SóProvas



Questões de Serviços Eletrônicos de Informação


ID
145486
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas eletrônicos de gerenciamento de bibliotecas compreendem vários modos e desempenham várias funções. A função citada abaixo, que não pertence a nenhum dos modos, é

Alternativas
Comentários
  • Funções de um sistema de gerenciamento de bibliotecas:

    • encomenda e aquisição
    • catalogação
    • catálogos em linha de acesso público (OPACs) e outras formas de catálogos
    • controle de circulação
    • controle de publicações seriadas
    • informações gerenciais
    • empréstimos entre bibliotecas
    • informação comunitária
    • acesso à internet  (ROWLEY, 2002, p. 315)

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
163393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual dos serviços, no contexto das bibliotecas digitais, é constituído de numerosos serviços de informação especializados?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. Eu coloquei essa alternativa pois é a única que se encontra num contexto especializado, um portal temático certamente trabalhará com informações especializadas.


ID
163531
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:

Alternativas
Comentários
  • Para a criação de uma biblioteca digital deve existir a preocupação com aspectos relacionados à qualidade, consistência, credibilidade do conteúdo disponibilizado e certificação dos dados.


ID
172705
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, o programa GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, instituindo um sistema de avaliação por pontos que permite mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicas para a implementação de ciclos contínuos de avaliação dos seus sistemas de gestão. Sua aplicação é viável em bibliotecas da área pública, principalmente devido

Alternativas
Comentários
  • Abaixo, a justificativa para a resposta correta, a letra C, de o programa ser de custo de aplicação não proibitivo:

    O QUE É GESPÚBLICA 

    Nos últimos anos, o GesPública utilizou-se de uma estratégia de sucesso alicerçada no trabalho voluntário de representantes de instituições públicas, desenvolvendo e divulgando conceitos e soluções para gestão, implantando e mobilizando núcleos regionais e setoriais nas unidades da federação e realizando avaliações do nível de gestão das instituições, seja por meio de auto-avaliações, seja nos ciclos anuais do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Destaque também foi dado a iniciativas relacionadas ao atendimento ao cidadão, tais como o desenvolvimento de estudos, guias e eventos para as centrais de atendimento integrado e a recente publicação do Decreto de Simplificação do Atendimento. 

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/anexos/saiba_mais_gespublica.pdf

    Decreto nº 5.378

    Art. 3º. Para consecução do disposto nos arts. 1º e 2º, o GESPÚBLICA, por meio do Comitê Gestor de que trata o art. 7º, deverá: 

     I - mobilizar os órgãos e entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização; 
     II - apoiar tecnicamente os órgãos e entidades da administração pública na melhoria do atendimento ao cidadão e na simplificação de procedimentos e normas;
     III - orientar e capacitar os órgãos e entidades da administração publica para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão; e 
     IV - desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública, da capacidade de atendimento ao cidadão e da eficiência e eficácia dos atos da administração pública federal. 


  • Honestamente, faça-me uma garapa! A banca pisou muito na bola. O conceito de preço proibitivo é aquele em que a demanda é impossível por conta do preço, entretanto o fato de o preço "não chegar a ser proibitivo" pode representar um alto custo para determinadas organizações. Entretanto, a letra B está mais próxima de uma resposta, pois os critérios de avaliação do gespública são bem feitos e podem ser representados por pontuações que variam de 250 até 1000, dependendo de como a organização já aplicou essa tecnologia administrativa.

    Não encontrei uma resposta a não a letra B, gostaria de saber se alguém tem alguma referência bibliográfica diferente da minha para responder.

  • Sinceramente discordo do gabarito. Pois esse Decreto menciona DESBUROCRATIZAÇÃO, então seria mais viável a alternativa B

  • Questão ridícula. Reconhecer o erro na letra B significa reconhecer no GESPÚBLICA uma complexidade que não existe no programa e que é totalmente contrária a ele. No mínimo risível a questão.


ID
172801
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Software pode ser definido como

Alternativas

ID
172804
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas brasileiras, foi traduzido e customizado do software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia. O texto refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.


ID
172807
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Por meio de uma parceria do IBICT com instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos no ambiente Web, este programa disponibiliza coleções referenciais que reúnem e organizam informações presentes na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento. O programa em questão é o

Alternativas
Comentários


  • Conheça o Prossiga

    Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Governo Federal, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas. 

    O Prossiga é um programa que oferece metodologias consolidadas de organização e tratamento da informação em ambiente web. Suas metodologias são utilizadas quando uma instituição decide estabelecer uma parceria com o IBICT para organizar e difundir seus conteúdos temáticos.

    A partir do momento que a instituição parceira formaliza o seu interesse em disponibilizar um serviço de informação, o Prossiga em conjunto com a instituição parceira, inicia as etapas de análise de requisitos e levantamento das categorias de informação que irão compor a arquitetura de informação do serviço em questão.


ID
174361
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um usuário que deseja obter a doutrina relativa à Lei nº 10.261 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado) deve consultar

Alternativas
Comentários
  • A meu ver a C e a D estão corretas. 

    A Biblioteca Jurídica Virtual – BJV é uma ferramenta de busca especializada, desenvolvida com o propósito de facilitar o acesso à informação jurídica . Disponibiliza o acesso aos magistrados, servidores da Justiça Federal e demais estudiosos do Direito, livros, documentos e artigos de periódicos jurídicos disponíveis em texto integral na internet.

    Porém no gabarito consta como correta a letra D. 

ID
197155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das
tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.

A Biblioteca 2.0 pode ser entendida como a aplicação de interação, colaboração e tecnologias multimídia embasadas na Web para serviços e coleções de bibliotecas embasadas na Web.

Alternativas
Comentários
  • O conceito Biblioteca 2.0 surge a partir da união dos conceitos encontrados nos termos Biblioteca e Web 2.0. Engloba as teorias e as práticas da Biblioteconomia inseridas no contexto da Web 2.0 (mensagens síncronas, streaming media, blogs, wikis, redes sociais, tagging, alimentadores RSS, Mashups). A Web 2.0 reconfigurou os processos de produção e organização do conhecimento e informações na Internet. Nesse sentido, o conceito de Biblioteca 2.0 marca uma relação das ações Biblioteconômicas com a dinâmica de conteúdos Web 2.0.


    Foco, força e fe


ID
197158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das
tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.

Embora mensagens síncronas, streaming media, blogs e wikis, redes sociais, alimentadores RSS, tagging e mashups sejam tecnologias web 2.0, não possuem aplicação direta em serviços de informação ofertados por bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    São justamente esses aspectos que caracterizam a web 2.0.

