SóProvas


ID
2643466
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto 1 para responder a questão abaixo:


Texto 1



A ciranda das mulheres sábias


    Talvez você tenha vindo à minha porta por estar interessada em viver de um modo que a abençoe com a perspectiva de, como eu digo, “ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem” – o que significa estar plena de um belo conjunto de paradoxos mantidos em perfeito equilíbrio. Está lembrada? A palavra paradoxo significa uma ideia contrária à opinião de aceitação geral. É o que acontece com a grand-mère, a maior das mulheres, a grande madre... porque ela é uma sábia em preparação, que mantém unidas as grandes e totalmente úteis capacidades aparentemente ilógicas da psique profunda.

    Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original. Espero que você entenda que todos esses atributos se aplicam a você de modo geral e em detalhes, como algo em potencial, meio realizado ou já perfeitamente formado.

Se você sente interesse por essas contradições divinas, sente interesse pelo arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica. O arquétipo da mulher sábia pertence a mulheres de todas as idades e se manifesta sob formas e aspectos singulares na vida de cada mulher.


ESTÉS, Clarissa Pinkola. Trad. Waldéa Barcellos. A ciranda das mulheres sábias – ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 9-10.

Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de

Alternativas
Comentários
  • Se você sente interesse por essas contradições divinas, sente interesse pelo arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica. O arquétipo da mulher sábia pertence a mulheres de todas as idades e se manifesta sob formas e aspectos singulares na vida de cada mulher.

     

    Gabarito D.

  • Olá amados colegas, tudo bem com voçês?

     

    LETRA : D

     

    "Se você sente interesse por essas CONTRADIÇÕES DIVINAS, sente interesse pelo arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica. O arquétipo da mulher sábia pertence a mulheres de todas as idades e se manifesta sob formas e aspectos singulares na vida de cada mulher."

     

    ESTÉS, Clarissa Pinkola. Trad. Waldéa Barcellos. A ciranda das mulheres sábias – ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 9-10.

  • Gabarito D.

    Porem, nao entendo porque nao se pode classificar o divino e o misterioso como sobrenatural.

    - sobrenatural

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    que ultrapassa o natural, fora das leis naturais, fora do comum; extranatural.

     

    - sobre-humano

    adjetivo

    1.

    que vai além da natureza humana; sobrenatural.

  • @Adriana Souza , tudo bem?
    Também compartilho da mesma opinião.

    Questão duvidosa.

    paradoxo que envolve a sabedoria da mulher = essas contradições divinas.

    Algo "divino" pode ser tanto no aspecto sobrenatural ou no aspecto paranormal. Alguns dicicionários ainda os consideram sinônimos... 

     

     

  • Por que algo divino não poderia ser classificado como 'sobrenatural'?

  • Questao polemica em virtude das duas possibilidades de reposta. Deveria ter sido anulada

  • Questão ridícula!

  • Divino é, acima de tudo, sobrehumano. Indepedente do credo, Deus está acima dos Homens e, na maioria dos credos, o mesmo é à sua imagem e semelhança. 

  • O que é Paradoxo. Conceito e Significado de ParadoxoParadoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade ou o contrário a uma opinião admitida. 

    Porem...

    Gabarito D.

  • Olá, Marllos! Você não se escreve com cedilha.

    Abraço e bons estudos!

  • Sinônimos de Sobrenatural: DIVINO

    Essa foi a D porque sim, o examinador quis. Absurdo.