SóProvas


ID
2645116
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Lençóis subterrâneos muito profundos geralmente apresentam uma água com boa qualidade. No entanto, é comum apresentarem falta de oxigênio e presença de gás carbônico.


Para esses problemas, o processo de tratamento adequado é:

Alternativas
Comentários
  • - Arejamento – Serve para oxigenar a água, de modo a retirar o dióxido de carbono;

    - Filtração – Utilizados filtros de areia, de modo a eliminar o ferro, manganês e possível amónia;

    - Desinfecção – Geralmente é feita através de uma solução de hipoclorito de sódio (NaOCl). Este processo de tratamento indispensável, uma vez que esse processo destrói os microrganismos patogénicos (transmissores de doenças), da água. Mesmo que a água não esteja contaminada é sempre necessário este tratamento, uma vez que pode existir a possível contaminação através dos sistemas de adução e de distribuição.

    - No caso de existirem nitratos e pesticidas na água, este são removidos através de tratamentos específicos.

    http://planetahidrico.blogspot.com.br/2008/04/tratamento-de-guas-subterrneas.html

  • O tratamento de lençóis subterrâneos é importante para que a retirada de água de poços, lençóis freáticos e nascentes, por exemplo, possam estar potáveis, agradáveis ao paladar e adequadas para o uso. Toda água destinada para consumo deve passar por uma Estação de Tratamento de Águas (ETA). 

    Algumas técnicas são empregadas para o tratamento dessas águas subterrâneas, que, normalmente, têm grau de poluição mais baixo, no entanto, apresentam dióxido de carbono (CO2), ferro, manganês, amônia e algumas outras substâncias em sua composição. A técnica de arejamento consiste em remover da água vestígios de dióxido de carbono, oxigenando-a. Outros métodos são utilizados para removerem outros tipos de vestígios. 

    Gabarito: Alternativa C.