SóProvas


ID
264250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em
várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os
itens que se seguem.

No ano de 2005, Nova Orleans, nos EUA, foi seriamente atingida pelo furacão Katrina, que provocou o rompimento de diques e, em consequência, o alagamento de muitos setores da cidade.

Alternativas
Comentários
  • O Furacão Katrina foi um grande furacão,que destruiu uma parte dos EUA uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas.

    Como consequência da tempestade, muitos problemas apareceram. Alguns dos diques que protegiam Nova Orleans não conseguiram conter as águas do Lago Pontchartrain, que afluiu município adentro, inundando mais de 80% da cidade. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo d'água em Nova Orleans, sendo que foram necessárias várias semanas para que a água pudesse ser totalmente bombeada para fora da cidade.

    Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina
  • Achei interessante conceituar "DIQUE" e diferenciá-lo do "QUEBRA-MAR" e do "MOLHE", vejamos:

    Dique é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas, chamadas de polderes.

    Não se deve confundir um dique, o qual possui sempre as duas pontas na terra, com um quebra-mar que possui as duas extremidades dentro d 'água, nem com um molhe que possui uma extremidade em terra e outra no mar. Apesar desta diferença fundamental em hidráulica marítima esta confusão é muito comum entre as pessoas leigas.

    Atualmente os Países Baixos possuem a mais avançada rede de diques no mundo. O principal desafio desta obra de engenharia é faze-la resistir às tempestades marítimas ou às enchentes no caso de rios. Para escoar as águas utilizavam-se, na Holanda, os moinhos de vento e atualmente as bombas, principalmente do tipo Parafuso de Arquimedes.

    A passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, nos Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 2005, causou grande número de mortes e destruição devido ao rompimento dos diques da cidade.

    ILUSTRAÇÃO:

    DIQUE
    Ficheiro:Afsluitdijk - cropped.jpg

    QUEBRA-MAR
    Ficheiro:Rio-Potengi-Quebra-mar.jpg


    MOLHE, embaixo, com um píer em cima, em Schönberg, Alemanha.Ficheiro:Seebruecke schoenberg.jpg

    Fonte: Wikipédia