SóProvas


ID
2644855
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No exercício de sua atividade o profissional assistente social está imerso no cotidiano, espaço da fragmentação, da falta de crítica, do senso comum, da alienação. Nesse contexto o assistente social não está imune a comportamento ético-profissional contrário aos pressupostos do seu Código de Ética. A esse respeito, na prática profissional, a alienação pode se manifestar por meio de comportamentos que expressam apelos moralistas e preconceituosos. São exemplos desse comportamento as atitudes como:

Alternativas
Comentários
  • Só Deus pra iluminar a mente do examinador .

     

  •  b)

    fazer comentários levianos sobre a vida do usuário; impedir o acesso do usuário aos serviços respaldando-se em ideias conservadoras e avaliar a realidade dos usuários a partir de ideias e valores preconcebidos. 

  • Só Deus mesmo pra fazer a gente decorar isso pra uma prova de concurso! ¬¬' #xôComperve

  • Acertei no chute, rs. Ao meu ver, tudo isso fere nosso código de Ética :D

  • Ao meu ver todas as afirmativas ferem em algum grau o nosso código de ética .

  • AI MEU AMIGO É SO NA SORTE.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Acredito que as alternativas expostas, conforme explicitado anteriormente por outra colega, ferem, de algum modo, nosso código de ética. Contudo, avaliei a questão e consegui acertá-la seguindo o seguinte raciocínio:

    A referida questão nos solicita, em seu penúltimo período, algo crucial. Vejamos:

    No exercício de sua atividade o profissional assistente social está imerso no cotidiano, espaço da fragmentação, da falta de crítica, do senso comum, da alienação. Nesse contexto o assistente social não está imune a comportamento ético-profissional contrário aos pressupostos do seu Código de Ética. A esse respeito, na prática profissional, a alienação pode se manifestar por meio de comportamentos que expressam apelos MORALISTAS E PRECONCEITUOSOS. São exemplos desse comportamento as atitudes como:

    OU SEJA, A QUESTÃO DESEJA QUE SEJA MARCADA A ASSERTIVA QUE TRATE, além dos pressupostos contrários ao código de ética profissional (CEP), DO FORO ÍNTIMO (MORAL) DO ASSISTENTE SOCIAL E DE SEUS PRECONCEITOS.

    Logo, avaliei a alternativa B da seguinte forma:

    b) fazer comentários levianos sobre a vida do usuário (comentários LEVIANOS, IMPRUDENTES, MORALISTAS e que também ferem o CEP); impedir o acesso do usuário aos serviços respaldando-se em ideias conservadoras (impedir o acesso do usuário aos serviços fere ao CEP, mas levando-se em consideração que pauta-se em ideias CONSERVADORAS, MORALISTAS) e avaliar a realidade dos usuários a partir de ideias e valores preconcebidos (VALORES PRECONCEBIDOS, MAIS UMA VEZ, IDEIAS CONSERVADORAS E QUE REMETEM AO MORALISMO, AS CRENÇAS, OS VALORES...). LOGO, APESAR DE TAMBÉM GOLPEAR O CEP, AS AÇÕES DA ALTERNATIVA B REMONTAM PRÁTICAS PAUTADAS EM VALORES PARTICULARES, DA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE CADA UM EM SOCIEDADE).

    Por esses motivos marquei como gabarito: Letra B

    Qualquer erro, podem sinalizar. Estou aqui para aprender. :)