A dispensação de medicamentos tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com
instruções sufcientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto. É um dos elementos vitais para o uso racional de medicamentos. Cabe ao dispensador a responsabilidade pelo entendimento do usuário acerca do modo correto de uso do medicamento (MSH, 1997).
A implantação da Atenção Farmacêutica é uma estratégia para assegurar a qualifcação e a humanização do atendimento dos usuários.
A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde.
Fonte: Assistência Farmacêutica no SUS
Atenção Farmacêutica trata-se de uma abordagem do farmacêutico diante do paciente e equipe de saúde, na qual o foco principal do trabalho muda do medicamento para o paciente, e o farmacêutico assume o compromisso e a responsabilidade sobre a farmacoterapia do paciente
Assitência farmacêutica : Trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Assistência Farmacêutica trata-se de um conceito amplo, que envolve um conjunto de ações que findam por ter como objetivo o ACESSO e o USO RACIONAL.