrado flutuando nas águas do rio Parnaíba, apresentando pele anserina, perda de substância nos pavilhões auriculares, nos lábios e nas pálpebras e ausência de lesões externas produzidas por agressão. Ao exame interno, não foram encontrados sinais de afogamento nem de patologias que tenham levado à morte. Os exames de laboratório não evidenciaram substâncias tóxicas e o histopatológico não revelou anormalidades. Pode-se, então, supor que a morte ocorreu por:

Alternativas
Comentários
  • Fiz por exclusão. Gabarito letra B

  • Afogado Branco de Parrot (por inibição nervosa).

  • AFOGADO BRANCO DE PARROT OU AFOGADOS SECOS

    Ao tocar na água, o indivíduo morre por inibição. Não se encontram nenhum sinal de asfixia.

  • Também chamado de Afogados Brancos de Parrot - não há aspiração de água, e portanto, não estão presentes os sinais de asfixia. Normalmente, trata-se de um quadro em que a vítima está alcoolizada ou sob efeito de alguma droga depressora, vindo a cair inesperadamente na água gelada, sofrendo um choque térmico que causa parada cardíaca por descarga vagal.

    Apostila do curso Liceu ACE, professor Marcus Montez.

  • GABARITO B

     afogamento branco de parrot (afogamentos secos) ocorre quando ao tocar na água, o indivíduo morre por inibição. No entanto, não se acha água/ explicação para o afogamento, uma vez que não há qualquer sinal de asfixia, sem qualquer penetração de líquidos nas vias respiratórias. ex: choques térmicos.

     No afogado branco ocorre um quadro anatomopatológico em que não se acha qualquer sinal capaz de comprovar a aspiração do líquido. Pode ocorrer também a existência de uma síndrome de imersão, ou hidrocussão, que é uma parada cardíaca que ocorre quando uma pessoa mergulha em água a temperatura de 5° abaixo da corporal. Esse choque térmico é tão mais frequente quanto menor for a temperatura da água. 

    bons estudos

  • afogamento branco de parrot

  • AFOGADO BRANCO DE PARROT( INIBICAO NERVOSA)

  • “afogado branco de Parrot” ou “afogado seco” ou “afogado falso”

    Casos em que a vítima, ao tocar o corpo na água, geralmente de baixa temperatura, morre por um mecanismo denominado “inibição do sistema nervoso”, ocorrendo arritmias cardíacas em indivíduos predispostos.

    Diferencia-se do afogado azul ou verdadeiro. Nesse sim a morte se deu por afogamento. O indivíduo apresenta coloração cianótica, morte por aspiração de meio líquido. 

  • AFOGADO BRANCO DE PARROT, geralmente ocasionado pela INIBIÇÃO NERVOSA.

  • GABARITO B

    Afogado branco (de Parrot), quando não há líquido nos pulmões porque a morte ocorreu por parada cardíaca reflexa, consequente ao susto provocado pela queda na água ou outro motivo. É a morte por INIBIÇÃO, estando a respiração ausente quando o indivíduo submerge.

    Afogado azul, em que ocorre a morte pela entrada de líquido nos pulmões, levando à asfixia.

    FONTE: NEUSA BITTAR

  • GAB B- Afogados Brancos de Parrot – Há, no entanto, casos em que o indivíduo, ao tocar na água,

    morre por inibição, necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia.

    FONTE: FRANÇA

    FALSO, SECO, POR INIBIÇÃO ou BRANCO

    Trata-se do AFOGAMENTO BRANCO DE PARROT, pois embora a pessoa tenha morrido no interior da água, não se verificam sinais de afogamento (não há água nas intimidades dos pulmões, etc.). Há quem diga que a morte é fruto de reflexo vagal/choque térmico.

    FONTE: HYGINO