SóProvas


ID
2643097
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Atualmente, as soluções manipuladas de nutrição parenteral são fornecidas por empresas terceirizadas. O farmacêutico é responsável por todas as etapas inerentes ao desenvolvimento e à preparação, o que inclui o transporte da solução pronta até o cliente. A faixa de temperatura de transporte permitida pela legislação no prazo máximo de 12 horas para entrega é de:

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA N° 272/MS/SNVS, DE 8 DE ABRIL DE 1998

    5.4 Conservação:

    5.4.1 Imediatamente após o preparo e durante todo e qualquer transporte a NP deve ser mantida

    sob refrigeração (2ºC a 8ºC), exceto nos casos de administração imediata.

  • GAB -> LETRA A

    PORTARIA N° 272/MS/SNVS, DE 8 DE ABRIL DE 1998

    4.5.5 Conservação e Transporte

    4.5.5.1 Toda NP deve ser conservada sob refrigeração, em geladeira exclusiva para medicamentos, com temperatura de 2ºC a 8ºC.

    4.5.5.2 Em âmbito domiciliar, compete à EMTN verificar e orientar as condições de conservação da NP, de modo a assegurar o atendimento das exigências deste regulamento.

    4.5.5.3 O transporte da NP deve ser feito em recipientes térmicos exclusivos, em condições pré­estabelecidas e supervisionadas pelo farmacêutico responsável pela preparação, de modo a garantir que a temperatura da NP se mantenha na faixa de 2º C a 20º C durante o tempo do transporte que não deve ultrapassar de 12 h, além de protegidas de intempéries e da incidência direta da luz solar. 

  • No transporte, o recipiente deve estar entre 2 - 20. °C