SóProvas


ID
2648602
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em estruturas metálicas, para as barras de aço tracionadas, na limitação do índice de esbeltez, recomenda-se que o índice de esbeltez das barras tracionadas, tomado como a maior relação entre o comprimento destravado “Lt” e o raio de giração “r” correspondente, com exceção das barras redondas rosqueadas que são montadas com pré-tensão, devem possuir a seguinte relação:

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se que o índice de esbeltez das barras tracionadas, tomado como a maior relação entre o comprimento destravado e o raio de giração correspondente, não supere 300.

  •  NBR 8800/2008. 

     

    5.2.8.1 Recomenda-se que o índice de esbeltez das barras tracionadas, tomado como a maior relação entre o comprimento destravado e o raio de giração correspondente (L/r), excetuando-se tirantes de barras redondas pré-tensionadas ou outras barras que tenham sido montadas como pré-tensão, não supere 300.

     

    ÍNDICE DE ESBELTEZ DAS BARRAS TRACIONADAS  =< 300

  • Índice de esbeltez

    Barras tracionadas =< 300

    Barras comprimidas =< 200

     

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • SEMPRE PROCURE O COMENTÁRIO DO CR7 ABRAÇOS

  • Nem precisava saber o valor exato. Geralmente a norma adota indices e limites para garantir o dimensionamento dentro da segurança; havendo um mínimo de experiência ou conhecimento em projetos de estruturas, podemos observar que as alternativas letra "A" e "D" oferecem um valor que parte de 400, porém sem limite algum; já na alternativa "C" demonstra um valor fixo, oque dificilmente ocorre quando estamos dimensionando elementos estruturais, pois sempre haverá uma variação dentro de um limite estabelecido. Dessa forma resta apenas a letra "B", <=300, que é um limite bem mais "familiar" e nos faz lembrar das apostilas para dimensionamento de estruturas metálicas, quando precisamos verificar quanto a flambagem.

  • ÍNTEGRA DA 8800/2008:

    5.2.8 Limitação do índice de esbeltez

    5.2.8.1 Recomenda-se que o índice de esbeltez das barras tracionadas, tomado como a maior relação entre o comprimento destravado e o raio de giração correspondente ( rL ), excetuando-se tirantes de barras redondas pré-tensionadas ou outras barras que tenham sido montadas com pré-tensão, não supere 300 (ver 5.2.8.3).

    5.3.4 Limitação do índice de esbeltez

    5.3.4.1 O índice de esbeltez das barras comprimidas, tomado como a maior relação entre o produto KL e o raio de giração correspondente r, portanto rKL , onde K é o coeficiente de flambagem fornecido por E.2.1.1, E.2.1.2 ou E.2.1.3, o que for aplicável, e L é o comprimento destravado, não deve ser superior a 200.

    RESUMÃO MAROTO:

    Barras tracionadas: λ ≤ 300

    Barras comprimidas λ ≤ 200

    @ocivilengenheiro