SóProvas


ID
2646649
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação às diferentes estruturas de mercado possíveis em uma economia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No oligopólio, a característica central é a interdependência competitiva, ou seja, as decisões de cada empresa afetam de maneira significativa o lucro das concorrentes.
( ) Na concorrência monopolista, há um número relativamente elevado de firmas com um considerável poder concorrencial, porém os segmentos de mercado e produtos são diferenciados garantindo um pequeno poder sobre o preço dos produtos.
( ) No monopólio, a existência de uma única firma dominante, significa que o monopolista sempre pode aumentar os preços indiscriminadamente.
( ) Na concorrência perfeita, uma empresa não consegue afetar o preço de equilíbrio, sendo caracterizada como uma “tomadora de preços” (ou price-taker).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "B".

    V – V – F – V

     

    Apesar de ter acertado a resposta não sei justificar (se alguém o fizer agradeço) e escrevo o item correto para quem não tem assinatura.

  • Questão de microeconomia...mas vamos lá.

     

    (V) oligopólio (do grego "oligoi", poucos, e "polein", vender, significando "poucos para vender") são poucos os fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado, e sendo sensíveis a mudanças de preço no mercado, representando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço.

     

    (V)Os produtos ofertados por esse tipo de mercado são semelhantes e facilmente substituíveis (exemplo: calça jeans) As firmas possuem a exclusividade da marca com que trabalham, e devido a essa exclusividade marca/produto, conseguem ter um pequeno poder sobre o preço dos seus produtos ofertados.

     

    (F) Embora seja a firma dominante no mercado (Ex: companhia elétrica), ela não pode aumentar os preços indiscriminadamente. O governo tem o papel de regular os preços praticados pelo monopolista, tentando aproximar o preço do produto ofertado ao custo médio.

     

    (V) Concorrência perfeita é um mercado caracterizado por inúmeras firmas, inúmeros consumidores e produtos homogêneos. Nesta situação, se uma das empresas aumentar o preço de venda, toda a procura que lhe era dirigida passa a ser dirigida às outras empresas; se pelo contrário a empresa reduzir o preço de venda, acabará por ter de fechar pois esse preço será abaixo do preço de custo, não sendo portanto uma situação sustentável. Portanto, a empresa deve aceitar os preços praticados no mercado (tomadora de preço - price taker).

    Vale lembrar que as firmas na concorrência perfeita operam com P = Cmg.