Classificação das bases de dados (CUNHA e ROWLEY)
1) Bases de dados referenciais - remetem às fontes primárias:
Bases de Dados Bibliográficos - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC
Bases de Dados Catalográficos - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs)
Bases de Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições. Ex.: " American Library Directory"
2) Bases de dados de fontes - contém os dados originais e textos completos :
Bases de Dados Numéricos - Incluem dados numéricos e estatísticos. Ex.: SIDRA/Fundação IBGE
Bases de Dados de Texto Completo - contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. Ex.: RCI/IBICT (artigos da revista Ciência da Informação)
Bases de Dados Textuais e Numéricos - mistura de dados textuais e numéricos. Ex.: Encyclopaedia Britannica
Bases de Dados Gráficos - apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Ex.: Trademarkscan (marcas comerciais patenteadas nos EUA)
Fonte:
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os tipos de bases de dados.
Na literatura da área, as bases de dados são tradicionalmente dividas em duas categorias: as bases de dados de referências e as bases de dados de fontes.
Nas bases de dados de fontes, o usuário é direcionado aos textos originais e completos diretamente, sem a necessidade de consulta de documentos, instituições ou indivíduos como referência.
As bases de dados de referências, por sua vez, encaminham o usuário para bibliografias, catálogos ou diretórios que compilam informações sobre o documento buscado sem necessariamente prover acesso a ele.
A assertiva proposta se enquadra na segunda categoria, a de bases de dados referenciais e está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.