SóProvas


ID
2642407
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando um doente ou portador fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de transmissão aérea. Dessa forma, qualquer trabalhador de saúde se expõe a agentes biológicos quando em contato com o doente ou portador, ou ao adentrar em ambientes contaminados.


Sendo a via respiratória uma das principais vias de transmissão dos patógenos, a aprovação mínima que o equipamento de proteção respiratória (EPR) deve possuir em um ambiente hospitalar para proteger o Trabalhador de Saúde dos aerossóis contendo agentes etiológicos é

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Letra A não é EPI

     

    letra D não é EPI para proteção respiratoria

     

    podemos usar a PFF2 ou PFF3

     

    §  peça semifacial PFF1 – contra poeira e nevoa

    §  peça semifacial PFF2 – poeira, nevoa e fumos

    §  peça semifacial PFF3 – poeira, nevoa, fumos e radionuclídeos

  • A Questão pede o nível mínimo de proteção contra aerossóis.

     

    Entendo que o correto seria PFF 1 - Poerias e Névoas (Já que pede a mínima), aguém poderia publicar a bibliografia utilizada pela banca?

  • Letra C (tem gente comentando bobagem aqui)

    -Em ambiente hospitalar, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, a PFF deve ter uma aprovação mínima como PFF2 (Ver Quadro 4 do item 4.1.1). 

    -Por que a PFF2 é recomendada tanto para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos quanto para proteção contra outros materiais particulados? Porque a captura, pelo filtro da PFF2, tanto de partículas não biológicas (poeiras, névoas e fumos) como de microorganismos (esféricos, cilíndricos, filamentosos) na forma de aerossóis depende dos parâmetros físicos da partícula (tamanho e forma), não sendo importante se a mesma é “viva” ou não.

  • Segundo o CARTILHA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA CONTRA AGENTES BIOLÓGICOS PARA TRABALHADORES DA SAÚDE - ANVISA, no item 4.1.1. EPR Purificadores de Ar Não Motorizados,

    “Para proteção contra agentes biológicos na forma de aerossóis, geralmente são utilizadas as PFF2 ou EPR com filtros P2 e, em casos especiais, as PFF3 ou EPR com filtros P3. As PFF1 não são recomendadas para uso contra agentes biológicos.”

    GABARITO: C