-
B) Agradabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Este traço reflete diferenças individuais na preocupação com a harmonia social. Indivíduos “amáveis” valorizam a boa relação com os outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Pessoas “amigáveis” têm também uma visão otimista da natureza humana. Elas acreditam que as pessoas são basicamente honestas, decentes e dignas de confiança.
Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Este traço é marcado pelo profundo envolvimento com o mundo exterior. Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Eles tendem a ser indivíduos entusiastas e virados para a acção, que provavelmente dizem “Sim!” ou “Vamos a isso!” perante oportunidades de excitação. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para sí.
conscienciosidade é a tendência para mostrar autodisciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planejado em vez do espontâneo. Influencia a maneira como controlamos e dirigimos os nossos impulsos.
Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reactivos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadoras, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reações emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidade dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.
Abertura é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. Este traço distingue as pessoas imaginativas das “terra-a-terra” e convencionais. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza. Elas tendem a ser, comparadas com as pessoas “fechadas”, mais criativas, a prestar mais atenção aos seus sentimentos e a terem opiniões não convencionais.
-
Nossa! De onde tiraram isso?
-
O nome da teoria é big five
-
Gab: B
a) sociável, comunicativa e assertiva - Extroversão
b) tolerante, cooperativa e de boa índole - Agradabilidade (Gabarito)
c) responsável, cuidadosa e organizada - Conscienciosidade
d) calma, entusiasta e segura - Abertura para a experiência
-
Conceito de Modelo dos Cinco Fatores
Ao longo da história da Psicologia e do estudo da personalidade têm sido diversas as teorias e modelos que procuram explicar o funcionamento humano. O Modelo dos cinco fatores (FFM, Five Factor Model), em parte decorrente do Modelo dos cinco grandes (Big Five Model) é um modelo fatorial de estrutura hierárquica que pretende explicar o funcionamento da personalidade do indivíduo com base em cinco fatores ou domínios fundamentais, sendo estes:
a) o neuroticismo, enquanto grau em que o indivíduo apresenta dificuldades na regulação emocional, na resposta a fatores de stress, no controle da impulsividade e na tendência a apresentar pensamentos ditos irracionais;
b) a extroversão, enquanto grau em que o indivíduo se relaciona socialmente e o modo como o faz, isto é, de forma ativa, receptiva a estímulos, assertiva e otimista;
c) a abertura à experiência, tida como a criatividade face ao mundo externo e interno, a imaginação, a sensibilidade estética, a procura de novas e diferentes experiências, associada a valores não convencionais;
d) a amabilidade, referindo-se ao comportamento do indivíduo no cuidado com os outros, a simpatia, a disponibilidade e o altruísmo, associado à crença de que os outros também são amáveis;
e) e a conscienciosidade, enquanto grau em que o indivíduo apresenta auto-controle, capacidade de planejar e concretizar tarefas às quais se propõe, associado à pontualidade, exigência e rigor.
http://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/modelo-cinco-factores/
-
Essa pergunta está mais para psicologia do que para administração. Tenso é só descobrir isso depois que abre o caderno de prova!
-
Gabarito B
Teoria do Big FIVE (cuidado pq tem o big six também)
Mnemônico: OCEAN
O pennes to experience (Aberto a experiências) ↔ Fascínio por novidades
C onscientiousness (Conscienciosidade) ↔ Medida de confiabilidade.
E xtraversion (Extroversão) ↔ Nível de relacionamentos
A greeableness (Amabilidade) ↔ Cooperação
N euroticism (Estabilidade emocional) ↔ Nível de calma, estresse.
Nunca nem viu???
Tem o livro Comportamento Organizacional do Chiavenato (tem o resumo dele na página 65 do meu resumo de adm)
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1xqui0F5oUWEM6xcTz7fssbBgpq5IanYc
-
To em choque
-
Teoria do BIG FIVE- Modelo dos cinco fatores de personalidade (Irei colocar só as palavras chaves. Atente-se a elas!)
EXTROVERSÃO- sociável, comunicativa e assertiva.
AGRADABILIDADE- pessoas de boa índole, tolerante, cooperativa e compreensiva.
SENSO DE RESPONSABILIDADE- responsável, cuidadosa, organizada, de confiança, persistente e voltada para realizações.
ESTABILIDADE EMOCIONAL- calma, entusiasta e segura (pontos positivos), ou se é tensa, nervosa e insegura (pontos negativos)
ABERTURA A NOVAS EXPERIÊNCIAS- imaginativa, curiosa e aberta sob o ponto de vista intelectual.
Fonte: SOBRAL e Peci, 2013)
Ps: Quando perceber erros nos meus comentários me mande msg para que eu possa corrigir. obg!
-
A) sociável, comunicativa e assertiva.
extrovertida
B) tolerante, cooperativa e de boa índole.
sim agradabilidade
C) responsável, cuidadosa e organizada.
consciente
D) calma, entusiasta e segura.
aberto a novas experiências