-
Gabarito: E
O valor probatório é uma das valorações que pode se fazer a respeito dos documentos:
a) Valor Informativo - valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
b) Valor Intrínseco - valor que um documento possui em razão de seu conteúdo, das circunstâncias de sua produção, de suas assinaturas ou selos.
c) Valor Probatório - valor intrínseco que permite a um documento de arquivo servir de prova legal.
d) Valor Histórico - valor de resguardar a memória.
-
VALOR SECUNDÁRIO (HISTÓRICO): documentos vinculados a fatos históricos para a instituição ou para a sociedade. POUCOS DOCUMENTOS ATINGIRÃO ESSE VALOR. É um valor imprescritível. Compreende os documentos da fase permanente.
Também é chamado na bibliografa arquivística de valor probatório ou informativo.
GABARITO -> [E]
-
DOCUMENTOS PREMANENTES
-SECUNDARIOS
-VALOR HISTÓRICO
-PROBATÓRIO E INFORMATIVO,HISTÓRICO
-INALIENAVEIS E IMPRESCRITIVEIS
-ACESSO LIBERADO AO PÚBLICO EXTERNO
-PERDA DE VALOR DE NATUREZA DA ADM
OBS: APÓS SER TRANSFORMADO EM ARQUIVO PERMANENTE, A INSTITUIÇÃO TEM A CUSTODIA DESSES DOCUEMNTOS, E TEM COMO FINALIDADE SUA CONSERVAÇÃO.
-
Adendo:
Probatório - valor de prova (probatório).
O.B.S.:O documento de arquivo evolui até a 3° idade (permanente), ali permanece dado a sua importância histórica/probatória/informacional, vale salientar que, se ele não fosse imprescindível para a entidade poderia ser descartado tanto na fase corrente quando na intermediária.
FONTE: ARQUIVOLOGIA - PARA TÉCNICO E ANALISTA (2016). 4a Edição: Revista, ampliada e atualizada; George Melo Rodrigues.
bons estudos
-
Gab: B
O arquivo tem valor histórico, conta a história da instituição.
Logo, tem valor probatório - comprova o que aconteceu.
(foi o raciocínio que eu fiz)
-
EDUCACIONAL --- biblioteca
CULTURAL ----- museu
PROBATÓRIO --- ARQUIVO
-
Gab. E
Os documentos são gerados com alguma finalidade, a partir disso, sempre que a organização quiser comprovar ou informar algo a alguém, ela poderá recorrer aos documentos criados.
Se não tivessem esse valor, os documentos seriam inúteis.
-
Arquivo tem caráter PROBATÓRIOO
-
Tem valor de PROva = PRObatório :)
-
Sendo os documentos de arquivos produtos ou consequências de atividades típicas da instituição, os mesmo devem ser preservados por serem fontes de provas e informações sobre as atividades ou funções que os geraram, bem como sobre a instituição produtora em geral.
De fato, esta é a principal característica que diferencia o documento de arquivo dos demais documentos: o seu caráter probatório e informativo.
As características de documento educacional, cultural, informativo, entretenimento, etc, são legadas aos documentos de bibliotecas, museus e centros de documentação.
Gabarito do professor: Letra "E"
-
Letra E: probatório.
Arquivo é o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas atividades. Uma justificativa para se conservarem os documentos em uma instituição é o poder de prova que eles podem apresentar.
-
Segundo o DBTA, valor probatório é o valor intrínseco que permite a um documento de arquivo servir de prova legal. Já que os documentos refletem as atividades da instituição, eles possuem capacidade probatória.
Resposta: E