SóProvas


ID
2646277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O pesquisador que, em auditoria, elabora plano de observação com base no conhecimento dos aspectos significativos para o alcance dos objetivos dessa atividade realiza a observação

Alternativas
Comentários
  •  TIPOS DE OBSERVAÇÃO DIRETA

     

    13. As formas mais utilizadas de observação direta nas auditorias são:

     

    13.1 identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, sendo necessário construir um relacionamento de confiança para evitar o mínimo de alteração no ambiente.

     

    13.2 não-identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, porém a comunicação e a informação sobre o trabalho em andamento são feitas somente ao término da visita.

     

    13.3 sistemática: o pesquisador elabora plano de observação baseado no conhecimento dos aspectos que são significativos para alcance dos objetivos da observação. Esta forma requer algum conhecimento do problema em estudo para permitir estabelecer as categorias que guiarão a análise da situação.

     

    13.4 assistemática: o pesquisador está mais livre, sem fichas ou listas de registro. Geralmente, em visitas exploratórias, utiliza-se essa forma de observação para formar juízo de valor e aumentar o entendimento sobre o objeto auditado. As informações obtidas podem ou não ser registradas formalmente.

  • Onde está essa classificação dos tipos de observação direta?

  • https://portal.tcu.gov.br/controle-externo/normas-e-orientacoes/tecnicas-estudos-e-ferramentas-de-apoio/

  • Gab: C

    A questão está falando da observação direta que classificam-se em:

     

     - identificada:  observa de maneira espontânea / registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho/ constroi um relacionamento de confiança/ evita o mínimo de alteração no ambiente.

     

     - não-identificada: observa de maneira espontânea /  registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho/ comunicação e a informação são feitas somente ao término da visita.

     

    - sistemática: elabora plano de observação/ baseado no conhecimento dos aspectos que são significativos / requer algum conhecimento do problema em estudo.

     

    - assistemática: o pesquisador está mais livre/ visitas exploratórias/ forma juízo de valor/ informações obtidas podem ou não ser registradas formalmente.

  • Isso está em https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A158FE98EE0158FF0E079C79F4

     

    PORTARIA-SEGECEX Nº 19, DE 14 DE JUNHO DE 2010 - Aprova o documento Técnica de Observação Direta
    em Auditoria.

  • Essa questão deveria estar classificada como AUDITORIA GOVERNAMENTAL pois cobra uma portaria do TCU e não uma norma do Conselho Federal de Contabilidade(CFC)

    PORTARIA-SEGECEX Nº 19, DE 14 DE JUNHO DE 2010 - pg7

    Conforme exposto pelos demais comentários, o gabarito é C.

    13. As formas mais utilizadas de observação direta nas auditorias são:

     

    13.1 identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, sendo necessário construir um relacionamento de confiança para evitar o mínimo de alteração no ambiente.

     

    13.2 não-identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, porém a comunicação e a informação sobre o trabalho em andamento são feitas somente ao término da visita.

     

    13.3 sistemática: o pesquisador elabora plano de observação baseado no conhecimento dos aspectos que são significativos para alcance dos objetivos da observação. Esta forma requer algum conhecimento do problema em estudo para permitir estabelecer as categorias que guiarão a análise da situação.

     

    13.4 assistemática: o pesquisador está mais livre, sem fichas ou listas de registro. Geralmente, em visitas exploratórias, utiliza-se essa forma de observação para formar juízo de valor e aumentar o entendimento sobre o objeto auditado. As informações obtidas podem ou não ser registradas formalmente.