SóProvas


ID
2645071
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A tabela da esquerda apresenta um conjunto de elementos construtivos e a tabela da direita um conjunto de descrições.


Elemento Construtivo

1. Rufo

2. Batente

3. Pingadeira

4. Claraboia

5. Bandeira


Descrição

( ) Janela localizada acima do vão da porta, separada deste por um travessão.

( ) Marco de um vão de uma porta, que possui dois montantes e uma travessa.

( ) Lâmina fina de chapa metálica ou outro material impermeável, com função de evitar a penetração da água através das juntas de uma edificação.

( ) Abertura em um teto, vedada com material transparente ou translúcido, para permitir a iluminação natural.

( ) Dispositivo para escoamento das águas pluviais, de modo a impedir que escorram por uma parede.


A correta associação entre os elementos construtivos à sua respectiva descrição, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (5. Bandeira) Janela localizada acima do vão da porta, separada deste por um travessão. 

    (2. Batente) Marco de um vão de uma porta, que possui dois montantes e uma travessa.

    (1. Rufo) Lâmina fina de chapa metálica ou outro material impermeável, com função de evitar a penetração da água através das juntas de uma edificação. 

    (4. Claraboia) Abertura em um teto, vedada com material transparente ou translúcido, para permitir a iluminação natural. 

    (3. Pingadeira) Dispositivo para escoamento das águas pluviais, de modo a impedir que escorram por uma parede. 

  • Para responder a essa questão, é preciso avaliar os itens individualmente, fazendo a correspondência com a tabela de definições. Logo:

    (5 - Bandeira) Janela localizada acima do vão da porta, separada deste por um travessão - A ABNT NBR 15930/2011 que trata sobre Portas de madeira para edificações – Parte 1, define “bandeira" como esquadria fixa ou móvel, eventualmente presente acima da(s) folha(s) da porta. 

    (2 - Batente) Marco de um vão de uma porta, que possui dois montantes e uma travessa - A mesma norma citada acima define “marco" como componente ou parte fixa da porta destinada a guarnecer o vão a sustentar a(s) folha(s) da porta.

    (1 - Rufo) Lâmina fina de chapa metálica ou outro material impermeável, com função de evitar a penetração da água através das juntas de uma edificação – A ABNT NBR 8039/1983 que trata sobre Projeto de execução de telhados com telhas cerâmicas tipo francesa define “rufo" como peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.

    (4 - Claraboia) Abertura em um teto, vedada com material transparente ou translúcido, para permitir a iluminação natural – A ABNT NBR 15215/2005 que dispõe sobre Iluminação natural, define “claraboia" como abertura situada numa cobertura plana ou inclinada, que permite a entrada zenital de luz natural e pode permitir também ventilação.

    (3 - Pingadeira) Dispositivo para escoamento das águas pluviais, de modo a impedir que escorram por uma parede – Pingadeiras são utilizadas, na prática, como um friso, com a intenção de evitar danos causados por infiltração de água e acumulo de umidade na estrutura. 

    Gabarito: Alternativa E.