SóProvas


ID
2646154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o CPC, constitui exemplo de fluxo de caixa associado a atividades de investimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    O ganho ou perda na alienação de imóveis está relacionado com atividades de investimento.

  • Só que, para se relacionar com os fluxos de caixa, deve existir dinheiro entrando (recebimento) ou saindo (pagamento). Portanto, ficou meio confuso, pois se o ganho ou a perda forem a prazo, não há que falar de fluxo de caixa. 

  • Fiquei na duvida entre b)o recebimento de caixa decorrente de royalties.   e  d) o ganho ou a perda na alienação de imóveis.

     

    Segundo CPC 03:

     

    15 - Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam das transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são:

    (b)    recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas;

     

     

  • CPC 03:


    Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. 

  • Gabarito Letra D.

    O ganho ou a perda na alienação de imóveis está relacionado às atividades de investimento.

    Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. 

  • Todas as outras alternativas são fluxo operacional né?

  • Questão péssima. Fluxo de caixa de investimento é o valor total que foi recebido pela venda de imóvel, não o ganho ou a perda.

    Com relação ao ganho, você ainda pode forçar a barra dizendo que está incluso no valor total recebido, mas a perda? Não, a perda definitivamente não entra no fluxo de caixa das atividades de investimento.

    Exemplo: você vende um imóvel por 800000 cujo custo estava contabilizado por 1000000.

    As atividades de investimento irão mostrar uma geração de caixa de 800000. Onde os 200000 de perda entram aí? não entram. No máximo, você vai utilizar pra calcular o lucro ajustado nas atividades operacionais, e só.

  • Resposta letra D: todas as outras opções são FAO.

  • 18 - A divulgação em separado dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento é importante porque tais fluxos de caixa representam a extensão em que os dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar resultados e fluxos de caixa no futuro. Exemplos de fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento são:

    (a)    pagamentos de caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo. Esses desembolsos incluem os custos de desenvolvimento ativados e ativos imobilizados de construção própria;

    (b)    recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo;

    (c)    pagamentos para aquisição de ações ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto desembolsos referentes a títulos considerados como equivalentes de caixa ou mantidos para negociação imediata ou venda futura);

    (d)   recebimentos de caixa provenientes da venda de ações ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto recebimentos referentes aos títulos considerados como equivalentes de caixa e os mantidos para negociação);

    (e)    adiantamentos de caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira);

    (f)     recebimentos de caixa por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros (exceto adiantamentos e empréstimos de uma instituição financeira);

    (g)   pagamentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou venda futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento; e

    (h)   recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento.

    Quando um contrato for contabilizado como proteção (hedge) de uma posição identificável, os fluxos de caixa do contrato devem ser classificados do mesmo modo como foram classificados os fluxos de caixa da posição que estiver sendo protegida.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. O pagamento a fornecedores de mercadorias e serviços é um fluxo de caixa das Atividades Operacionais.

    b) Incorreta. O recebimento de caixa decorrente de royalties é um fluxo de caixa das Atividades Operacionais.

    c) Incorreta. O recebimento de caixa por seguradora de prêmios e sinistros é um fluxo de caixa das Atividades Operacionais.

    d) Correta. Apesar do CESPE ter considerado correta esta afirmativa ela tem um erro conceitual. Não é o ganho ou a perda na alienação de imóveis que deve ser classificado como fluxo de caixa das Atividades de Investimento mas o valor recebido pela venda (o que é totalmente distinto do resultado apurado por tal venda).

    e) Incorreta. O pagamento a empregados ou por conta de empregado é um fluxo de caixa das Atividades Operacionais.

    Enfim, como não há alternativa correta vamos assinalar a “menos incorreta”, que no caso é a alternativa D.

  • É tipo de questão que pega o cara experiente

  • CPC 03:

    13. Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento.

  • Apesar do CESPE ter considerado correta esta afirmativa ela tem um erro conceitual. Não é o ganho ou a perda na alienação de imóveis que deve ser classificado como fluxo de caixa das Atividades de Investimento mas o valor recebido pela venda (o que é totalmente distinto do resultado apurado por tal venda).

    Professor Igor Cintra

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento.