SóProvas


ID
2646205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de entidades, relacionamentos e tipos de chave, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da A?

  • O erro da Letra A é que a entidade fraca pode possuir seus próprios atributos chave + os atributos chave da entidade que depende.

    Município
    Codigo
    Descricao

    Bairro
    Codigo
    CodigoMunicipio

    Descricao

  • Complementando a resposta do Eder, uma entidade fraca depende de uma entidade forte para existir. E essa dependência também é expressa por meio dos atributos.

  • Caros colegas, poderiam citar a fonte que justifica o erro da alternativa A? 

    Entendo que a regra é, segundo Navathe: 

    Um tipo entidade pode também não ter chave; nesse caso é chamado tipo entidade fraca

    Tipos entidade que NÃO têm seus PRÓPRIOS atributos-chave são chamados tipos entidade fraca

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • talvez faltou recurso para anular essa questão
    Marquei letra A porquê segundo Navathe (Pág. 144) "Tipos de entidade que não possuem atributos-chave são chamados tipos de entidade fraca". FIM
    WTF viu

  • Fiquei na dúvida da C, mas com um pouco de atenção percebi. Abaixo o itemn da questão corrigida.

    Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades.

    Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância das entidades.

  • Butt head uma entidade fraca pode ter atributos, caso contrário seria uma espécie de atributo e não de entidade, do mesmo modo que podem ter atributos chave

  • Corroborando:

    GABA: E

    A entidade fraca pode ter atributos-chave. Só não é possível formar uma chave-primária a partir de tais atributos, dependendo, assim, da entidade forte.

     

    Embora um conjunto de entidades fraco não tenha uma chave primária, precisamos todavia de uma forma de distinção entre todas essas entidades no conjunto de entidades que dependa de uma entidade forte particular.

    https://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula7

    Para quem precisa de uma ajuda na preparação, segue no instagram a página @prof.lucasmicas

    Dicas que me levaram ao 1º lugar na PF!

  • É impressão minha ou os professores de informática do QC não pisam nessas terras afastadas tipo banco de dados?

  • CESPE sendo contraditória:

    CESPE 2011 - Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. - Gab: C

  • Vi os colegas comentando a seguinte frase de Navathe:  "Tipos de entidade que não possuem atributos-chave são chamados tipos de entidade fraca".

     

    Vou puxar um pouco para RLM aqui, dizer que 'se não possui atributos-chave, é entidade fraca', não é o mesmo que dizer que 'se é entidade fraca, não possui atributos-chave'. 

     

    Agora, em relação a essa questão de 2011 que trouxeram, não sei se isso só ocorre no MER (explícito nessa questão abaixo) ou se estão utilizando outra referência atualmente.

     

    CESPE 2011 - Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. - Gab: C

  • Outra questão corroborando com os colegas, pra firmar o entendimento do CESPE:


    No mapeamento de uma entidade fraca, essa entidade será transformada em uma tabela cuja chave primária contém os atributos que compõem a chave primária da entidade da qual essa entidade fraca é dependente. CERTO

  • CESPE 2011 - Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. - Gab: C

    Provavelmente muda o examinador, muda também o entendimento da banca. Os prejudicados somos nós. 

  • Nesse tipo de matéria nem os examinadores sabem o que estão falando...

  • A) Uma entidade fraca não possui seus próprios atributos chave.

    Errado. Os atributos chave de uma entidade fraca são a chave primária da entidade forte com a qual ela, entidade fraca, se relaciona, e também o seu discriminador que é um conjunto de atributos da entidade fraca que permite sua distinção.

    Para Navathe a questão estaria correta, MAS podemos dizer que os atributos chaves da entidade fraca é o conjunto: chave primária da entidade forte com a qual se relaciona mais seu discriminador. Provavelmente será a posição adotada pela Cespe em próximas provas.


    B) Toda relação deve possuir somente uma chave primária de atributo único.

    Errado. A chave primária pode ser composta de mais de um atributo.


    C) Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades.

    Errado. Determina exclusivamente uma instância das entidades.


    D) A abordagem entidade-relacionamento permite somente relacionamentos binários e dos tipos 1:1 e 1:n.

    Errado. Permite relacionamentos N:N que são desmembrados em 1:N e 1:N


    E) correta.

  • também achei que a A estava certa baseado nessa questão

    é de fuder

    FCC 2010

    Entidade Fraca é definida com uma chave primária,

    escolhida entre os atributos da própria entidade,

    e uma chave estrangeira, cujo conteúdo é a chave primária da entidade forte

    er

    rada

    A criação de uma entidade fraca só necessita da chave estrangeira que é chave primária na entidade forte. Porém, a chave primária da entidade fraca será formada pela chave estrangeira da entidade forte mais um outro atributo que diferencie os registros (no caso teremos chaves candidatas e selecionamos uma delas para compor a chave primária junto com a chave estrangeira).

  • e) Uma entidade forte existe no banco de dados e possui atributos que a identificam sem que ela precise estar associada a outra entidade identificadora.

    CORRETA. Uma entidade forte possui atributos próprios suficientes para formar a chave primária. Segundo [1]:

    "Um conjunto de entidades que possui uma chave primária é definido como conjunto de entidades forte."

    Demais alternativas estão incorretas:

     

    a) Uma entidade fraca não possui seus próprios atributos chave.

    ERRADA. O erro da alternativa está destacado em vermelho. Uma entidade fraca é um tipo de entidade que não possui atributos suficientes para formar uma chave primária, ou seja, essa entidade só pode ser identificada (ou existir) através da associação com outra entidade. Apesar disso, a entidade fraca possui uma chave parcial composta por atributos próprios que identificam unicamente cada um dos seus registros.

     

    b) Toda relação deve possuir somente uma chave primária de atributo único.

    ERRADA. O erro da alternativa está na afirmação de chave primária ter atributo único. A chave primária pode ser composta de um ou mais atributos e identificar unicamente as tuplas da entidade. Além disso, a chave primaria não pode ter valor nulo.

     

    c) Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades.  .

    ERRADA. O erro da alternativa está no trecho “uma instância de um relacionamento entre entidades”. O correto seria “uma tupla ou registro de uma entidade”, pois a chave é usada para determinar unicamente uma tupla ou registro de uma entidade.

     

    d) A abordagem entidade-relacionamento permite somente relacionamentos binários e dos tipos 1:1 e 1:n.

    ERRADA. O erro da alternativa está em condicionar o grau do relacionamento em 2, ou relacionamento binário. No modelo Entidade Relacionamento, o grau de relacionamento é número de entidades participantes do relacionamento. Sendo assim, podem ter relacionamentos com grau maior que 2, além dos tipos n:m.

  • a) Uma entidade fraca não pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Sua chave própria é conhecida como chave parcial. Veja que o atributo existe, só não é capaz de identificar unicamente a entidade. É uma distinção sutil. ERRADA

    b) As relações possuem somente uma chave primária ou conjunto de atributos chave. Contudo, essa chave pode ser composta por múltiplos atributos, como veremos em detalhes na aula a respeito do modelo relacional. ERRADA

    c) Um identificador ou chave é um atributo que identifica unicamente uma instância de um conjunto de entidades, não do relacionamento. ERRADA

    d) Faltou a terceira cardinalidade possível, m:n (ou n:n), que denota os relacionamentos muitos para muitos. ERRADA

    e) Uma entidade forte, ao contrário das entidades fracas, pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Essa é a nossa resposta! CERTA

  • a) Uma entidade pode ter um atributo que seja chave, contudo, ele sozinho não consegue identificar um elemento da entidade. Para compor a chave ele precisa de um atributo que vai ser definido na entidade forte a ele associada.

    b) A chave primária de uma relação pode ser classificada em simples, quando possuir apenas um atributo, ou composta, quando tiver dois ou mais atributos.

    c) Uma instância de relacionamento é uma associação entre entidades, que inclui exatamente uma entidade de cada tipo de entidade participante. A identificação do relacionamento é feita pela associação entre as chaves das entidades participantes do relacionamento.

    d) Os relacionamentos binários admitem cardinalidade máxima 1:1, 1:N, e N:M.

    e) GABARITO.

