Segundo Bardoel e Deuze (2000), são quatro as características do jornalismo online: interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
Em semelhante categorização, para Palacios (1999) são cinco as características: multimidialidade/convergência, interatividade, hipertextualidade, personalização e memória. Tais características refletem a utilização de possibilidades oferecidas pela Internet.
A interatividade nos meios de comunicação é um assunto bastante complexo que vem sendo abordado de sob diversas perspectivas. À título de ilustração: a) Castells (1999) e Dizard (1998) trabalham a idéia de uma sociedade interativa valorizando a perspectiva de redes conectadas; b) Lévy (1999) e Vittadini (1995) preocupam-se em criar modelos de análise e classificar situações de interatividade apresentadas; c) Primo (1999) e Machado (1997) voltam-se para os sistemas informáticos e a interatividade homem-máquina, porém focalizam suas atenções em agentes diferentes para buscarem suas definições.
Interatividade e hipertextualidade no jornalismo online: mapeamentos para uma discussão Luciana Mielniczuk Doutoranda/UFBA