SóProvas


ID
2642488
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um adulto jovem sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânioencefálico (TCE) e foi internado em uma unidade de terapia intensiva. Para prevenir o aumento da pressão intracraniana (PIC) e mantê-la em níveis adequados, a enfermeira prescreveu cuidados para otimizar a perfusão tecidual cerebral, que inclui:

Alternativas
Comentários
  • letra C

     

  • A manobra de valsava aumenta a pressão intracraniana e por isso deve ser evitada

    http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/395574/see_hipertensao_intracraniana_HIC.pdf

  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM HUMANIZADO NA HIPERTENSÃO INTRACRANIANA:

    NÃO BAIXAR CABECEIRA DO LEITO - CPM ACOMPANHAR DISTENSÃO ABDOMINAL; OBSERVAR SINTOMAS DE HEMORRAGIA EXTRADURAL, CEFALEIA INTENSA, DISARTRIA, VERTIGENS E/OU PERDA DE CONSCIÊNCIA; HSD(HEMORRAGIA SUBDURAL) PREPARAR PARA CRANIOTOMIA MONITORAR DRENAGEM; DIMINUIR ESTÍMULOS QUE AUMENTEM A HIC: TOSSE, MANOBRA DE VALSALVA(é realizada ao se exalar (emitir ou lançar fora de si.) forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta.); Diminuir estímulos que aumentem a HIC, tosse, manobra de Valsalva etc., informar ao enfermeiro e se necessário ao médico. Mobilização passiva com maior número de profissionais possível, a PIC não pode exceder a 25 mmHg, deve retornar a linha de base em cinco minutos – 10 a 20 mmHg. As situações de estresse do cliente devem ser evitadas; Observar o nível de drenagem no coletor, que deve sempre ficar entre os números 8 e 9 da escala líquida; o ponto de referência é o conduto auditivo, a menos que esteja prescrito o contrário; Não elevar o quadril sem elevar o tórax do cliente para não aumentar HIC; Oferecer dieta rica em fibras para diminuir os esforços e não aumentar a HIC;  Realizar mudanças de decúbito com três funcionários, sem fletir as jugulares.


    http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/395574/see_hipertensao_intracraniana_HIC.pdf

  • Relembrando o que é manobra de Valsalva:

    A manobra de Valsalva, é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial.

    Com pequenas modificações, esta manobra pode ser usada como um teste da função cardíaca e controle nervoso autônomo do coração, ou para 'limpar' os ouvidos (equalizar a pressão) quando a pressão ambiental mudar, como no mergulho ou aviação, ou até mesmo subindo ou descendo uma serra.

    É igualmente uma ferramenta de diagnóstico utilizada para avaliar a condição cardíaca e é por vezes feita como tratamento de correcção de 

    ritmos cardíacos anormais e de alívio das dores no peito.


  • Não realizar enemas. Apenas emolientes fecais para evitar manobra de Valsalva

    Não realizar a rotação extrema do pescoço, pois eleva a PIC

    Aspiração não deve exceder 15 segundos.

    Fonte: Brunner e Suddarth