-
São as questões que apresentam uma certa incoerência interna, alguma incoerência lógica a até mesmo alguma impossibilidade
intrínseca, freqüentemente imperceptível para o consulente.
Mas, em todos esses casos, o que o bibliotecário deve fazer é ter paciência para explicar, persuadir convencer e despachar o consulente, se não mais informado ou mais sábio, pelo menos mais satisfeito. Grogan p.28
-
A questão inverteu a ordem.
Questões de referência
Consultas residuais: apresentam alguma incoerência intrínseca.
Consultas irrespondíveis: apresentam impossibilidade lógica.
Existem ainda as consultas mutáveis: mudam sua natureza durante o atendimento.
-
Conforme Grogan (2001, p. 43):
Consultas residuais. São as questões que apresentam uma certa incoerência interna, alguma incoerência lógica a até mesmo alguma impossibilidade intrínseca, freqüentemente imperceptível para o consulente. Exemplos: ‘onde fica o centro da Inglaterra?’, ‘como é que Jesus usava o cabelo?’. Mas, em todos esses casos, o que o bibliotecário deve fazer é ter paciência para explicar, persuadir convencer e despachar o consulente, se não mais informado ou mais sábio, pelo menos mais satisfeito.
Questões irrespondíveis. É claro que o mundo está repleto de questões para as quais não há resposta. Mesmo algumas das que acabamos de citar são do tipo que não tem uma resposta, o que os bibliotecários reconhecem graças à sua capacidade de raciocínio: uma resposta constitui uma impossibilidade lógica.
Gab. Errado
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
-
No livro a expressão "impossibilidade lógica" está dentro de consultas irrespondíveis, porém, parece que o autor se refere a consulta anterior (no caso as residuais). Alguém entendeu desta forma?
segue o trecho:
Questões irrespondíveis É claro que o mundo está repleto de questões para as quais não há resposta.Mesmo algumas das que acabamos de citar são do tipo que não tem uma resposta, o que os bibliotecários reconhecem graças à sua capacidade de raciocínio: uma resposta constitui uma impossibilidade lógica. (p.28 do livro eletrônico)
-
A assertiva descreveu o primeiro tipo de questão irrespondível. Consultas residuais são aquelas que não se enquadram em nenhuma categoria por ser praticamente impossível fazê-lo de maneira útil.
Gabarito: E
-
Questão que seria passível de recurso, na minha opinião. Primeiro porque impossibilidade ou incoerência lógica de uma pergunta trazem o mesmo sentido de algo irrespondível. Segundo porque o bibliotecário, por mais que não possa ¨despachar¨ o usuário, ainda assim não teria uma resposta a sua questão.