  • Com o advento da Web social, ou Web 2.0, os usuários se apropriam da Rede e trocam entre si dados, sons, imagens, filmes, etc. Comunicação é a palavra mágica da Web 2.0, dando origem a comunidades virtuais por grupos de interesses. (ACCART, 2012, p.188).

    Gab. Errado


ID
197173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

Greenstone, Ddspace, Fedora e Eprints são software gratuitos destinados à construção de bibliotecas digitais e repositórios institucionais.

Alternativas
Comentários
  • achei que fedora fosse um sistema operacional.....
  • O termo, num primeiro momento, pode até causar confusão com o homônimo sistema operacional para ambiente Linux (FEDORA CORE), mas o FEDORA enfocado é sigla para: The Flexible Extensible Digital Object and Repository Architecture.

    É um sistema dedicado à construção e administração de repositório e bibliotecas digitais, baseado numa arquitetura moldada para suportar de maneira flexível, uma ampla variedade e quantidade de objetos digitais. Desenvolvido para ser uma base onde os futuros repositórios e outros sistemas de bibliotecas digitais, baseados no conceito da interoperabilidade do ambiente Web, possam ser construídos. O programa é o resultado de trabalho conjunto entre aUniversidade de Virgínia e Universidade de Cornell

  • Também fiz isso.

     


ID
197191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

A utilização proficiente do conteúdo de obras de referência em ambiente impresso ou eletrônico constitui a principal atividade do serviço de referência de uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A principal atividade do serviço de referência é o USUÁRIO.

    FOCO E FÉ

ID
197194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Um serviço de referência digital é aquele iniciado eletronicamente, frequentemente em tempo real, em que os usuários utilizam computadores ou outra tecnologia de Internet para se comunicarem com os bibliotecários de referência sem estar fisicamente presentes.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, já em outras questões, vi tirarem o (FREQUENTEMENTE), ai fica errado, mas a banca considerou como certo e ninguém deve ter se manifestado.

    Um serviço de referência digital é aquele iniciado eletronicamente, frequentemente em tempo real, em que os usuários utilizam computadores ou outra tecnologia de Internet para se comunicarem com os bibliotecários de referência sem estar fisicamente presentes.


ID
197200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Software de chats ou de conexões de voz sobre IP são ferramentas úteis aos serviços de referência digital assíncronos, aqueles em que os usuários enviam suas consultas, que serão respondidas pelos bibliotecários em outro momento.

Alternativas
Comentários
  • Chat exige resposta imediata, ou quase. ERRADO.
  • Para complementar o correto comentário da nossa colega Juliana, software de chats ou de tecnologia VoIP (Voz sobre IP) são úteis aos serviços de referência digital SÍNCRONOS, ou seja, que pressupõe interação em tempo real.

    Força, foco e fé!

  • Os Serviços de Referência Digital podem ser:

    Assíncrona: respondidas em outro momento como email por exemplo.

    Síncrona: respondidas em tempo real como nos chats, telefone.


ID
200164
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos requisitos ou módulos que possui, como aquisição, catalogação, pesquisa, circulação etc. Ao avaliar a função de pesquisa, o bibliotecário deve observar, por exemplo, se o sistema oferece

Alternativas

ID
317497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática
para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma
biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à
avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Entre os requisitos relativos à recuperação da informação pelo usuário, incluem-se as pesquisas em campos determinados, a interface de busca avançada, a compatibilidade com o formato MARC e a capacidade de suportar licenças simultâneas e mais de 500 mil registros.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Requisitos relacionados ao processo de recuperação de informações constituem-se em recursos especiais de pesquisa para localizar documentos em múltiplas bases de dados, com filtragem de resultados e combinações de conjuntos, agregando as características imprescindíveis:

    a) capacidade de ordenar e classificar os documentos pesquisados;

    b) capacidade de permitir que os resultados de pesquisas sejam gravados;

    c) consulta à Internet; elaboração de estatísticas;

    d) estratégia de pesquisa on-line nas bases de dados por qualquer palavra, campo ou subcampo;

    e) indicação do status do documento pesquisado, se emprestado, em encadernação ou disponível; possibilidade de envio do resultado da pesquisa por e-mail, ao usuário;

    f) possibilidade de salvar estratégias de buscas para utilização posterior;

    g) recuperação por truncamento à esquerda, à direita e ao meio, operadores booleanos, proximidade e distância entre termos;

    h) visualização do resultado da pesquisa em forma de referência bibliográfica breve e completa, de acordo com a ABNT.

    Fonte: CÔRTE et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, set./dez. 1999

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • A estrutura do registro MARC não é mundialmente idêntica.


ID
323590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

O Bielefeld Academic Search Engine (BASE), uma iniciativa de acesso aberto à informação científica, constitui um provedor de serviços que, por meio de interface web, disponibiliza serviço de pesquisa que propicia busca simultânea de informações em metadados de bibliotecas digitais, periódicos científicos, repositórios institucionais e repositórios temáticos.

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo

  • BASE ( Bielefeld Academic Search Engine ) é um mecanismo de pesquisa multidisciplinar para recursos acadêmicos da Internet, criado pela Bielefeld University Library em  , Alemanha . É baseado em software livre e de código aberto , como Apache Solr e VuFind . Ele coleta metadados OAI de repositórios institucionais e outras bibliotecas digitais acadêmicas que implementam o Protocolo de Iniciativa de Arquivos Abertos para Coleta de Metadados (OAI-PMH) e, em seguida, normaliza e indexa os dados para pesquisa. Além dos metadados OAI , a biblioteca indexa sites selecionados e coleções de dados locais, todos os quais podem ser pesquisados ​​por meio de uma única interface de pesquisa.

    Fonte: Wikipedia.


ID
323593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

É possível calcular o índice h por meio da base de dados Scopus.

Alternativas
Comentários
  • A base de dados Scopus é a maior base de de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. SciVerse Scopus permite uma visão multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico,periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas.

    O Índice H, ou H-Index em inglês, foi criado em 2005 pelo físico J.E. Hirsch, da University of California. É uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos (papers) mais citados. Em outras palavras, o índice H é o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número. Exemplos que certamente ajudam a ilustrar o conceito: um pesquisador com H = 5 tem 5 artigos que receberam 5 ou mais citações; um pesquisador com índice H 30 é aquele que publicou 30 artigos científicos, sendo que cada um deles recebeu ao menos 30 citações em outros trabalhos. Trabalhos menos citados não seriam considerados.

ID
323596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

A Redalyc ou Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal é acessada mediante assinaturas mantidas pelas instituições de ensino e pesquisa interessadas em seu conteúdo. As assinaturas das instituições brasileiras são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo o acesso à Redalyc feito a partir do portal de periódicos da própria CAPES.

Alternativas
Comentários
  • "La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal Redalyc es un proyecto impulsado por la Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM), con el objetivo de contribuir a la difusión de la actividad científica editorial que se produce en y sobre Iberoamérica.

    La propuesta concreta de Redalyc se materializa en la creación, diseño y mantenimiento de una hemeroteca científica en línea de libre acceso <http://redalyc.uaemex.mx>, que funciona como punto de encuentro para todos aquellos interesados en reconstruir el conocimiento científico de y sobre Iberoamérica. Este portal de Internet —que es la parte más visible de este esfuerzo— fue abierto formalmente al público en el mes de octubre del año 2002, como parte de una iniciativa derivada de un grupo de investigadores y editores preocupados por la escasa visibilidad de los resultados de investigación generados en y sobre la región."

    Disponível em: . Acesso em: 15 Fev. 2012.


ID
327496
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacionado com o projeto e gerenciamento de sistemas eletrônicos de informação, existem várias estratégias que podem ser adotadas para a entrada em operação de um novo sistema em lugar do antigo. A estratégia que permite que o sistema seja testado em ambiente controlado, onde o pessoal por ele responsável possa concentrar sua atenção, como forma de testar o sistema antes de ser liberado amplamente, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra A operação piloto (nem eu sabia disso)


ID
523330
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os softwares gerenciadores de serviços de bibliotecas listados a seguir, o que tem como representante no Brasil a empresa Ex-Libris e que opera em melhores condições no ambiente ORACLE, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Software - Empresa

    Sofia    -    Prima
    Thesaurus - Via Appia
    Aleph - Ex-Libris
    Ortodocs - Portiron
    Bibvirtua - ???
  • Eu também não conheço o Bibvirtua... pode ser uma "pegadinha", talvez ele sequer exista! 


ID
523387
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com a finalidade de avaliar e melhorar o desempenho dos sistemas de recuperação da informação, os primeiros testes executados nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, se intitularam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • "As origens da pesquisa para avaliar e melhorar a performance de sistemas de recuperação da informação são encontradas em 1953, com a execução de testes, separadamente na Grã-Bretanha e nos Estado Unidos, sobre o desempenho de um sistema de indexação (...) o Uniterm, criado por Mortimer Taube. Esse sistema representava  documentos por termos únicos retirados do título ou resumo, ao contrário de abordagens mais tradicionais para a indexação de assunto. Os teste de avaliação foram executados (...) pelo Armed Services Technical Information Agency (ASTIA), nos Estados Unidos (chamados de testes Uniterm) e pelo College of Aeronautics in Cranfield, no Reino Unido (chamado de "os teste Cranfield-Uniterm").

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=UGrv24g0-u8C&printsec=frontcover&hl=pt-BR


ID
602959
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As gerações de sistemas de recuperação da informação, com as fases transitórias da formação do processo, basearam-se na tecnologia mais avançada para a época, o que acarreta implicações para a maneira como os sistemas são utilizados. Assim, como cada geração surge da anterior, os tipos de dados armazenados nos sistemas, a conectividade de sistemas, a interface do usuário e a natureza do grupo de usuários passaram por mudanças gradativas. Assinale a alternativa corrente, em relação as gerações de sistemas de recuperação da informação, de acordo com suas gerações de origem.

Alternativas
Comentários
  • Resposta no livro da Rowley, A biblioteca eletrônica, página 167.
  • Também é possível ter a resposta na página 75 do livro de ARAÚJO JUNIOR, Precisão no processo de busca e recuperação da informação onde o autor cita Rowley(2002).

    Primeira geração = metadados
    Segunda geração = dados com texto integral
    Terceira geração = multimídia

ID
606394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das grandes alternativas atuais em tecnologias da informação para estruturação de bibliotecas digitais é a utilização de software livre, viável para que as instituições desenvolvam soluções (produtos e serviços) com maior velocidade e a custo muito baixo.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I - O software livre pode ser utilizado, copiado e distri- buído livremente.
II - O software livre é distribuído livremente com o código-fonte.
III - As alterações, melhorias, otimizações ou correções efetuadas no software livre são obrigatoriamente distribuídas gratuitamente na nova versão.
IV - O uso de software livre permite a extração e a importação de dados em XML.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
664198
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O grau de eficácia de um sistema de informação é determinado

Alternativas
Comentários
  • A eficácia está relacionada aos resultados. Mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos. Nesse sentido, o grau de de eficácia de um sistema de informação é determinado pelo grau de satisfação dos usuários, considerando-se, particularmente, a rapidez e a precisão desejadas. (ALMEIDA, 2005. p.14)
  • Gostaria de saber de SARA qual o nome da editora referente ao livro HENN, G.(Org.). Resumão biblioteconomia para consursos. 2.ed. 2010. onde posso encontra-lo.

ID
702598
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • pensei da mesma forma.


ID
771481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A ampla adoção de tecnologias na oferta de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a redução ou, em alguns casos, a eliminação da intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.


    O usuário independente tende a recorrer cada vez menos ao profissional da informação. 


ID
929368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um
usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para
manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando
atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à
atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se
seguem.

Com o surgimento das novas tecnologias, não há necessidade de intermediação do bibliotecário na localização da informação solicitada pelo usuário, visto que os sistemas oferecem tutoriais que dispensam o treinamento dos usuários.

Alternativas

ID
945682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Na Web, os serviços de alerta oferecidos pelas bibliotecas são distintos da aplicação do serviço feeds RSS.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "Usa-se o serviço de DSI nas formas físicas e eletrônicas para captação de documentos em formato impresso ou digital utilizando serviços de alertas através do uso de expositores, informando suas novas aquisições e demais documentos que se encontram nos acervos. Pode-se utilizar também o RSS para envio de informações através dos feeds que são os agregadores de informação". 

    FONTE: Disseminação da informação na biblioteca central da Universidade Federal de Alagoas


ID
945685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

É uma característica dos serviços de referência virtual, como o question point, a possibilidade de o atendimento ao usuário funcionar em tempo real, vinte e quatro horas por dia.

Alternativas
Comentários
  • Preste serviços de referência de alta qualidade on-line, 24 horas por dia.

    As necessidades de informação de seus usuários não terminam na porta da biblioteca ou quando o sol se põe. O QuestionPoint fornece um sistema completo de gerenciamento de referências virtuais, integrando bate-papo, e-mail, uma base de conhecimentos de referência, relatórios e ferramentas analíticas que lhe proporcionam uma visão completa da atividade de referência. Amplie as horas de funcionamento para oferecer ajuda ao vivo a qualquer momento por meio da associação à Referência cooperativa 24/7.

     Fonte : oclc.org/pt-americalatina/questionpoint.html

  • O Question Point é constituído de dois elementos básicos. Um é o “serviço de gestão de referência” que é responsável por prover sistemas de comunicação em ambiente virtual e por administrar ferramentas para a melhor gestão das perguntas de referência. Esse elemento também inclui o acesso à rede de referência global e ao sistema de bibliotecas que encaminha perguntas e respostas de umas para as outras com base nos perfis que cada uma possui. O outro elemento é o serviço cooperativo 24 horas por dia, sete dias por semana, que é responsável po prover cobertura para um grupo específico de bibliotecas. Dessa forma, os bibliotecários, em vez de proverem um serviço virtual para todas as bibliotecas, contribuem com uma parcela do seu tempo e, em troca, recebem cobertura completa.

    http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/viewFile/836/1587

  • QuestionPoint é um programa de referência utilizado por várias centenas de bibliotecas do mundo, com a particularidade de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Oferece bate-papo, correio eletrônico, formulários web, push e conavegação. A escolha do envio das questões às bibliotecas parceiras é feita pelo sistema automaticamente, a partir do perfil das bibliotecas, que descreve suas funcionalidades, seus serviços e sua especialidade. [...]. A base de conhecimentos do QuestionPoint está disponível somente para os participantes da rede e a ela o público não tem acesso.

    (ACCART, 2012, p. 167-168).

    Gab. Certo


ID
945766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias para biblioteca.

Embora a disponibilização de e-books seja um grande desafio para os usuários, uma alternativa a ser considerada é o empréstimo digital via OPAC ou o empréstimo de e-readers para usuários.

Alternativas
Comentários
  • OPAC: catálogo de acesso público on-line. [...]. Oferece recursos que vão além do campo de busca e podem trazer retornos para o usuário e a equipe da biblioteca. (IBICT).

    E-BOOK, ou o livro eletrônico, para ser entendido, segundo Procópio (2010, p. 45-51), é dividido em três partes:

    O software reader é o aplicativo (programa) que permite a leitura.

    O hardware é o dispositivo, recipiente ou suporte do livro eletrônico.

    O livro - obra textual, fotográfica, etc.

    Os e-Readers apresentam as seguintes características:

    Grande capacidade de armazenamento de texto e gráficos.

    Tela LCD sensível ao toque (touch screen).

    Ajuste de luminosidade da tela.

    Baterias duráveis.

    Base giratória.

    Peso mínimo de cerca de 300 gramas.

    Possibilidade de expansão da memória.

    (VIEIRA, 2014, 257-258).

    Gab. Errado

  •  e-readers são aparelhos dedicados à leitura de e-books (livros eletrônicos). As definições de e-book podem ser sintetizadas da seguinte forma: é uma publicação em formato de livro, com exceção das publicações seriadas, composta por textos em forma digital e disponibilizada eletronicamente para leitura em tela de aparelhos como e-readers, computadores, tablets e celulares (BENSEY e KIRBY, 2012; O’BRIEN, GASSER e PALFREY, 2012). 

    Em outro artigo, encontrei: "Serra (2013) afirma que o primeiro passo para o empréstimo de e-books em bibliotecas é o estabelecimento de uma política específica para livros eletrônicos que deve contemplar a quantidade de obras que podem ser utilizadas simultaneamente e o período de uso, fatores alinhados com o perfil do usuário. A maioria das bibliotecas realiza este trabalho por meio de nomes de usuário e senha. Uma vez identificado no histórico do usuário que não constam restrições, o empréstimo passa a ser realizado através do OPAC (Online Public Access Catalog) da biblioteca. A partir desta tecnologia é possível realizar o download do arquivo em seu dispositivo, com acesso/consulta com durabilidade do empréstimo preestabelecido na política da unidade de informação, não sendo necessário o uso de internet."

    Conseguiu identificar o erro da questão agora?! Ainda não?! Então eu te pergunto:

    A DISPONIBILIZAÇÃO DE E-BOOKS é um desafio para os USUÁRIOS ou para os BIBLIOTECÁRIOS?


ID
1001236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A acessibilidade em linha diz respeito ao acesso, por parte do usuário, aos documentos descritos no catálogo on-line do centro de documentação da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Acessibilidade em linha que a questão sugere  esta relacionada à bibliotecas digitais . Uma das característica que a biblioteca digital tem é a PROVISÃO DE ACESSO EM LINHA A OUTRAS FONTES (bibliotecas,museus,bancos de dados , instituições públicas e privadas). Ver maiores informações sobre esse assunto  no seguinte texto :  Alves, Claudio Diniz; Rocha, Janicy .Acessibilidade em Bibliotecas Digitais , 2012 (Slide Share). 

  • A acessibilidade em linha diz respeito ao acesso, por parte do usuário, aos documentos descritos no catálogo on-line do centro de documentação da biblioteca.

     

    A acessibilidade em linha diz respeito ao acesso aos documentos descritos no catálogo on-line do centro de documentação da biblioteca E O ACESSO A OUTRAS FONTES DE INFORMÇÃO.


ID
1035052
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Aleph, MicroIsis, Pergamum, Thesaurus e Winword são sistemas gerenciadores de bancos de dados bilbiográficos e de bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Winword é uma espécie de word (editor de texto).

    Errado.


ID
1038979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrônicos.

Os repositórios digitais propiciam o armazenamento, a preservação, a disseminação e o acesso de documentos técnicos e científicos em formato eletrônico, garantindo o compartilhamento de conteúdos por meio de protocolos de interoperabilidade, tornando-os acessíveis aos provedores de serviços nacionais e internacionais.

Alternativas

ID
1041532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

O GreenStone é uma ferramenta voltada para a construção de bibliotecas digitais e seu uso depende da criação e manutenção de um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Informações interessantes aqui: http://www.greenstone.org/

  • Informações interessantes aqui: http://www.greenstone.org/

  • Greenstone é uma conjunto de softwares para a construção e distribuição digital de acervos bibliográficos. Ele fornece uma nova forma de organização da informação e publicação na Internet ou em CD-ROM. Greenstone é produzido pela Nova Zelândia Projeto Biblioteca Digital na Universidade de Waikato , e desenvolvido e distribuído, em cooperação com UNESCO e as ONG Human Info . Trata-se de software livre, disponível a partir de http://greenstone.org , nos termos da GNU General Public License. Disponível em: <http://greenstone.eci.ufmg.br/>


ID
1105318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra o acervo indexado pelo LexML.

