SóProvas


ID
264229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da preservação do meio
ambiente no Brasil.

O desmatamento na Amazônia representa apenas um décimo do total da emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Comparado aos países desenvolvidos do hemisfério norte, o Brasil contribui pouco com os gases do efeito estufa, embora as queimadas na Amazônia sejam o grande "pecado" brasileiro quando o assunto é emissão dos gases que acabam provocando o aquecimento global. De acordo com a organização não-governamental Iniciativa Verde, essas queimadas respondem por aproximadamente 70% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa.

  • O desmatamento produz diversos gases que contribuem para o efeito estufa.
  • Existe sim uma relação entre desmatamento e aumento do efeito estufa.  Até porque,  normalmente, o desmatamento precede à queimada.
    DESMATAMENTOS E QUEIMADAS X EFEITO ESTUFA   O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre a milhares de anos em nosso mundo. Sem ele, seguramente a vida como conhecemos hoje não existiria. Basicamente, consiste numa relação de troca energética entre o espaço sideral e a Terra. Dentro da atmosfera terrestre, existem alguns gases que absorvem a radiação infravermelha do sol, mantendo esta radiação em nossa superfície em forma de calor e possibilitando o desenvolvimento da vida no planeta. Contudo, o aumento destes gases na atmosfera pode alterar drasticamente o clima, ocasionando um desequilíbrio ambiental nocivo a todas as formas de vida. Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarboneto (CFC).   Desmatamentos e queimadas são fatores agravantes do efeito estufa. Estima-se que os desmatamentos sejam responsáveis por 35% das emissões anuais de dióxido de carbono na atmosfera. Através da fotossíntese, as plantas absorvem a energia solar e o CO2, produzindo glicose e expelindo oxigênio. Com os desflorestamentos, o número de plantas que absorve este CO2 diminui e a concentração deste gás na superfície amplifica o aquecimento global. As queimadas liberam direta e rapidamente uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, resultante da combustão da madeira, animais, fungos e bactérias, colaborando para o aumento do efeito estufa.
  • Na verdade, os gases das queimadas supervenientes ao desmatamento não podem ser imputados como consequência do desmatamento. Somente os gases das queimadas realizadas com intuito de desmatar é que podem ser imputados também ao desmatamento.

    Enfim, o dado correto é 56%.

    "Só no Brasil, 56% da emissão total dos GEE (gases de efeito-estufa) se devem ao problema da devastação das florestas, enquanto a indústria é responsável por apenas 5%."

    Por Camila Ribeiro em 14/06/2011