SóProvas


ID
2645113
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relativo às características de águas naturais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comentário da Prof. Moema Machado do Estratégia:

    (A)      Errada. A turbidez da água é atribuída principalmente às partículas sólidas em suspensão, que diminuem a transparência e reduzem a transmissão da luz no meio. Pode ser provocada por plâncton, algas, detritos orgânicos e outras substâncias, como zinco, ferro, compostos de manganês e areia, resultantes do processo natural de erosão ou da adição de despejos domésticos ou industriais.

    A turbidez, além do aspecto estético, pode reduzir a eficiência da cloração, pela proteção física dos microorganismos do contato direto com os desinfetantes. Adicionalmente, as partículas de turbidez transportam matéria orgânica adsorvida

    que podem provocar sabor e odor.

    A turbidez pode ser definida como uma medida do grau de interferência à passagem da luz através do líquido. A alteração à penetração da luz na água decorre da presença de material em suspensão, sendo expressa por meio de unidades de turbidez (também denominadas unidades de Jackson ou nefelométricas).

    A turbidez dos corpos d’água é particularmente alta em regiões com solos erodíveis, onde a precipitação pluviométrica pode carrear partículas de argila, silte, areia, fragmentos de rocha e óxidos metálicos do solo. Grande parte das águas de rios brasileiros é naturalmente turva em decorrência das características geológicas das bacias de drenagem, ocorrência de altos índices pluviométricos e uso de práticas agrícolas muitas vezes inadequadas. Ao contrário da cor, que é causada por substâncias dissolvidas, a turbidez é provocada por partículas em suspensão, sendo, portanto, reduzida por sedimentação. Em lagos e represas, onde a velocidade de escoamento da água é menor, a turbidez pode ser bastante baixa. Além da ocorrência de origem natural, a turbidez da água pode também ser causada por lançamentos de esgotos domésticos ou industriais.

    A turbidez natural das águas está, geralmente, compreendida na faixa de 3 a 500 unidades. Para fins de potabilidade, a turbidez deve ser inferior a uma unidade. Tal restrição fundamenta-se na influência da turbidez nos processos usuais de desinfecção, atuando como escudo aos microorganismos patogênicos e assim minimizando a ação do desinfetante.

    Um outro parâmetro diretamente associado à turbidez é a transparência da água, a qual é usada principalmente no caso de lagos e represas. A transparência é medida mergulhando-se na água um disco de aproximadamente 20 cm de diâmetro (disco de Secchi, em homenagem a seu inventor, um naturalista italiano) e anotando-se a profundidade de desaparecimento. Lagos turvos apresentam transparências reduzidas, da ordem de poucos centímetros até um metro, enquanto em lagos cristalinos a transparência pode atingir algumas dezenas de metros. (Ministério da Saúde, 2006)

  • Comentário da Prof. Moema Machado do Estratégia:

     

    (D)      Errada.

    Os elementos ferro e manganês, por apresentarem comportamento químico semelhante, podem ter seus efeitos na qualidade da água abordados conjuntamente. Muito embora esses elementos não apresentem inconvenientes à saúde nas concentrações normalmente encontradas nas águas naturais, eles podem provocar problemas de ordem estética (manchas em roupas ou em vasos sanitários) ou prejudicar determinados usos industriais da água.

    Dessa forma, o padrão de potabilidade das águas determina valores máximos de 0,3 mg/L para o ferro e 0,1 mg/L para o manganês. (Ministério da Saúde, 2006)

    (E)       Errada.

    Gabarito: alternativaB

  • - Características d’aguas naturais

    > Turbidez: grau de interferência sobre passagem de luz na água = transparência

    >> Causada por materiais/partículas sólidas na superfície/suspensas

    >>> Causado por vários motivos diferentes (ex.: erosão ou adição de despejos domésticos e industriais)

    >> Podem interferir na estética, sabor e odor da água

    >> SE em pequeno grau (mínimo): não compromete a potabilidade da água

    >> Não muda a coloração da água (seriam partículas dissolvidas)

    > Sabor, odor e cor: podem manter a potabilidade da água

     ∴ o tratamento pode ocorre só p/ evitar repugnância dos usuários

    > Ferro e manganês: “inofensivos” até certa quantidade

    > Água subterrânea tem agentes biológicos: cloro é necessário p/ esterilização

    Fonte: Arial 12

  • O gosto e o odor são características que em conjunto conceituam o sabor de determinada substância. Em relação às características de sabor e odor da água, estes podem ser alterados com a presença de substâncias químicas, gases ou microrganismos, como as algas, resultando em odores agradáveis ou repulsivos. Embora algumas substâncias ou compostos presentes na água não a tornem imprópria para consumo, o padrão de potabilidade exige que seja inodora, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde.

    Gabarito do Professor : Letra B.