-
Eu diria a representação descritiva... E não temática
-
Conforme Maimone, Silveira e Tálamo (2011, p. 28):
Portanto, a representação da informação pode ser subdividida em representação descritiva e representação temática. A primeira representa as características específicas do documento, denominada descrição bibliográfica, que permite a individualização do documento. Ela também define e padroniza os pontos de acesso, responsáveis pela busca e recuperação da informação, assim como pela reunião de documentos semelhantes, por exemplo, todas as obras de um determinado autor ou de uma série específica. A segunda detém-se na representação dos assuntos dos documentos a fim de aproximá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes. Neste contexto, são elaboradas as linguagens documentárias, instrumentos de controle vocabular a fim de tornar possível a “conversação” entre documentos e usuários
Gab. Errado
MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.1, p. 27-35, jan./abr. 2011. Disponível em: http://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/14582/art_MAIMONE_REFLECTIONS_ABOUT_THE_RELATIONS_BETWEEN_THEMATIC_2011.pdf?sequence=1
-
Pontos de acesso estão relacionados à representação descritiva ou catalogação. Já a representação temática está ligada a palavras-chaves ou cabeçalhos de assuntos.
-
A representação descritiva representa as características específicas do documento (descrição bibliográfica), que permite a individualização do documento.
A representação temática se ocupa dos assuntos dos documentos, a fim de agrupá-los, tornando mais fácil a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes.
Gabarito: E
-
Segundo Mey (2009, p. 145) os pontos de acesso [...] o usuário pode procurar e encontrar, ou acessar , a REPRESENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA de um recurso, ou o próprio recurso eletrônico de acesso remoto. Os pontos de acesso reúnem os recursos por uma dada CARACTERISTICA DE SEMELHANÇA.
-
A catalogação compreende três partes:
1- descrição bibliográfica: INDIVIDUALIZAR os recursos bibliográficos, de forma que não sejam confundidos entre si.
2- pontos de acesso: reunir recursos bibliográficos por suas SEMELHANÇAS, estabelecendo RELAÇÕES entre si.
3- dados de localização: permitir a LOCALIZAÇÃO de um recurso bibliográfico em acervo determinado.
Isto é, a descrição bibliográfica permite a individualização dos documentos. Os pontos de acesso servem para relacioná-los.
-
Representação temática = indexação
Representação descritiva= catalogação