-
O processo de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo teve início entre os séculos XV e XVI, com o surgimento do humanismo renascentista e de outros movimentos liderados por filósofos, estudiosos e artistas.
-
OBRIGADO THIAGO!
-
Certo
Ao contrário do extremo peso que tinha a Igreja e Deus na cultura medieval, no Renascimento a atenção é voltada para o homem. Este constrói o seu mundo. O próprio conhecimento e as ações do homem na Terra não se justificam mais unicamente por Deus. Fala-se de um antropocentrismo – o homem no centro de tudo.
-
-
Gabarito (C)
Antropocentrismo → "O Homem é a medida de todas as coisas". Passa a ser visto como o centro do universo e é assim representado na arte.
-
Sim, O homem no centro das coisas.
-
- RENASCIMENTO;CARACTERISTICAS
CIENTIFICO
ANTROPOCENTRISMO
RACIONALISMO
INDIVIDUALISMO
NATURALISMO
HUMANISMO
OTIMISMO
É SO LEMBRAR DO CARINHO
PMAL 2021
-
Homem no centro das coisas.
GAB C
PMAL 2021
-
É uma das características do Renascimento:
Humanismo/antropocentrismo: O homem ocupa a posição de criação suprema de Deus e está no centro do universo. Esta característica está presente na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto central do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. O humanismo, que colocou o homem como centro do universo e medida de todas as coisas, era uma oposição às concepções filosóficas medievais, que tinham Deus como centro do universo.
Resposta: Certo
-
CERTO.
Quer dizer: o homem no centro do universo.
-
O antropocentrismo quer dizer que o homem está no centro do universo. Diverge da teoria católica do medievo, que era o teocentrismo.