  • Entidade fraca tem chave primária, mas não tem chave primária própria. Alternativa A está correta

  • Eu acho que as questoes de informática são tão pesadas, que o professor de informática daqui não gosta nem de aparecer, só pode.

  • Tipos de entidade

    Entidade Física ( Palpável )

    Existem no mundo físico.

    Exemplos: Carros, mobiliário, estoques.

    Entidade Lógica ( Ideia )

    Não existem no mundo físico.

    Exemplo: Vendas, viagens,Softwares, BD.

    Entidade Forte ( Independente )

    Existência BD "não" depende outra entidade.

    Exemplos: Funcionários, produtos, Alunos.

    Entidade Fraca ( Dependente )

    Existência depende de outra entidade.

    Exemplos: Prêmios funcionários, Brindes, Vendas.

    Entidade Associativa ( Relacionamento/2entidades)

    Entidades associativas surgem quando há necessidade de se criar um relacionamento entre entidades existentes.

  • Sinto que

    ou ta tendo uma confusão, e a galera aqui está achando que atributo-chave é o mesmo que chave-primária.

    ou eu achei conceitos errados fazendo essa pesquisa.

    Olha os conceitos que achei

    Atributo-chave: Tipo de atributo cujos valores são distintos para cada entidade em um conjunto de entidades.

    chave primária: conjunto de um ou mais atributos cujos valores servem para distinguir uma ocorrência da entidade 

  • a) Uma entidade fraca não pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Sua chave própria é conhecida como chave parcial. Veja que o atributo existe, só não é capaz de identificar unicamente a entidade. É uma distinção sutil. ERRADA

    b) As relações possuem somente uma chave primária ou conjunto de atributos chave. Contudo, essa chave pode ser composta por múltiplos atributos, como veremos em detalhes na aula a respeito do modelo relacional. ERRADA

    c) Um identificador ou chave é um atributo que identifica unicamente uma instância de um conjunto de entidades, não do relacionamento. ERRADA

    d) Faltou a terceira cardinalidade possível, m:n (ou n:n), que denota os relacionamentos muitos para muitos. ERRADA

    e) Uma entidade forte, ao contrário das entidades fracas, pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Essa é a nossa resposta! CERTA

    Prof. Arthur Mendonça

  • (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Específicos)

    Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador

    GABARITO DA BANCA: CERTO

    E ai???????

    Hora a banca cobra uma coisa, hora cobra outra! hahaha

  • LETRA "E"

    Entidades fortes têm chaves primárias independentes. Somente as entidades fracas é que necessitam de outra para "sobreviver."

  • Fica difícil saber o que a cespe pensa, ora é uma coisa ora é outra, se contradiz nas próprias questões:

    Nos modelos entidade-relacionamento, para uma dada entidade, cada atributo multivalorado pode ter mais de um valor, enquanto cada atributo monovalorado tem um único valor; cada atributo composto pode ser dividido em partes menores; os atributos derivados podem ser calculados a partir de outros atributos; os tipos entidade fraca têm seus próprios atributos-chave. Gabarito: ERRADO

  • a) Uma entidade fraca não pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Sua chave própria é conhecida como chave parcial. Veja que o atributo existe, só não é capaz de identificar unicamente a entidade. É uma distinção sutil. ERRADA

    b) As relações possuem somente uma chave primária ou conjunto de atributos chave. Contudo, essa chave pode ser composta por múltiplos atributos, como veremos em detalhes na aula a respeito do modelo relacional. ERRADA

    c) Um identificador ou chave é um atributo que identifica unicamente uma instância de um conjunto de entidades, não do relacionamento. ERRADA

    d) Faltou a terceira cardinalidade possível, m:n (ou n:n), que denota os relacionamentos muitos para muitos. ERRADA

    e) Uma entidade forte, ao contrário das entidades fracas, pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Essa é a nossa resposta! CERTA

    Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • Banca: cespe

    Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. CERTO

  • A) Uma entidade fraca não possui seus próprios atributos chave. (ERRADO)

    Uma entidade possui a sua própria chave contudo é parcial, esta chave depende de uma outra advinda de uma entidade forte.

    B)Toda relação deve possuir somente uma chave primária de atributo único.(ERRADO)

    As relações possuem chaves, que podem ter um ou mais atributos.

