SóProvas


ID
2645101
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O orçamento de uma obra pode tomar terminologias diferentes, em função da fase de projeto em que é elaborado.


Dentre as terminologias do orçamento de uma obra, aquela que corresponde à avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, serviços e equipamentos e pesquisa de preços médios, usualmente utilizada a partir do anteprojeto da obra, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    "Segundo Sampaio (1989), o orçamento preliminar corresponde a avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais e de serviços e pesquisa de preços médios, efetuada na etapa do anteprojeto."

     

    FONTE: http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no7/artigo25.pdf

     

    Referência do livro: SAMPAIO, F. M. Orçamento e custo da construção. Brasília: Hemus, 1989.

  • Segundo Aldo Mattos, em seu livro “Como preparar orçamentos de obras”, há vários graus do orçamento:
    Grau de detalhe do orçamento
    A depender do grau de detalhamento de um orçamento, ele pode ser classificado como:
    »Estimativa de custo - avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento;
    »Orçamento preliminar - mais detalhado do que a estimativa de custos pressupõe o levantamento de quantidades e requer a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor;
    »Orçamento analítico ou detalhado - elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real", com uma reduzida margem de incerteza.
    .

    (Comentário feito pela Profa. Moema Machado - Estratégia Concursos)

  • A definição literal do que pede a questão esta no Manual de obras públicas SEAP, anexo 4.2.2 , Item 22.

    Orçamento preliminar: Avaliação do custo da obra através de levantamentos de quantidade de materiais, e equipamentos e serviços e pesquisa de preços médios , usualmente realizada na etapa do projeto básico.

  • Segundo Mattos (2006), em seu livro Como preparar orçamentos de obras, trata sobre graus de detalhe de orçamento da seguinte forma:

    "Grau de detalhe do orçamento

    A depender do grau de detalhamento de um orçamento, ele pode ser classificado como:
    - Estimativa de custo - avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma idéia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento;
    - Orçamento preliminar - mais detalhado do que a estimativa de custos pressupõe o levantamento de quantidades e requer a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor;
    - Orçamento analítico ou detalhado - elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real", com uma reduzida margem de incerteza."

    Gabarito: Alternativa B.

    FONTE:
    MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos / Aldo Dórea Mattos. -- São Paulo: Editora Pini, 2006.