SóProvas


ID
2644666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Documento I


      Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram o meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

A carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1954. In: Discursos selecionados do presidente Getúlio Vargas. Brasília: FUNAG, 2010, p. 58.


Documento II


      Não vos preciso recordar, nem quero fazê-lo agora, o mundo de obstáculos que se afiguravam insuportáveis para que o meu Governo concretizasse a vontade do povo, expressa através de sucessivas constituições, de transferir a Capital para este planalto interior, centro geográfico do País, deserto ainda há poucas dezenas de meses.

Discurso de JK na inauguração de Brasília. Brasília, 21 de abril de 1960. In: Luiza Helena Nunes Pinto (org). Discursos selecionados do presidente Juscelino Kubitschek. Brasília: FUNAG, 2010. p. 51-2.


Documento III


      Nenhuma força será capaz de impedir que o governo continue a assegurar absoluta liberdade ao povo brasileiro. E, para isso, podemos declarar, com orgulho, que contamos com a compreensão e o patriotismo das bravas e gloriosas Forças Armadas da Nação. Hoje, com o alto testemunho da Nação e com a solidariedade do povo, reunido na praça que só ao povo pertence, o governo, que é também o povo e que também só ao povo pertence, reafirma os seus propósitos inabaláveis de lutar com todas as suas forças pela reforma da sociedade brasileira. Não apenas pela reforma agrária, mas pela reforma tributária, pela reforma eleitoral ampla, e pelo voto do analfabeto, pela elegibilidade de todos os brasileiros, pela pureza da vida democrática, pela emancipação econômica, pela justiça social e pelo progresso do Brasil.

Discurso do presidente João Goulart na Central do Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13 de março 1964. In: Wanielle Brito Marcelino (org). Discursos selecionados do presidente João Goulart. Brasília: FUNAG, 2010. p. 89.

Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.


O suicídio de Getúlio Vargas adiou a ditadura militar de 1964, pois a comoção nacional resultante de seu ato impediu que chegassem ao poder as forças políticas que eram contrárias ao trabalhismo e conspiravam pela queda do presidente.

Alternativas
Comentários
  • Suicídio de Getúlio Vargas adiou golpe militar por 10 anos, apontam historiadores. Essas forças, no entanto, vão voltar dez anos depois com o Golpe Militar que destiuiu o então presidente João Goulart e instaurou no país 21 anos de Ditadura Militar. "Essas pessoas que assinam o manifesto [contra Getúlio] passam dez anos reagimentando forças e fazendo com que em 1964, exatos dez anos depois, o golpe que tinha sido planejado contra Getúlio vai ser executado contra o herdeiro político do Getulismo, o Jango", afirma Lira Neto.

  • Não sei...posso estar enganado, mas me parece meio presunçoso prever que o suicídio de Vargas impediu que os militares chegassem ao poder ainda em 1954. Que os militares conspiravam, planejavam, ok! Concordo. Mas daí profetizar algo?? Estamos falando de história. História do nada previsível Brasil, não de suposições, previsões esotéricas. Qualquer coisa poderia ocorrer com Vargas vivo.

  • Adiou em 10 anos .. 

  • Concordo com o Fabrício.

    Afinal, o golpe de 64 deveu-se a um estado de coisas instaurado, sobretudo, pela renúncia intempestiva de Jânio Quadros...

    Ou seja, nada a ver com Vargas.  Poderia, portanto, muito bem nunca ter ocorrido caso Jânio não tivesse renunciado.

  • A resposta é ERRADO. Pq suicídio não adiou o golpe militar-civil de 1964. Está confusa essa resposta.

  • A comoção popular causada pela morte de Getúlio paralisou as forças que estavam prontas para o golpe, com o pedido de renúncia do presidente apresentado pelas Forças Armadas. "O país jamais assistira a tamanha comoção popular", registra Lira Neto, autor da biografia sobre Getúlio em três volumes. Cerca de 100 mil pessoas foram se despedir de Getúlio, enquanto sedes e carros de reportagem da Tribuna da Imprensa e de O Globo eram atacadas pelos mais exaltados. “Ele provoca uma comoção popular tão forte que neutraliza esse cerco dos adversários, que se vêem temporariamente sem chão e sem perspectiva", afirma Lira Neto em entrevista ao Portal EBC.

     

    Suicídio de Getúlio Vargas adiou golpe militar por 10 anos, apontam historiadores.

  • Agora tem que estudar a história do Brasil e a história do "se"

  • É o mesmo que dizer que a aposentadoria de Ronaldinho "Fenômeno" adiou o Hexa, Tipo... FOREVER!

    Contra Fatos não há " e si ".

    Vagas se matou, o populismo se instaurou, os militares passam a serem os "vilões", porem prever um adiamento de 10 anos na certeza de que após o Estado Novo viria a Ditadura Militar Varguista, é muito para se discutir em uma questão de prova. PEROLAS DA CESPE.

  • Essa questão está totalmente errada, ao estudar teoria da história veremos que estudamos o qie aconteceu e não o que poderia acontecer SE... Dizer que adiou o golpe de 64 é afirmar que se não tivesse morrido certamente o golpe aconteceria, mas não tem como afirmar isso. Foi uma questão incompetente. Totalmente em desacordo com a teoria de história.
  • com o suicídio de Vargas o golpe militar de 1964 foi adiado por 10 anos

  • questaozinha complicada viu

  • suicidio de vagas atrasou o golpe de 10 anos

  • gabarito correto

    seria equivalente a Bolsonaro se suicidar deixando uma carta bem bonita, diante disso, muitos iriam se comover, alguns até opositores. E o PT com isso ficaria "sem chão" pra fazer politicagem por um certo período. foi justamente o que ocorreu com a morte de vargas.

    Já ouviu aquele ditado de que todo mundo quando morre vira "santo e coitadinho?", pois bem, com vargas não foi diferente.

  • Meu problema não é história e sim português,

    li : o suicídio de Vargas em 1964, ja marquei errado pq foi em 54.....

    indo fazer questões de português check :(

  • TODOS OS ATOS DE VARGAS FORAM ESTRATÉGICOS E TIVERAM RESULTADOS -- ATÉ SUA MORTE...

    LEMBRAR DISSO AJUDA

  • Sinceramente, história para banca CESPE é um mistério. Questões com elevado grau de subjetivismo.
  • Em 30/10/21 às 15:11, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 02/06/21 às 16:53, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • O suicídio, por exemplo, permitiu a assunção do poder por Café Filho, que era, claramente, liberal-conservador.

  • De fato o suicídio de vargas gerou extrema comoção popular, tornando difícil a tomada de poder pelos grupos de oposição naquele momento. MASSSSS, essa de que o suicídio adiou o golpe daí ja é froids.......... pois descarta atuação do Lot e dos grupos legalistas, enfim.... complicado!