Alternativas
Comentários
  • O acervo do Portal LexML reúne, organiza, integra e dá acesso a documentos de legislação, jurisprudência e proposições legislativas das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Disponibiliza ainda doutrina correlacionada com a legislação, por meio do acesso ao registro de livros jurídicos disponíveis na Rede RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas). Logo, o acervo da BDTD não se encontra indexado pelo portal LexML. Questão Errada.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1136944
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Tammaro e Salarelli (2008), um serviço novo possível é a ampliação do catálogo do acervo de uma única biblioteca à condição de portal de um universo de recursos de informação. Para este fim, uma biblioteca deve reunir

I. os acervos de outras bibliotecas.
II. as bases de dados que fornecem acesso a artigos de periódicos.
III. as bases de dados e os recursos digitais produzidos pela própria biblioteca.
IV. uma grande variedade de recursos digitais, por meio do acesso à internet.

É CORRETO afirmar que são verdadeiras as afirmativas

Alternativas

ID
1181230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

A oferta de serviço de referência virtual é uma das funcionalidades imprescindíveis às ferramentas para a construção de bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Accart (2012, p. 163) o serviço de referência virtual é tido como um prolongamento do serviço de referência presencial, embora possa ser tratado como um serviço à parte.

    Já a Biblioteca digital: é aquela que possui documentos e localização física, com parte do acervo digitalizado ou em formato eletrônico, e quem podem ser acessados a distância.

    (VIEIRA, 2014, p. 20).

    Gab. Errado

  • Utilizando conceitos explorados em resposta comentada do QConcursos em questão relativa à biblioteca virtual, chamaria atenção para:

    "As bibliotecas virtuais são bibliotecas que ofertam seus serviços remotamente, compostas por acervos impressos e eletrônicos e serviço de referência online. Uma das principais vantagens das bibliotecas virtuais é a capacidade de atendimento a qualquer hora e em qualquer lugar." Assim, o serviço de referência virtual seria imprescindível para a biblioteca virtual

    Também discordo em relação à definição de biblioteca digital do colega Araújo, ainda que embasado no autor VIEIRA (2014). Pois, considerando o contexto da afirmativa anterior, a biblioteca digital é tida como ambiente digital, sem vínculo físico, composta por recursos em formato apenas digital.

    obs: sempre aberta para discussões e para correções hehe

  • Larissa, o Cespe costuma usar a definição de Rowley e o Dicionário de biblioteconomia e arquivologia, na qual a biblioteca virtual possuí todas as funcionalidades de biblioteca tradicional, mas em formatado virtual. A afirmativa está errado, pois deve ter sido tirada de um dos artigos do Jaime Robredo, que classifica o serviço de referência virtual como requisito desejável, portanto não está na classe dos obrigatórios (ou seja, imprescindível).


ID
1251637
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os conhecidos OPAC´s (Catálogos de Acesso Público On-line) estão migrando para sua quarta geração, sendo atualmente acompanhados por softwares intitulados Web Scale Discovery System e Web-Scale Management Services, cujos exemplos podem ser, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • "Ex Libris released Primo version 4.5 with new features such as virtual browsing by call number, improvements in date searching, and faster search performance. Additional capabilities in the OPAC via Primo address issues that arise as libraries retire their legacy online catalogs, such as when they implement products like Alma that depend entirely on a discovery interface."

    BREEDING, M. Competition and strategic cooperation. American libraries, Chicago, apr. 2014. Disponível em: <http://www.americanlibrariesmagazine.org/article/library-systems-report-2014>. Acesso em: 06 out. 2014.


ID
1251733
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos mais conhecidos softwares internacionais para repositórios institucionais, utilizado em vários sistemas brasileiros de informação jurídica tipo BDJur, é o

Alternativas
Comentários
  • "O DSpace é disponível no endereço http://sourceforge.net/projects/dspace/. É um sistema configurável. Oferece um complexo sistema de submissão que possibilita controlar o acesso e o envio e recebimento dos conteúdos digitais. Embora possa servir aos diversos tipos de instituições e bibliotecas, foi inicialmente projetado e aperfeiçoado para atender as necessidades das instituições de pesquisa, na gestão dos seus materiais de ensino e pesquisa"

    "No Brasil há as aplicações: BDJur (Biblioteca Digital Jurídica) do Superior Tribunal de Justiça; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR (Universidade Federal do Paraná); REPOSCOM (Repositórios Institucionais em Ciências da Comunicação) da INTERCOM – Sociedade Brasileira de estudos Interdisciplinares da Comunicação."

    http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=238

  • DSpace: É um software gratuito para implementação de Repositórios Institucionais (RI);

  • A) Open Conference Systems (OCS) is an open source solution to managing and publishing scholarly conferences online. OCS is a highly flexible management and publishing system that can be downloaded for free and installed on a local Web server. It has been designed to reduce the time and energy devoted to the clerical and managerial tasks associated with managing a conference, while improving the record-keeping and efficiency of editorial processes. It seeks to improve the scholarly and public quality of conference publishing through a number of innovations, from making policies more transparent to improving indexing. (é p/administrar e publicar conferências on-line)

    http://andromeda.ensp.fiocruz.br/eventos-ensp/index.php/index/index/help/view/intro/topic/000000

    B) Software livre para criação de repositórios digitais com as seguintes funções:

    - armazenamento; gerenciamento; preservação e visibilidade da produção intelectual.

    https://portaldobibliotecario.com/biblioteconomia/o-que-e-dspace/

    C) É um software livre desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) para gerenciamento e publicação de periódicos científicos. No Brasil é conhecido como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e foi disseminado pelo IBICT.

    https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/voce-sabe-o-que-e-ojs-open-journal-system/

    D e E) Sistemas de Gerenciamento de Bibliotecas


ID
1363780
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A divulgação das novidades deve ser feita, na biblioteca, com especial cuidado. Assinale a alternativa que apresenta o serviço que poderá ser desenvolvido pela biblioteca para este fim.

Alternativas

ID
1369063
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as vantagens existentes numa rede de referência virtual, aquela que permite dividir de modo mais eficiente o trabalho entre bibliotecas e serviços de informação é um tipo de vantagem:

Alternativas
Comentários
  • Políticas

    → Reunir recursos heterogêneos por intermédio de uma única interface

    Dividir o trabalho entre as bibliotecas

    → Promoção das bibliotecas

    → Oferta ampliada de documentos para os usuários

    → Promove o conceito de redes de informação

    (ACCART, 2012, p. 236-239).


