SóProvas


ID
2648818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue o próximo item.


O termo representação descritiva, embora muito abrangente, impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento temático da informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • O erro da questão é afirmar que a representação descritiva é um termo abrangente. Segundo Verly, Rocha e Silveira (2012) “catalogação” pode ser considerado um termo genérico utilizado para abarcar a catalogação temática e a descritiva. Enquanto que o termo “representação descritiva” é um termo mais específico [logo, não é abrangente] que impossibilita a ambigüidade e confusão com o tratamento temático da informação. Acredita-se que a tendência da substituição do termo “catalogação” resultará em recuperação maior de artigos futuramente com o termo “representação descritiva”, quando esta tendência estiver consolidada e aceita entre a comunidade bibliotecária."

  • Conforme Maimone, Silveira e Tálamo (2011, p. 28):

    Portanto, a representação da informação pode ser subdividida em representação descritiva e representação temáticaA primeira representa as características específicas do documento, denominada descrição bibliográfica, que permite a individualização do documentoEla também define e padroniza os pontos de acesso, responsáveis pela busca e recuperação da informação, assim como pela reunião de documentos semelhantes, por exemplo, todas as obras de um determinado autor ou de uma série específica. A segunda detém-se na representação dos assuntos dos documentos a fim de aproximá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes. Neste contexto, são elaboradas as linguagens documentárias, instrumentos de controle vocabular a fim de tornar possível a “conversação” entre documentos e usuários

    Gab. Errado

    MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.1, p. 27-35, jan./abr. 2011. Disponível em: http://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/14582/art_MAIMONE_REFLECTIONS_ABOUT_THE_RELATIONS_BETWEEN_THEMATIC_2011.pdf?sequence=1

  • A questão aborda conceitos relacionados à representação da informação. 

    A representação da informação é tradicionalmente dividida em dois tipos: a representação temática e a representação descritiva. 

    A representação descritiva é utilizada para individualizar o item descrito, abordando suas características físicas e intrínsecas, sendo utilizada para a definição e padronização dos pontos de acesso. 

    A representação descritiva não é abrangente como mencionado na assertiva. Ao contrário, a representação descritiva é um tipo específico de representação, tal qual a representação temática. 

    Ambos os tipos fazem parte da representação da informação, este sim um conceito de maior abrangência. 

    Logo, o termo representação descritiva “impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento temático da informação" por ser uma atividade específica e não abrangente. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .