SóProvas


ID
2647777
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia as operações realizadas pela empresa que provocam alterações no seu Caixa, que é formado pelo dinheiro em Caixa, Saldo de Bancos conta Movimento e Equivalentes de Caixa.


Nesse contexto do Caixa e dos fluxos de caixa, as aplicações financeiras são consideradas equivalentes de caixa quando o seu vencimento ocorrer em prazo, em dias, não superior a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    CPC 03

     

    5 -  Na definição de equivalentes de caixa, além do disposto nos itens 7 a 10 do CPC 03, deve ser observado que: (Res 3604 art 3º)

     

    (a)    para ser considerado equivalente de caixa, um investimento deve ter, na data de aquisição, prazo de vencimento igual ou inferior a noventa dias;

    (b)    investimentos em instrumentos de capital não são considerados equivalentes de caixa, a menos que, em essência, preencham os requisitos previstos no CPC 03 e neste Plano Contábil.

  •  

    GAB:C

     

    Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos.

    Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor.

     

    Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo,três meses ou menos, a contar da data da aquisição.

     

    -Contabilidade geral 3D, Cap. 27

  • Gab: C

    igual ou inferior a 90 dias

  • Equivalentes de Caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. 

    Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição. Os investimentos em instrumentos patrimoniais (de patrimônio líquido) não estão contemplados no conceito de equivalentes de caixa, a menos que eles sejam, substancialmente, equivalentes de caixa, como, por exemplo, no caso de ações preferenciais resgatáveis que tenham prazo definido de resgate e cujo prazo atenda à definição de curto prazo.

    Com isso, correta a alternativa C.