ID
1369066
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na implantação de um serviço de referência virtual, os aspectos técnicos que requerem a criação de uma seção específica do serviço no sítio da instituição, com a construção de páginas HTML ou XML e vínculos de hipertexto, dizem respeito à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Letra A - acessibilidade do serviço em linha para o público

  • Primeiros aspectos técnicos a serem examinados

    • Acessibilidade do serviço em linha para o público

    Criação de uma seção específica do SRV, no site, com construção de páginas HTML ou XML.

    • Modo de contato

    Contato com um endereço específico de correio eletrônico ou um formulário em linha, utilização de um sistema de bate-papo, etc.

    • Conectividade

    Conforme o público e as demandas potenciais, que determinam o número de conexões possíveis com o serviço em linha e o tráfego futuro, deve ser prevista uma conexão de alta velocidade, por exemplo, ADSL, com um ajuste eventual da configuração do sistema de processamento de dados instalado.

    • Hospedagem do sistema num prestador de serviço ou no servidor da instituição, com suas implicações financeiras.

    • Interconexão entre os membros da equipe da referência para o caso de o serviço ser subdividido, pois talvez seja preciso transferir chamadas para alguns especialistas. O programa Twitter oferece possibilidade.

    • Segurança do intercâmbio e dos dados, com um sistema de barreira de segurança (firewall).

    ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

    Gabarito: A


ID
1499383
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Serviço de Referência Virtual nas bibliotecas universitárias é uma modalidade de atendimento que consiste

Alternativas
Comentários
  • a) Restringiu o conceito de SRV a um acesso a bases de dados on-line. INCORRETA.

    b) A assertiva não menciona o núcleo do SRV que é a interação entre bibliotecários e usuários. INCORRETA.

    c) O SRV é caracterizado pela utilização de tecnologias da informação para comunicação/interação entre bibliotecários e usuários. CORRETA.

    d) No SRV não são utilizados especificamente serviços de e-commerce. INCORRETA.

    e) Os serviços são oferecidos por bibliotecários. INCORRETA.

    Gabarito: C

  • Achei ambíguo. Tanto A quanto C batem. Provavelmente tiraram CTRL C + CTRL V de algum artigo em específico

  • Creio que o erro da letra A esteja no "atendimento pessoal", e por isso a melhor alternativa seria a C: no oferecimento de um canal de contato via Internet para os usuários, por chat em tempo real ou por e-mails e formulários eletrônicos.


ID
1499389
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

EEB e COMUT podem ser definidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • EEB - Empréstimo entre Bibliotecas.


    COMUT - Programa de comutação bibliográfica. A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. 


ID
1503724
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos automatizados de grandes bibliotecas, disponibilizados para acesso público são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Letra d) OPAC -  online public access catalog ou catálogo de acesso público on-line.

  • Catálogo online de acesso público (OPAC)


ID
1509901
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A tecnologia da informação tem sido um recurso muito importante para auxiliar as bibliotecas, especialmente as universitárias, na gestão dos dados armazenados em suas bases e que precisam responder as diversas questões demandadas pelos usuários. Julgue as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

I. O sistema integrado de bibliotecas Pergamum oferece acesso simultâneo de usuários às bases de dados, mas a oferta de treinamento para diferentes tipos de usuários está prevista apenas para a metade do primeiro semestre de 2015.

II. A rede Pergamum foi criada com a filosofia de catalogação compartilhada. para isso, a ideia é trabalhar conjuntamente e cada instituição participante disponibiliza seus registros online, em um acervo coletivo na home page da rede, podendo ser copiado/importado por outra instituição para sua base bibliográfica.

III. O Pergamum permite a emissão de diversos relatórios, tais como de entrada e recebimento de documentos por período, de circulação e empréstimo, por período.

IV. A rede Pergamum é formada por todos os clientes do software Pergamum. Tem por objetivo principal promover a cooperação e o intercâmbio de serviços entre as bibliotecas usuárias do sistema e, atualmente, com o módulo Internet, tem disponibilizado a todas as bibliotecas da rede o acesso às informação sobre o acervo.

V. O Pergamum permite o uso de código de barras para fazer a avaliação e o controle do inventário do acervo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "[...]7) Módulo Internet: acervo digital, facilitando o acesso à obra na íntegra, renovação, reserva, acompanhamento do processo de aquisição pelo usuário solicitante, cadastro de senhas para acesso remoto às bases de dados; envio automático de mensagens para lembrar a data de devolução do material emprestado, informar liberação de reservas e novas aquisições na área de interesse pré-selecionada (DSI – Disseminação Seletiva da Informação), informação dos materiais a serem devolvidos, visualização de sumários, cadastro de comentários e sugestões;[...]"

    Fonte: Rede Pergamum: História, evolução e perspectivas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.14, n.2, 493-512, jul./dez., 2009. 

  • vamos analisar todas as alternativas para encontrar os erros.

    a) A eliminação é feita posteriormente à eliminação e à destinação final e não anteriormente, como afirma a questão.

    b) As informações governamentais serão sigilosas na forma da Lei. O acesso é a regra e o sigilo é a exceção.

    c) Os documentos que tenham valor para a pesquisa científica não podem ser eliminados.

    d) O uso de técnicas de microfilmagem só é feito caso seja apropriado para a documentação.

    e) O objetivo da gestão de documentos é sistematizar e gerir os documentos. Isso acarretará a preservação dos documentos que forem preserváveis e a eliminação dos documentos que perderem o seu valor para a instituição, como afirma o gabarito.

    Resposta: E 

  • A Rede Pergamum é formada por todos os clientes do software Pergamum. Tem por objetivo principal promover a cooperação e intercâmbio de serviços entre as bibliotecas usuárias do sistema.

    ANZOLlN, Heloísa Helena. Rede Pergamum: história, evolução e perspectivas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, 493-512, jul./dez. 2009. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/640/pdf_9. Acesso em: 30 ago. 2021

  • Sobre o item I: a questão deu como afirmativa falsa.

    No artigo de Anzolin não há menção sobre esses dois recursos: "acesso simultâneo de usuários às bases dados" e "oferta de treinamento para diferentes tipos de usuários".

    Porém, observem que atualmente no site do Pergamum, em características técnicas, essas duas funções são mencionadas.

    https://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/pergamum_caracteristicas_tecnicas.php?ind=2

  • É que a questão é antiga, de 2015, Marcia.


ID
1509934
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre as dificuldades de implantação de um serviço de referência virtual de acordo com pessoa e Cunha (2007) e assinale (V) para as VEDADEIRAS e (F) para as FALAS.

( ) pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração.

( ) pequeno número de pedidos recebidos pelas bibliotecas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.

( ) Falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual.

( ) Custo demandado pelo serviço de referência virtual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Como todo serviço prestado pelas bibliotecas, o serviço de referência virtual também possui suas limitações e seus problemas de implantação e que devem ser considerados para se alcançar o sucesso.

    1) pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração.

    VERDADEIRA

    Por conta do desenvolvimento experimental do serviço de referência virtual é que se tem pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração, assim como sobre questões relacionadas ao seu planejamento, execução e avaliação.

    2) pequeno número de pedidos recebidos pelas bibliotecas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.

    VERDADEIRA

    Outro problema relatado pelas bibliotecas se deve ao pequeno número de pedidos recebidos por elas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.

    3) Falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual.

    VERDADEIRA

    Outra carência relatada é a falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual. Muitas vezes, a própria empresa proprietária do software oferece treinamento após a compra, porém limitado às funções operacionais do programa. São necessários outros treinamentos voltados para o processo de referência em si, como, por exemplo, a execução da entrevista e a negociação da pergunta em meios virtuais.

    4) Custo demandado pelo serviço de referência virtual.

    VERDADEIRA

    Outro fator que acaba sendo negligenciado e que, a médio ou longo prazo, pode tornar-se um grande problema é o custo demandado por esse serviço. Um modelo de custo deve ser desenvolvido para que se tenha noção dos reais gastos em operar o serviço da maneira mais eficiente possível e determinar como dividir os seus custos quando se está participando de um modelo colaborativo de referência. É nesse momento que deve ser decidido também se o serviço será pago ou não, pois isso altera todo o plano financeiro.

    Falta de planejamento e falta de privacidade de usuários e bibliotecários devem ser acrescentados.

    Bons estudos!!!


ID
1550497
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência virtual ocorre quando o usuário estabelece comunicação à distância com a equipe de Referência da Biblioteca, por meio de tecnologias da web. Esse serviço pode ser frustrante se a variação de tempo de resposta implicar longa espera. Essas desvantagens identificam a ferramenta de referência virtual conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • O correio eletronico é uma forma ASSÍNCRONA, isso é, a questão não é respondida necessariamente no mesmo tempo que a pergunta foi enviada! Logo, entre as alternativas é a única opção que pode apresentar longa espera para resposta. 

     


ID
1588579
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os serviços de referência virtual dos projetos colaborativos entre bibliotecas estruturam-se, em sua maioria, em torno das perguntas e respostas formuladas sucessivamente na rede e alimentam uma:

Alternativas
Comentários
  • Letra B Base de conhecimento.

  • Referência virtual é um serviço de referência iniciado eletronicamente,frequentemente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outras tecnologias da Internet para se comunicarem com a equipe dereferência sem estar fisicamente presente,que utiliza recursos eletrônicos no seu processo de comunicação com o usuário, para assisti-lo em suas pesquisas. Os recursos tecnológicos permitem que os usuários submetam suas questões ao serviço de referência virtual, em qualquer horae de qualquer lugar do mundo.

    Ações em redes digitais: Troca de mensagens (e-mail,chat), interação remota/virtual,sem barreiras de espaço e tempo

    FAQ (Frequently Asked Questions) é um tipo de serviço de referência assíncrono.

  • FAQ é um  da expressão  frequently asked questions (literalmente traduzida como «perguntas mais frequentes»). Um FAQ, quando usado num contexto pluralista, significa uma compilação de  frequentes acerca de determinado tema; quando usado num contexto singular, será uma dessas perguntas frequentes. Por ser um acrónimo originário de um termo do inglês, FAQ é geralmente substituído em português por perguntas frequentes (PF), perguntas frequentemente feitas ou perguntas feitas frequentemente (PFF), encontrados em sítios web de  e  de notícias.

  • Conforme Accart (2012, p. 168, 222, 269):

    Uma das vantagens do QuestionPoint é a base de conhecimentos, alimentada continuamente pelas perguntas e respostas formuladas na rede.

    A denominação de uma base de conhecimentos varia segundo os serviços virtuais: "perguntas/respostas" (Guichet du Savoir) ou "perguntas arquivadas" (Bibli®Sésame- BPI).

    [...]. Outras garantias de qualidade são representadas pela disponibilidade do serviço (até sete dias por semana nas redes colaborativas), o tempo de resposta à questão formulada ou a publicação em linha das perguntas e respostas na forma de uma base de conhecimentos.

    Gab. B

  • Elaborar respostas consistentes, objetivas, claras e relevantes e em tempo hábil, que possibilitem a construção de uma base de conhecimentos, utilizando-se dos recursos das TIC’s [Tecnologia da Informação e da Comunicação] e da cooperação entre bibliotecas digitais, para a conexão com outras bases de dados e textos completos para deste modo otimizar o atendimento referencial ao usuário neste ambiente digital.


ID
1588591
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produto de informação do serviço de referência virtual formado por endereços eletrônicos selecionados comumente pelas redes sociais, segundo interesse por determinado assunto:

Alternativas
Comentários
  • Letra E- Diretório de favoritos

  • Conforme Accart (2012, p. 219-220):

    O diretório de favoritos é um exemplo de produto que inclui informações validadas por profissionais tendo como alvo os usuários da internet.

    O diretório de favoritos pode ser visto como um complemento do serviço de referência virtual e incluído na oferta geral de produtos de informação. Os favoritos (bookmarks) apresentam-se no formato de diretórios de endereços URL, selecionados pelo interesse que tenham para um assunto. São classificados por temas (às vezes por um esquema de classificação como o de Dewey), contêm um comentário e são um auxílio inestimável para a busca de informação, favorecendo a autonomia do usuário.

    Gab. E


ID
1599628
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A presença na internet condiciona e facilita a promoção do serviço de referência virtual. Vários recursos podem ser utilizados para essa promoção, recursos institucionais e também recursos próprios da internet e dos mecanismos de busca. O recurso institucional que deve ser observado, procurando uma identidade visual da instituição que precisa ser estudado com a ajuda de um serviço de marketing é a

Alternativas

ID
1701673
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência pode ser realizado de forma presencial ou à distância. Em ambos os casos, são previstas etapas comuns, tais como

Alternativas
Comentários
  • Eita questão chatinha!!! Mas pensando um pouco dá para resolver: 

     

    a)apresentação de uma indagação pelo usuário(QUESTÃO INICIAL) , processo que consiste na análise do problema e a localização das respostas às questões colocadas(PROCESSO DE BUSCA)

     

     b)a negociação da questão,(QUESTÃO NEGOCIADA) que se refere à análise minuciosa da pergunta do usuário e elaboração de procedimentos pertinentes de busca.(ESTRATÉGIA DE BUSCA)

     

     c)a elaboração da estratégia de busca(ESTRATÉGIA DE BUSCA), procedimento pelo qual o usuário formula um problema e solicita auxílio ao bibliotecário.(QUESTÃO INICIAL)

     

     d)a busca propriamente dita,(PROCESSO DE BUSCA) etapa em que são estabelecidos procedimentos flexíveis que podem comportar mudanças de curso para otimizar o processo(PROCESSO DE BUSCA) CORRETA!!!!!!!

