SóProvas


ID
2645959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta característica da auditoria de regularidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    - As alternativas A, B e C se referem à auditoria operacional.

     

    A alternativa E pode se enquadrar em qualquer uma das duas, mas a B é característica apenas da auditoria de regularidade do tipo contábil.

     

    O objetivo da auditoria contábil é obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações contábeis refletem, em todos seus aspectos relevantes, a realidade patrimonial da entidade.

     

     Os objetos da auditoria contábil são os demonstrativos e os registros contábeis.

     

    Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

  • Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato
    padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e
    regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude. Nas
    auditorias operacionais, o relatório trata da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos
    recursos, assim como da eficácia e da efetividade dos resultados alcançados. Tais relatórios podem
    variar consideravelmente em escopo e natureza, informando, por exemplo, sobre a adequada aplicação
    dos recursos, sobre o impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a
    aperfeiçoar a gestão (ISSAI 400/2-3, 2001)
    Fonte: Portaria SEGECEx nº 4

  • Complementando o comentário do colega König Bayern, a questão foi literalmente retirada da página 13 (item 15) do Manual de Auditoria Operacional do TCU, aprovado pela Portaria SEGECEX nº 4, de 26/02/2010.

     

    15 Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude. Nas auditorias operacionais, o relatório trata da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos recursos, assim como da eficácia e da efetividade dos resultados alcançados. Tais relatórios podem variar consideravelmente em escopo e natureza, informando, por exemplo, sobre a adequada aplicação dos recursos, sobre o impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a aperfeiçoar a gestão (ISSAI 400/2-3, 2001).

     

    Disponível para download em: http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A14DB4AFB3014DBAC9EC7B5EF9

  • Professor Tonyvan

    A) flexibilidade = operacional (issai 3000/1.8, 2004) (issai 3000/1.7, apendices 5 e 6, 2004)

    B) ampla selecao de métodos = operacional (issai 3000/1.2, 2.2, 2004; issai 400/4, 2.1, 2001)

    C) economicidade e eficiência = operacional (issai 400/2-3, 2001)

    D) forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre os demonstrativos financeiros = regularidade. Nas operacionais, os relatórios sao mais analiticos e argumentativos (issai 3000/1.2, 2004)

    E) natureza ou contexto do objeto auditado = operacional (issai 400/29, 2001)

  • GAB: LETRA D

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Complementando!

    O Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.13) traz as diferenças entre auditorias operacional e de regularidade. Veja:

    Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou  sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude.  

    As auditorias operacionais possuem características próprias que as distinguem das auditorias tradicionais. Ao contrário das auditorias de regularidade, que adotam padrões relativamente fixos, as auditorias operacionais, devido à variedade e complexidade das questões tratadas, possuem maior flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria. Empregam ampla seleção de métodos de avaliação e investigação de diferentes áreas do conhecimento, em especial das ciências sociais (ISSAI 3000/1.2, 2.2, 2004; ISSAI 400/4,21, 2001). Além disso, essa modalidade de auditoria requer do auditor flexibilidade, imaginação e capacidade analítica (ISSAI 3000/1.8, 2004).

  • Gabarito altamente questionável, visto que a auditoria de regularidade não se resume somente às demonstrações financeiras. Tiraram a frase do manual de auditoria operacional do TCU, porém cortaram a frase, aí complica né...

    Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude.

  • Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    Auditoria de regularidade = adota padrões relativamente fixos. É diretamente relacionado ao montante de recursos envolvidos

    Auditoria operacional = flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria. Possuem relatórios mais analíticos e argumentativos. O objetivo da auditoria operacional é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.

    Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre os demonstrativos financeiros. Elas objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonialCompõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

    Auditoria de conformidade -> exame da observância das disposições legais e regulamentares aplicáveis.

    Auditoria contábil -> verificar se as demonstrações contábeis e outros informes representam uma visão fiel e justa do patrimônio envolvendo questões orçamentárias, financeiras, econômicas e patrimoniais, além dos aspectos de legalidade.

    Algumas bancas consideram a Auditoria de regularidade e conformidade como sinônimas.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da auditoria de regularidade. Como referencial teórico deve-se utilizar o Manual de Auditoria Operacional do TCU.

    Vejamos as alternativas:

    A) Flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria e métodos de trabalho.

    Errada. Trata-se de característica da auditoria operacional.

    B) Ampla seleção de métodos de investigação de diferentes áreas do conhecimento, em especial das ciências sociais.

    Errada. Trata-se de característica da auditoria operacional.

    C) Relatório com aspectos de economicidade e eficiência na aquisição e aplicação dos recursos.

    Errada. Trata-se de característica da auditoria operacional.

    D) Conclusões expressas sob a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre os demonstrativos financeiros.

    Certa. Além do apresentado na alternativa, as auditorias de regularidade objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

    E) Exame da materialidade com base em considerações sobre a natureza ou o contexto do objeto auditado.

    Errada. Trata-se de característica da auditoria operacional.


    Gabarito do Professor: Letra D.