SóProvas


ID
2643715
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Portaria n. 1.600, de 7 de julho de 2011, que trata da Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS)

Alternativas
Comentários
  • Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem? 

     

    Complementando...

     

    São componentes e interfaces da Rede de Atenção às Urgências e Emergências:

     

    - Promoção e prevenção.

     

    - Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde;

     

    - UPA e outros serviços com funcionamento 24h;

     

    - SAMU 192;

     

    - Portas hospitalares de atenção às urgências – SOS Emergências;

     

    - Enfermarias de retaguarda e unidades de cuidados intensivos;

     

    - Inovações tecnológicas nas linhas de cuidado prioritárias: AVC, IAM, traumas;

     

    - Atenção domiciliar – Melhor em Casa.

     

    A Política Nacional de Atenção às Urgência, foi, inicialmente, instituída pela Portaria GM nº 1863 de 29 de setembro de 2003. Atualmente tal política é regulada pela Portaria nº 1600/2011.

     

     

    FONTE : http://enfermeirascheilacristina.blogspot.com.br/2015/04/politica-nacional-de-atencao-as.html

     

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

  • as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica devem ser priorizadas na Rede de Atenção às Urgências

  • Gabarito: Letra A.


    Complementando


    De acordo com a PORTARIA Nº 1.600, DE 7 DE JULHO DE 2011

    Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).


    a) Certa.

    Art. 3º Fica organizada, no âmbito do SUS, a Rede de Atenção às Urgências.

    § 4º A Rede de Atenção às Urgências priorizará as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.


    b) Errada.

    Art. 8º O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências.


    c) Errada.

    Art. 7º O Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS.


    d) Errada.

    Art. 2° Constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências:

    XIV - qualificação da assistência por meio da educação permanente das equipes de saúde do SUS na Atenção às Urgências, em acordo com os princípios da integralidade e humanização.



  • Art. 8º O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências.

    Art 7 ° O Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS.

    Art 2° Constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências:

    XIV - qualificação da assistência por meio da educação permanente das equipes de saúde do SUS na Atenção às Urgências, em acordo com os princípios da integralidade e humanização.