SóProvas


ID
2644615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O esplendor dos Estados do Mali, do Songhai, do Kanem-Bornu, e dos reinos Mossi e Dagomba, na curva do Níger, ocorreu a partir do século XIII. O estudo das instituições no Mali e nos reinos Mossi, por exemplo, revela a influência tradicional africana comum. O grande conquistador Sundiata Keita derrota Sumaoro Kante (rei dos Sosoe) na famosa batalha de Kirina, em 1.235, e funda o novo Império Manden. Fiel à tradição de seus ancestrais, Sundiata reata relações com os comerciantes e os letrados negros e árabes ao restabelecer o império.

Djibril Tamsir Niane. “Introdução”. In: História geral da África IV. África do século XII ao XVI. Brasília: Unesco, 2010, p. 7-8 (com adaptações).

Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.


O Islã tornou-se a religião oficial do Império do Mali, o que favoreceu o surgimento de uma classe de letrados e das conexões com o mundo árabe, marcadas pelas peregrinações à Meca realizadas por alguns de seus imperadores.

Alternativas
Comentários
  • O mais famoso imperador do Mali foi Musa, que ascendeu ao trono por volta de 1307. Musa era muçulmano, embora muitos de seu povo cultuassem seus deuses tradicionais. Sua grande peregrinação (viagem religiosa) em 1324 à cidade sagrada de Meca tornou o Mali famoso na faixa que vai do centro-norte da África à Arábia. Dizem que ele levou consigo 60 mil seguidores e escravos ricamente vestidos. Também se diz que cada um dos oitenta camelos de sua caravana carregava 135 quilos de ouro.

    Musa acrescentou as cidades comerciais de Tombuctu e Gao ao seu império. Em seguida, ordenou a construção de muitos edifícios nessas cidades e em outros lugares. Alguns desses edifícios eram lugares de culto muçulmano, como a Grande Mesquita de Tombuctu. Ele também apoiou artistas e eruditos, tendo criado uma universidade em Tombuctu durante seu reinado.