SóProvas


ID
2647741
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Como um processo de decisão, a seleção de pessoal apresenta modelos diferentes de comportamento.


Uma abordagem mais ampla e situacional com vários candidatos para várias vagas a preencher caracteriza o modelo de

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Colocação: Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição. 

    Modelo de Seleção: Há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. Cada candidato é comparado com os requisitos exercidos pelo cargo que se pretende preencher, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deverá ser admitido, se reprovado, o candidato é reprovado do processo seletivo, pois existem vários outros candidatos para o cargo e apenas um deles poderá ocupá-lo. 

    Modelo de classificação: Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para aquele cargo. Se aprovado é admitido. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos que se pretende preencher, até se esgotarem os cargos vacantes e as alternativas restantes. Daí a denominação classificação. Para cada cargo a ser preenchido ocorrem vários candidatos que o disputam, sendo que apenas um deles poderá ocupá-lo, se vier a ser aprovado. O modelo de classificação parte de um conceito ampliado de candidato: a organização não o considera interessado em um único e determinado cargo, mas como candidato da organização e que poderá ser posicionada no cargo mais adequado às suas características pessoais. É a abordagem mais ampla e eficaz. 
     

  • Colocação - 1 vaga - 1 candidato

    Seleção - 1 vaga - Vários candidatos

    Classificação - várias vagas - vários candidatos ( somo NOZES, kkk).

  • E quando não tem nenhuma vaga (cadastro de reserva) seria o que? Guerra infinita?

  • Gabarito Letra A

     

    Modelos de seleção

     

    1. Modelo de colocação: é quando só há um candidato e uma vaga a ser preenchida;      

    2. Modelo de seleção: ocorre quando há vários candidatos para ocupar uma vaga específica. Assim, a organização escolhe o melhor candidato para a sua necessidade.         

     3. Modelo de classificação: está relacionado à existência de múltiplas vagas para cada candidato e múltiplos candidatos para cada vaga. É uma abordagem ampla e eficaz para aproveitar as capacidades dos candidatos inscritos para a organização para os vários cargos disponíveis.

    4. Modelo de agregação de valor: é o modelo que busca comparar as competências individuais os quais os candidatos oferecem em relação às competências que interessam à organização, para que lhe agregue valor e aumente a sua competitividade.

  • Dá pra bolar algum BIZU, vejam:

     

    CLÁSECO

     

    Classificação - CLÁ - várias vagas + vários candidatos

    Seleção - SE - 1 vaga + vários candidatos

    Colocação - CO - 1 vaga + 1 candidato

     

    Fonte: meu caderno de BIZUS

    ;-))

  • Modelo de colocação: neste há somente um candidato e uma vaga, devendo-se, então, o candidato, obrigatoriamente, preencher a vaga sem sofrer rejeição alguma.

     

    Modelo de seleção: quando há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida, o candidato mais apto é selecionado.

     

    Modelo de classificação: é quando existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.

     

    Gabarito Letra A

  • 1 vaga para 1 candidato? Eu coloco.

    1 vaga para vários candidatos? Eu seleciono.

    Várias vagas para vários candidatos? Eu classifico.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os modelos de decisão sobre os candidatos apresentados ao processo de seleção de pessoas.

    De acordo com Chiavenato (p.121, 2014) temos quatro modelos de decisão sobre os candidatos:

    • Modelo de colocação, nele existe apenas um candidato e uma somente uma vaga a ser preenchida. Neste modelo não há a alternativa de rejeitar o candidato, ele deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
    • Modelo de seleção, é aquele em que existem vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deve ser admitido. Se reprovado, o candidato é dispensado do processo seletivo, pois há outros candidatos para o cargo vago e apenas um deles poderá ocupá-lo".
    • Modelo de classificação, nele existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para o cargo. Se aprovado é admitido, e se é rejeitado passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos, até se esgotarem os demais cargos vacantes e as alternativas restantes".
    • Modelo de agregação de valor: neste modelo, cada candidato é visto do ponto de vista das competências individuais que oferece para incrementar as competências organizacionais. Se as competências individuais oferecidas interessam à organização, o candidato é aceito. Caso contrário, é rejeitado.

    Após verificarmos os modelos de decisão sobre os candidatos, concluímos que a alternativa "A" apresenta o modelo que se encaixa nas características do enunciado.

    GABARITO: A

    Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.