SóProvas


ID
2643826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      De acordo com a nova definição de mol recomendada pela IUPAC, um mol contém exatamente 6,02214076 × 1023 entidades elementares. Esse número é o valor numérico fixo da constante Avogadro, NA, quando expresso em mol-1 , e é chamado de número de Avogadro. A nova definição enfatiza que a quantidade de substância está relacionada com as entidades de contagem em vez da massa de uma amostra.

                                                      Internet:<https://iupac.org>  (com adaptações).


Considere as reações I, II e III a seguir.


C(s) + 2H2(g) → CH4(g) (I)

C(s) + O2(g) → CO2(g) (II)

2H2(g) + O2(g) → 2H2O(g) (III)

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.


A substituição de 1, 2 ou 3 átomos de hidrogênio por átomos de cloro na molécula de metano tornaria polares todos os compostos formados, contudo, caso os 4 átomos de hidrogênio na molécula de metano fossem substituídos por átomos de cloro, a molécula formada seria mantida apolar, como o próprio metano.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     Molécula formada seria mantida apolar, como o próprio metano.

  • O metano tem geometria tetraédrica. Moléculas que tem essa configuaçãao aonde seus 4 átomos são iguais são apolares. Os vetores se anulam e a resultante é igual a zero. Substituindo o Cloro por H a resultante é diferente de zero, logo é polar.

  • Se acrescentar 2 moleculas de cloro a resultante das forças não seria zero?
  • Esta questão abrange o conceito de polaridade de compostos.

    Para resolvê-la é preciso analisar a molécula do metano, CH4. Esta molécula é tetraédrica e apolar, uma vez que os quatro átomos ligados ao átomo central são iguais, ou seja, os momentos de dipolo se cancelam. A substituição de 1, 2 ou 3 átomos de hidrogênio por átomos de cloro na molécula do CH4 tornaria polares todos os compostos formados, uma vez que os momentos de dipolo não se cancelariam. A substituição de 4 átomos de hidrogênio por 4 átomos de cloro no CH4, por sua vez, formaria a molécula CCl4, também apolar, uma vez que os átomos ligados ao carbono são iguais, fazendo com que os momentos de dipolos se cancelem.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Imagine um "cabo de guerra" para verem com maior clareza o momento de dipolo da molécula. Percebam que, quando temos um número impar de cloro o momento de dipolo é diferente de zero, tendo em vista que a molécula tem geometria tetraédrica, se a quantidade de cloro inserida for par o momento de dipolo será igual a zero porque cada cloro "puxar" (pela eletronegatividade) para si os elétrons da ligação com a mesma intensidade.

    @virandoquimico