-
Em criança - 3 e 5 meses, reforço 12 meses.
Adolescente- dose unica 11 a 14 anos.
-
Complementando....
Cuidados antes, durante e após a vacinação:
Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.
Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais que 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Efeitos e eventos adversos:
As reações, quando acontecem, manifestam-se nas primeiras horas após a vacinação e melhoram em cerca de 72 horas. Em mais de 10% dos vacinados ocorrem: vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade no local da aplicação; dor de cabeça (principalmente em adultos). Em crianças com menos de 2 anos podem ocorrer vômitos, diarreia, inapetência, sonolência e agitação.
Entre 1% e 10% dos vacinados são acometidos por febre maior ou igual a 38°C, irritabilidade, choro intenso (em crianças com menos de 2 anos) e dores musculares.
Muito raramente (em menos de 0,01%) ocorre aumento de gânglios, nódulo no local da aplicação, reação alérgica grave (chiados, inchaço facial, queda da pressão, dificuldade de respiração), tontura, convulsões, flacidez dos músculos, enjoo, dor na barriga, manchas na pele, problemas de rim, dermatite com formação de bolhas na pele, urticária.
https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/69-vacina-meningococica-c-conjugada
-
Mudanças no calendário vacinal 2018
Entre as principais mudanças está a aplicação da vacina contra a febre amarela para crianças com 9 meses. A dose será aplicada em crianças nascidas a partir do ano de 2017, residentes em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Em relação à vacina contra a varicela, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a segunda dose para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação nesta faixa etária busca aumentar a proteção do grupo alvo, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da varicela é aplicada aos 15 meses de idade.
Outra alteração no calendário é a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, será aplicado um reforço ou a dose única, conforme situação vacinal encontrada. Essa mudança proporcionará proteção direta impedindo o risco de doença para os grupos etários, alcançando, ainda, o efeito protetor da imunidade, que estende a proteção de pessoas não vacinadas.
A disponibilidade das vacinas segue as recomendações do calendário e a situação vacinal encontrada para crianças, adolescentes e adultos. A imunização oferece total proteção contra as doenças, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de todo o país.
-
O Ministério da Saúde passa a disponibilizar duas doses de vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade e uma dose da vacina varicela (atenuada) para crianças até quatro anos de idade.
A introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade justifica-se em função da correção da falha vacinal neste grupo e também pela situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm acometido, principalmente, adolescentes e adultos jovens nesta faixa etária. A adoção do esquema de duas doses para esse grupo contribuirá na redução de casos da doença.
- 30 a 49 anos: 01 dose
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/dezembro/28/Nota-Informativa-384-Calendario-Nacional-de-Vacinacao-2017.pdf
-
A vacina tríplice viral (sarampo,
caxumba e rubéola), sofreu alteração com a introdução da segunda dose para a
população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era
administrada até os 19 anos de idade. Portanto essa alteração é para a tríplice
viral e não para a meningocócica, a primeira afirmativa está errada.
Para crianças, o PNI disponibiliza
três doses da vacina: aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses (podendo ser
aplicado até os 4 anos). O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina
meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos em 2017. A
faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020. Portanto, a segunda
afirmativa também está incorreta.
O Ministério da Saúde passou a
disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13
anos em 2017, e de 11 a 12 anos em 2018; 10 a 11 anos em 2019 e 9 a 10 anos em
2020. Portanto a terceira afirmativa também é falsa.
A vacinação de adolescentes
proporcionará proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para
esses grupos etários, alcançando, ainda, o desejado efeito protetor da
imunidade de rebanho, que estende a proteção a coortes de indivíduos não vacinados.
A última afirmativa está correta.
Considerando as indicações do
Ministério da Saúde conforme descrito acima, as afirmativas I, II e III estão
incorretas e a IV correta. Portanto não há alternativa correspondente.
Gabarito da Banca: Letra C
Gabarito do Professor: ANULADA
Bibliografia
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/20/Nota-Informativa-311-Calendario-Nacional-de-Vacinacao-2017.pdf
-
Itens corretos:
lll O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13 anos em 2017, e de 11 a 14 anos em 2018.
IV A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários, alcançando, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade de rebanho, que estende a proteção a coortes de indivíduos não vacinados.
-
Esta questão se encontra DESATUALIZADA devido a atualização do calendário Nacional de Imunização 2020
Em 2020 houve a REDUÇÃO da faixa etária da vacina Meningocócica C para população adolescente.
Agora o publico é : ADOLESCENTES DE 11 E 12 ANOS ( dose única)