SóProvas


ID
2643817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      De acordo com a nova definição de mol recomendada pela IUPAC, um mol contém exatamente 6,02214076 × 1023 entidades elementares. Esse número é o valor numérico fixo da constante Avogadro, NA, quando expresso em mol-1 , e é chamado de número de Avogadro. A nova definição enfatiza que a quantidade de substância está relacionada com as entidades de contagem em vez da massa de uma amostra.

                                                      Internet:<https://iupac.org>  (com adaptações).


Considere as reações I, II e III a seguir.


C(s) + 2H2(g) → CH4(g) (I)

C(s) + O2(g) → CO2(g) (II)

2H2(g) + O2(g) → 2H2O(g) (III)

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.


De acordo com a teoria da ligação de valência, nas moléculas de metano e de água ocorre a hibridização para se formar um orbital híbrido do tipo sp3 , o que leva as duas moléculas a terem arranjos eletrônicos tetraédricos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    arranjos eletrônicos tetraédricos.

    Geometria não.

  • Gabarito correto

    Os arranjos eletrônicos são tetraédricos para ambos pois na molecula da água há 2 ligantes e 2 pares de elétrons do oxigênio, já no metano não há elétrons livres mas 4 pares ligantes, dessa forma os arranjos são tetraédricos.

    Já a geometria da água é angular e a geometria do metano é tetraédrica.

    Teoria da ligação de valência: explica as ligações químicas formadas por meio de sobreposições de orbitais atômicos; emparelhamento de spins por ligação sigma e pi formando orbitais hibridizados, ideal para explicar ligações covalentes

     

    Teoria do Orbital molecular: nessa teoria considera-se elétrons emparelhados ao longo de toda a molécula, todo elétron contribui para a força de toda a ligação, os orbitais moleculres são construídos como combinais lineares de orbitais atômicos utilizando a função de onda. Essa teoria usa diagramas de níveis de energia, com orbitais ligantes, não ligantes e anti-ligantes. Também usa os termos LUMO e HOMO.

     

     

     

  • Esta questão abrange conceitos relacionados à teoria de ligação de valência.

    Tanto na molécula do metano (CH4) como na molécula de água (H2O) ocorre hibridização do tipo sp3, uma vez que são formados a partir de um orbital s e três orbitais p. A hibridização ocorre no carbono (distribuição: 1s2 2s2 2p2) do metano e no oxigênio da água (distribuição: 1s2 2s2 2p4), em ambos ocorre um "nivelamento" entre os orbitais s e p da segunda camada, sendo que para o carbono um dos elétrons do orbital s passa a ocupar um dos orbitais vazios p, o que faz com esse elemento possa realizar quatro ligações. No metano os quatro orbitais híbridos sp3 podem formar um par com o elétron do orbital 1s de um hidrogênio, o que caracteriza um arranjo tetraédrico.


    Na molécula de água dois orbitais híbridos sp3 formam pares com um elétron do orbital 1s do hidrogênio e ainda sobram quatro elétrons desemparelhados. De acordo com o modelo da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, esses elétrons desemparelhados no átomo central (oxigênio) são considerados como uma região de alta concentração de elétrons e atuam como pares isolados na determinação da forma da molécula. Sendo assim, esses dois pares isolados são como os pares formados pelas ligações para a determinação do arranjo da molécula. Logo, assim como na molécula de CH4, a molécula de H2O também possui arranjo tetraédrico.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Arranjo eletrônico é diferente de Geometria Molecular.

    No casso do Arranjo deve ser verificado os elétrons de valência, em sendo assim, a conformação que estes fazem, mesmo se não estiverem ligados