SóProvas


ID
264337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne aos poderes administrativos, julgue os itens
subsecutivos.

O poder disciplinar consiste em distribuir e escalonar as funções, ordenar e rever as atuações e estabelecer as relações de subordinação entre os órgãos públicos, inclusive seus agentes.

Alternativas
Comentários
  • O poder disciplinar consiste em distribuir e escalonar as funções, ordenar e rever as atuações e estabelecer as relações de subordinação entre os órgãos públicos, inclusive seus agentes.

    É definição de Poder Hierárquico.
  • ERRADO

    Poder Disciplinar - é aquele pelo qual a Administração Pública pode, ou melhor, DEVE apurar as infrações e, conforme o caso, aplicar devidas punições a seus servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina interna da Administração.

    O poder de punir, para a Administração, é um poder-dever, o que significa dizer que a abertura de processo disciplinar, quando da ciência de alguma irregularidade praticada por agente público, é obrigatória, sob pena de crime de condescendência criminosa daquele que se OMITIU, conforme dispõe o Art. 143 da lei nº 8.112/90.

    "Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."


    Poder Hierárquico - serve como fundamento para que os órgãos e agentes atuem em relação a seus subordinados, conforme a escala hierárquica. É necessário ressaltar que a hierarquia não é atributo exclusivo do Poder Executivo , mas sim da Administração Pública.
  • ERRADO!

    colaborando!

    pelo poder disciplinar a adm pú pode aplicar sanções ao particular não integrante da adm pú mas que esteja sujeito de alguma maneira  à "regra" por ela imposta.

    exemplo usuários de uma biblioteca pública que não entreguem o livro na data prevista serão suspensos.
  • O poder disciplinar pune internamente as infracoes de seus servidores e pune infracoes cometidas por particulares a ela ligados mediente vinculo juridico especifico.

    A doutrina em geral aponta em decorrencia do poder hierarquico, as prerogativas exercidas pelo superior sobre seus subordinados, de dar ordens,fiscalizar,controlar,aplicar sançoes,delegar e avocar competências.
  • ERRADA A ASSERTIVA

    Trata-se de poder hierárquico o qual podemos vislumbrar como um poder de caráter permanente e interno, exercido sempre no âmbito de uma cadeia de comando, que confere aos superiores, com relação aos seus subordinados, as prerrogativas de ordenar, controlar, delegar e avocar.
  • O poder disciplinar da Administração Pública consiste no poder de apurar infrações funcionais dos servidores públicos e demais pessoas submetidas à disciplina administrativa, bem como no poder de aplicação de penalidades.

    O Direito Disciplinar seria, segundo (COSTA, 1981. p 3), "o conjunto de princípios e normas que objetivam, através de vários institutos próprios, condicionar e manter a normalidade do Serviço Público”.

    Conforme Meirelles (2007, p. 124), “é uma supremacia especial que o Estado exerce sobre todos aqueles que se vinculam à Administração por relações de qualquer natureza, subordinando-se às normas de funcionamento do serviço ou do estabelecimento que passam a integrar definitiva ou transitoriamente”.

    Esse poder não deve ser confundido com o poder hierárquico, apesar de relacionar-se a ele. Por meio do poder hierárquico, distribui-se e escalonam-se funções executivas, enquanto que no poder disciplinar a Administração Pública controla o desempenho dessas funções e a conduta interna de seus servidores, aplicando sanções quando necessário.

    espero ter ajudado...

  • É a exata definição de poder hierárquico, e não disciplinar. O Examinador tenta levar o candidato ao erro, uma vez que a Doutrina entende que o Poder Disciplinar decorre naturalmente do Poder Hierárquico.
  • ITEM ERRADO

    Apenas complementando os estudos:  

    Poder Hierárquico:
    é meio de que dispõe a Administração Pública para:
    a.    Distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos;
    b.    Estabelecer a relação de coordenação e subordinação entre seus órgãos;
    c.    Ordenar e rever a atuação de seus agentes;

    Nesse sentido, são consideradas atribuições decorrentes do poder hierárquico:

    •    Editar atos normativos;
    •    Dar ordens aos subordinados;
    •    Controlar permanentemente a atividades dos órgãos subordinados, devendo ANULAR os atos ilegais e podendo REVOGAR aos atos por razões   de conveniência e oportunidade;
    •    Aplicar sanções disciplinares;
    •    Avocar atribuições, desde que a atribuição não seja de competência exclusiva de determinado órgão ou agente;
    •    Delegar atribuições, desde que não lhe sejam privativas.

    Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!
  • O poder disciplinar consiste em distribuir e escalonar as funções, ordenar e rever as atuações e estabelecer as relações de subordinação entre os órgãos públicos, inclusive seus agentes.

    Poder disciplinar é aquele conferido à Administração Pública para punir as infrações funcionais cometidas pelos seus servidores e por todos aqueles que estiverem sujeitos às regras administrativas em virtude de algum vínculo específico, a exemplo daqueles que contratam com a Administração.

    Poder hierárquico: consiste na organização da Administração Pública brasileira, os órgãos e agentes públicos são escalonados em estruturas hierárquicas, com poder de comando exercido por aqueles que se situam em posição de superioridade, originando, assim, o denominado “poder hierárquico”.
  • errado. O poder disciplinar consiste na prerrogativa assegurada à Administração Pública de apurar infrações funcionais dos servidores públicos e demais pessoas submetidas á disciplina administrativa, bem como aplicar penalidades após o respectivo processo administrativo, caso seja cabível e necessário.
  • ERRADO.

    ISSO É PODER HIERÁRQUICO
  • O poder disciplinar se caracteriza pela possibilidade de aplicação de sanções a servidores públicos ou a particulares que possuam algum vínculo jurídico específico com a Administração Pública, como, por exemplo, concessionários e permissionários de serviços públicos (vínculo contratual), alunos de escolas e universidades públicas (vínculo derivada do matrícula), internos de uma penitenciária, pessoas cadastradas em uma biblioteca pública. Em tais situações, sejam os servidores públicos, sejam os particulares nos exemplos oferecidos, submetem-se ao que se denomina como disciplina interna da Administração. A nota marcante do poder disciplinar, portanto, repousa na possibilidade de imposição de penalidades, por parte da Administração. A afirmativa acima, como se vê, não trata deste tema, revelando, na verdade, definição que se relaciona com o poder hierárquico. Está, pois, errada a assertiva.


    Gabarito: Errado.


  • Poder Hierárquico

  • Pode disciplinar: aplicar SANÇÕES.

    Basta pensar assim, já facilita

  • Poder Hierarquico :  Delegação e Avocação

  • Poder hierárquico
  • Todo mundo falando em poder hierárquico...
  • O conceito é de Poder Hierárquico:

     

    Macete: DOCAS

     

    Delega (somente a execução, revogada a qualquer tempo a delegação, pode conter restrições) .

    Ordena

    Controla

    Avoca ( caráter excepcional, por motivo relevante, é temporário, avoca-se competências atraibuídas a orgãos inferiores)

    Subordina

     

    Não podem ser objeto de delegação CENORA

    - as matérias de Competência Exclusiva

     - atos de caráter NOrmativo;

    - decisão de Recursos Administrativos;)

  • PODER HIRARQUICO

    FISCALIZA

    ORDENA

    DELEGA

    AVOCA

    GAB. E

  • trata-se do poder hierárquico.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Complementando:

     

    Poder disciplinar - Apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos + particulares que possuem vínculo jurídico específico com a Administração pública

  • Hierárquivo.

  • Poder Hierárquio.

     

  • disciplinar - aplicar sanções

     

  • Gabarito: errado

    --

    Depois que peguei esse comentário do nosso famoso camelinho ( Pedro Matos ) não erro uma sobre a diferença entre poder hierárquico e poder disciplinar. Vejam só:

    Poder hierárquico: ordenar, controlar, delegar, avocar.

    Poder disciplinar: apurar irregularidades, aplicar sanção.

  • RESPOSTA E

    >>O poder de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal é: C) Poder Hierárquico.

    #sefaz-al #ufal2019 #questão.respondendo.questões

  • Parei quando li subordinação

  • Hierárquico: escalonamento vertical, fundamenta a delegação VS Disciplinar: decorrência do hierárquico, fundamenta a punição. Também se sujeitam ao poder Disciplinar os particulares vinculados à administração, tais como alunos de instituições públicas, detentos, prestadores de serviços contratados, entre outros.