SóProvas


ID
2643118
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente com doença crônica, em acompanhamento ambulatorial, precisou ser internado. Foi solicitado aos familiares que trouxessem os medicamentos de uso crônico, que estavam em sua residência, para que ele pudesse dar continuidade ao tratamento. Ao receber a receita na farmácia, para reposição do tratamento, o farmacêutico constatou que as doses estavam muito divergentes e a correção foi providenciada para fornecimento adequado. Nesta situação identifica-se a promoção do uso racional, a orientação farmacêutica, o seguimento/acompanhamento farmacoterapêutico e a dispensação, que são componentes gerais da:

Alternativas
Comentários
  • A dispensação de medicamentos tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com
    instruções sufcientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto. É um dos elementos vitais para o uso racional de medicamentos. Cabe ao dispensador a responsabilidade pelo entendimento do usuário acerca do modo correto de uso do medicamento (MSH, 1997).

     


    A implantação da Atenção Farmacêutica é uma estratégia para assegurar a qualifcação e a humanização do atendimento dos usuários.
    A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde.
     

     

     

    Fonte: Assistência Farmacêutica no SUS

  •  Atenção Farmacêutica trata-se de uma abordagem do farmacêutico diante do paciente e equipe de saúde, na qual o foco principal do trabalho muda do medicamento para o paciente, e o farmacêutico assume o compromisso e a responsabilidade sobre a farmacoterapia do paciente

     Assitência farmacêutica : Trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Assistência Farmacêutica trata-se de um conceito amplo, que envolve um conjunto de ações que findam por ter como objetivo o ACESSO e o USO RACIONAL.