SóProvas


ID
264244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para
o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de
2010, julgue os itens subsequentes.

No segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor índice de abstenção desde a implementação da urna eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • A corroborar a afirmativa acima, trouxemos à tona um artigo sobre Abstenção recorde, que aduz:
    Os jornais Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo informam que um em cada cinco brasileiros não compareceu às urnas neste segundo turno. Foram mais de 29,1 milhões de pessoas fora do processo de escolha do novo presidente da República. Para se ter uma ideia, seria como se todos os eleitores do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro não tivessem votado. O índice de 21,5% de abstenção foi o MAIOR desde a redemocratização do país. Até então, o recorde de ausências havia sido registrado no primeiro turno de 1998, com 21,49%. No segundo turno de 2006, os faltosos somaram 18,9%, enquanto em 2002 chegaram a 20,5%. (retirado do site no dia 10 de abril de 2011,   (()http://adav-advocaciaespecializada.blogspot.com/2010_11_01_archive.html)




     

  • A corroborar não, para discordar da afirmativa acima..
  • Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, durante o segundo turno das eleições de 2010, a abstenção bateu recorde, ao alcançar 21,5% do eleitorado. Entretanto, o então ministro do TSE, Ricardo Lewandoski, ressaltou que historicamente a abstenção é alta no segundo turno, já que em muitos Estados a eleição para governador já foi definida no primeiro turno.
    A resposta está errada.