SóProvas


ID
2642671
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido, em especial o das telecomunicações, prenuncia uma grande guinada nos meios de produção, anunciada como a 4ª Revolução Industrial.


Assinale a alternativa que identifica avanços que poderão possibilitar essa transformação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    internet 5 geração , internet das coisas e inteligencia artificial

  • Internet de quinta geração, 5G :  rede de celular vai permitir velocidades de 1 Gbps e conversas entre drones. 

     

    À título de conhecimento: Byte = 8 bits. 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes. 1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes. 1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes. Pense só no que vai ser isso!

     

    Tecnologia deve chegar em 2019 nos primeiros países. Multinacionais e nações debatem padrão da rede, que vai tornar internet mais rápida e facilitar conexão entre máquinas. Até lá, países e multinacionais correm para deslocar o eixo das decisões em torno da rede que terá velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e permitirá que robôs conversem entre si.

     

     

    Internet das Coisas: Talvez você tenha um videogame de última geração que, obrigatoriamente, se conecta à internet. Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros consoles antigos não tinham toda essa conectividade.

     

    Agora imagine um cenário em que, além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, enfim.

     

    Veja aqui que a ideia não é, necessariamente, fazer com que você tenha mais um meio para se conectar à internet. Pense, por exemplo, no quão impraticável deve ser acessar um portal de notícias em uma tela acoplada à porta da sua geladeira. Não é uma função que a gente espera desse eletrodoméstico...

     

    A proposta é outra: a conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares. Nesse sentido, a tal da geladeira com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e, ao mesmo tempo, pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item. A geladeira também poderia pesquisar e exibir receitas para você. Como se vê, a criatividade é capaz de trazer aplicações realmente interessantes.   UAL kk

     

    FONTES: O GLOBO/PORTALDENOTÍCIASG1

                   INFOWESTER.COM

                   EXPLICATORIUM.COM

  • Inteligência Artificial é um software capaz de raciocinar, agir por si mesmo, perceber seu ambiente e  tomar decisões a partir de um banco de dados, memórias visuais, sonoras etc, foi criada para ser o mais parecido possível com um cérebro humano. Se você pensava que o filme Exterminador do Futuro estava muito distante da nossa realidade, olhe essa :

    Notícia do dia 16/04/2018.

     

    Pesquisadores criam primeira inteligência artificial psicopata do mundo. Robô Norman foi alimentado com imagens presentes em fóruns do site de mídia social Reddit.

     

    Para instigar o debate sobre as diversas facetas que a inteligência artificial (IA) pode adotar conforme o seu uso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, apresentaram ao mundo o que seria a primeira IA psicopata já criada: o robô "Norman".

     

    Norman é capaz de descrever imagens. Foi ensinado por meio de uma técnica conhecida como aprendizado de máquina para que conseguisse identificar objetos e ações em fotografias. Mas ele não aprendeu com o banco de dados comumente aplicado na instrução de sistemas de IA, cuja sigla em inglês é COCO. Norman foi alimentado com imagens presentes  em fóruns do site de mídia social Reddit. 

     

    “Ele foi inspirado no fato de que os dados usados para ensinar um algoritmo podem influenciar significativamente seu comportamento. Norman sofreu uma prolongada exposição aos piores recantos do Reddit — o maior fórum de discussões da internet — e representa um estudo de caso sobre os perigos da inteligência artificial quando dados enviados são usados em algoritmos de aprendizado de máquina”, disseram os pesquisadores do MIT Media Lab, em comunicado.

     

    Em um momento em que se investiga o vazamento de dados envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica, que coletaram dados de 87 milhões de usuários no mundo ilegalmente - , possivelmente com auxílio de sistemas de IA -, especialistas ressaltam o potencial para o bem e para o mal que seu uso pode provocar. Professor da UFRGS e integrante da Comissão Especial em Algoritmos da Sociedade Brasileira de Computação, Luís da Cunha Lamb ressalta a necessidade de se inserir valores éticos em sistemas inteligentes cada vez mais autônomos. 

     

    A ação, porém, é tida como mais complexa do que ensinar esses algoritmos a identificar objetos em fotografias. De acordo com o professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, Carlos Eduardo Pedreira, distinguir entre o certo e o errado configura-se como uma capacidade intrinsecamente humana, sendo necessário passos a mais para ser possível ensinar valores a uma máquina. 

    Para Lamb, ainda não estamos preparados para lidar com essas máquinas, visto que, no fim, elas refletem o que os humanos veem. 

    — Mesmo que ensinemos valores éticos, serão os valores éticos de quem programá-las — diz Lamb.

     

    Você entendeu ? Uma máquina capaz de fazer o mal por conta própria e ela aprende as coisas observando, a própria Skynet.

  • Embora eu achar que a letra E também poderia estar correta, o gabarito é a letra D. Seguem explicações abaixo.

     

    Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

     

    Células geradoras de energia são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.

     

    Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa.  A luz solar produz até 1.000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.

     

    Diga-me se isso agora não influenciaria fortemente os meios de produção ?

  • Gabarito D, pois no texto relata "especialmente das telecomunicações"

    O item E, como o comentario abaixo relata, também seria uma grande revolução, no entanto entraria em contradição ao texto referenciado.

  • O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas?


    Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

    ...


    No Fórum Mundial de Davos, em janeiro deste ano, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.


    ...


    https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309


    Valeria Perasso

    Da BBC

    22 outubro 2016