SóProvas


ID
2642518
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 23 anos de idade, orientado auto e alopsiquicamente e acompanhado da genitora deu entrada em um pronto socorro apresentando os seguintes sintomas: disartria, ataxia e tremores grosseiros. Relata que faz uso de Carbonato de Lítio para tratamento do transtorno bipolar. Após estabilizado o quadro clínico, a assistente social orientou o paciente a buscar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no qual faz tratamento, com a finalidade de readequação do seu projeto terapêutico singular (PTS). 

O projeto terapêutico singular (PTS) é uma estratégia de cuidado usada no âmbito da Saúde Mental, no Sistema Único de Saúde. O PTS deve

Alternativas
Comentários
  • Projeto Terapêutico Singular, muitas vezes é definido como um instrumento de potencial de cuidado aos usuários de serviços especializados de saúde mental, além de ferramenta de organização e sustentação das atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, baseadas nos conceitos de corresponsabilização e gestão integrada do cuidado.

    Ele surgiu a partir da luta antimanicomial em Saúde Mental, que tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade.

    O PTS contém quatro momentos: “o diagnóstico”, com olhar sobre as dimensões orgânica, psicológica, social e o contexto singular em estudo; “a definição de metas”, dispostas em uma linha de tempo, incluindo a negociação das propostas de intervenção com o sujeito doente; “a divisão de responsabilidades e tarefas” entre os membros da equipe e “a reavaliação”, na qual se concretiza a gestão do Projeto Terapêutico Singular, através de avaliação e correção de trajetórias já realizadas.

    http://redehumanizasus.net/90468-projeto-terapeutico-singular/

  • DEUS ABENÇOE IANNE!!!

  • O projeto terapêutico singular (PTS) é um conjunto de condutas/ações/medidas, de caráter clínico ou não, propostas para dialogar com as necessidades de saúde de um sujeito individual ou coletivo, geralmente em situações mais complexas, construídas a partir da discussão de uma equipe multidisciplinar e não apenas pela conduta do psiquiatra.

    O projeto terapêutico singular (PTS) pode ser elaborado também para grupos ou famílias e contempla fases como diagnóstico, definição das metas, definição das responsabilidades e a reavaliação.

    O PTS também é uma ferramenta útil quando se tratar de “prognóstico fechado", ou seja, de usuários para os quais existem poucas opções terapêuticas, como no caso dos usuários sem possibilidade de cura ou controle da doença.

    Gabarito do Porfessor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministerio da Saude.  Melhor em Casa: A segurança do Hospital no Conforto do Seu Lar. Caderno de Atencao Domiciliar. Volume 2, Brasilia, 2012.