    C) Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades.(ERRADO)

    As chaves ou identificadores podem ser usados tanto para determinar instância em relacionamento quanto em entidades. Portanto não é exclusivos para relacionamentos.

    D)A abordagem entidade-relacionamento permite somente relacionamentos binários e dos tipos 1:1 e 1:n.(ERRADO)

    Existem relacionamentos do tipo N:N

    E) Uma entidade forte existe no banco de dados e possui atributos que a identificam sem que ela precise estar associada a outra entidade identificadora.(CERTO)

    É isso mesmo. As entidades fortes são independentes.

  • a) Uma entidade fraca não possui seus próprios atributos chave. Incorreto:

    a chave de entidade fraca é a chave primária da entidade forte com que ela se relaciona juntamente com os atributos discriminadores dela.

    b) Toda relação deve possuir somente uma chave primária de atributo único. Incorreto: a chave primária pode ser composta por mais de um atributo.

    c) Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades Incorreto: Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância entre entidades.

    d) A abordagem entidade-relacionamento permite somente relacionamentos binários e dos tipos 1:1 e 1:n. Incorreto: A abordagem entidade-relacionamento permite relacionamentos unários, binários e outros, além de várias cardinalidades ((0, 0), (0, N), (1, 1), (1, N), (N, N)).

    e) Uma entidade forte existe no banco de dados e possui atributos que a identificam sem que ela precise estar associada a outra entidade identificadora Correto: Uma entidade forte existe no banco de dados e possui atributos que a identificam sem que ela precise estar associada a outra entidade identificadora.

    Gabarito: Letra E.

  • GAB: E

    Entidade Forte (ou Entidade Independente): são aquelas cuja existência independe de outras entidades, ou seja, por si só elas já possuem total sentido de existir.(0,1) (0,N)

  • Uma entidade forte é independente, ela não precisa de outra entidade para existir.

  • IBADE: O modelo Entidade-Relacionamento permite a modelagem conceitual de dados em alto nível e pode ser utilizado no projeto conceitual de banco de dados. Neste modelo, o tipo de entidade que não possui seus próprios atributos-chave é a denominada: Fraca.

    CESPE: Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. GAB C

    A SOBERANA aí é quem manda, eu apenas atualizo o material.

  • A maior parte dos assinantes estão lá em questões de word/excel/windows (jovens inocentes), logo é lá que os professores ficam. Aqui só a galera desolada. Força!

  • Alguém explica a letra A?

    A) Uma entidade fraca não possui seus próprios atributos chave.(errado)

    Em um modelo entidade-relacionamento, as entidades fracas não possuem seus próprios atributos-chave. Elas possuem sempre restrição de participação total, também conhecida como dependência de existência em relação a seu relacionamento identificador. Esse tipo de restrição ocorre porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem um tipo identificador. (Certo)

  • Entidades: coisas do modelo

               -fortes: sentido próprio de existir (ex.: aluno)

               -fracas: dependem de outra para existir (ex.: nota)

               - podem representar coisas concretas ou abstratas;

  • a) Uma entidade fraca não pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Sua chave própria é conhecida como chave parcial. Veja que o atributo existe, só não é capaz de identificar unicamente a entidade. É uma distinção sutil. ERRADA

    b) As relações possuem somente uma chave primária ou conjunto de atributos chave. Contudo, essa chave pode ser composta por múltiplos atributos, como veremos em detalhes na aula a respeito do modelo relacional. ERRADA

    c) Um identificador ou chave é um atributo que identifica unicamente uma instância de um conjunto de entidades, não do relacionamento. ERRADA

    d) Faltou a terceira cardinalidade possível, m:n (ou n:n), que denota os relacionamentos muitos para muitos. ERRADA

    e) Uma entidade forte, ao contrário das entidades fracas, pode ser identificada unicamente pelos seus próprios atributos. Essa é a nossa resposta! CERTA

    Fonte: Arthur Mendonça - Direção Concursos

  • Em 13/08/21 às 15:07, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 13/08/21 às 15:07, você respondeu a opção A.

    Você errou!Em 19/02/21 às 19:01, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 19/02/21 às 19:01, você respondeu a opção A.

    libriana, né