     

     e)a questão inicial do usuário(QUESTÃO INICIAL), momento em que o bibliotecário identifica os conceitos e sua relações e as traduz para enunciados de busca.(ESTRATÉGIA DE BUSCA)

     

     

  • Muito boa a sua colocação Aline !!! Eu não tinha percebido o que a questão queria. Obrigada pela ajuda !

  • Na verdade esse o enunciado deixa camuflado as etapas do SR. .

    D - a busca propriamente dita, etapa em que são estabelecidos procedimentos flexíveis que podem comportar mudanças de curso para otimizar o processo.


ID
1705345
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência digital já é uma realidade nas bibliotecas, mas ainda convive com os serviços tradicionais de referência. Observa-se dentre os serviços de referência digital:

Alternativas
Comentários
  • Correio eletrônico, chats, web contact e videoconferência....

  • LETRA D

    SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DIGITAL

    Usuários utilizam computadores ou outras tecnologias de internet para se comunicarem com bibliotecários, sem a presença física. Canais de comunicação frequentemente usados na referência virtual incluem chat por videoconferência, voz sobre IP, email e mensagens instantâneas. Enquanto recursos online são mais utilizados na provisão da referência virtual, o uso de recursos eletrônicos na busca por respostas não é por si referência virtual.


ID
1705468
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência é uma das atividades da biblioteca que utiliza os recursos oferecidos pela tecnologia, principalmente com o desenvolvimento da Internet e das inúmeras ferramentas que ela oferece, para a recuperação da informação.

Como facilidades disponibilizadas para os usuários, conhecidas como “Serviços de Referência Digital", encontram-se: 

Alternativas
Comentários
  • "A partir da década de 1990, a informática modifica [...] a própria concepção do serviço de referência presencial, doravante associado a um serviço virtual que utiliza a internet. A função 'Ask a Librarian' [...] surge então nos sítios das bibliotecas na internet, bate-papos (chats) são instalados nas bibliotecas universitárias, a fim de estabelecer um contato direto entre o estudante e o bibliotecário de referência." (ACCART, 2012, p. 8)

    https://ask.loc.gov/

    Fonte:

    ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Briquet de Lemos: Brasília, 2012.

    Gabarito: E


ID
1721770
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência digital já é uma realidade nas bibliotecas, mas ainda convive com os serviços tradicionais de referência. Observa-se dentre os serviços de referência digital:

Alternativas

ID
1807738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das características dos recursos informacionais e das fontes de informação, julgue o item que  segue.

Bibliotecas digitais são consideradas bibliotecas tradicionais em formato digital, uma vez que apoiam o processo de disseminação da informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Alvarenga (2001) cita o conceito atribuído a biblioteca digital por diversos autores e a define “como um conjunto de objetos digitais construídos a partir do uso de instrumentos eletrônicos, concebidos com o objetivo de registrar e comunicar pensamentos, idéias, imagens e sons disponíveis a um contingente ilimitado de pessoas, dispersas onde quer que a plataforma www alcance” e acrescenta que independente do uso dos catálogos “os objetos digitais na biblioteca digital se posicionam em sua completude diretamente no ciberespaço”. 

  • Acredito que o erro da questão consiste em afirmar que bibliotecas tradicionais tinham como escopo apoiar a disseminação seletiva da informação. Sendo que na verdade, o objetivo precípuo delas era a da conservação da informação.


ID
1807876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

Bases de dados bibliográficos registram o acervo de uma biblioteca ou de um conjunto de bibliotecas, de modo que, normalmente, essas bases relacionam livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro???

  • Cyntia o erro esta em dizer que as bases de dados bibliográficas se restringem às bibliotecas e o que existem nelas . Veja a definição de bases de dados bibliográficas : 

    Uma base de dados bibliográfica é um banco de dados de registros bibliográficos, uma coleção organizada digital de referências à literaturas publicadas, incluindo revistas acadêmicas e artigos de jornais, proceedings de conferências, relatórios, publicações governamentais e legais, patentes, livros, etc

    Uma base de dados bibliográfica pode ser de âmbito geral ou abranger uma determinada disciplina acadêmica. Um número significativo de bases de dados bibliográficas são ainda proprietários, disponíveis por acordo de licenciamento de fornecedores, ou diretamente a partir dos serviços que criaram o resumo e o índice bibliográfico.

    Foco e Fé 

  • Não consegui ver a restrição na questão, mas entendi o contexto geral da definição de base de dados bibliográfica.

  • O erro da questão esta em dizer que a base de dado bibliográfica registra o acervo de uma biblbioteca, a que registra o acervo é a base de dados catalográfica. A base de dados bibliográfica informa o que foi publicado e onde se publicou, sem se referi a nunhum acervo especificamente. 

     

    FOCO E FÉ 

  • Enriquecendo os comentários já expostos...

     

    "Bases de dados referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou uma pessoa física, para que obtenham informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos:

    1 Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados. Informam ao usuário sobre o que foi publicado e onde se publicou e, na hipótese de a base conter resumos, apresentarão uma síntese do conteúdo do documento original.

    2 Bases de dados catalográficos, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desse documentos. As bases de dados catalográficos são um tipo especial de bases de dados bibliográficos, porém, em virtude de sua orientação ser bastante diferente da de outras bases de dados bibliográficos, merecem ser identificadas como uma categoria à parte.

    3 Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes, endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros." (ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002. 399 p.)

     

  • Bases de dados bibliográficos registram o acervo de uma biblioteca ou de um conjunto de bibliotecas, de modo que, normalmente, essas bases relacionam livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui.

     

    Bases de dados CATALOGRÁFICOS registram o acervo de uma biblioteca ou de um conjunto de bibliotecas, de modo que, normalmente, essas bases relacionam livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui.

     

     


ID
1807927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais, julgue o seguinte item.

Seleção e aquisição, classificação, catalogação, indexação e serviço de referência são atividades que podem ser desenvolvidas em bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    No entanto, achei estranho a utilização da palavra PODEM, atividades como estas não só PODEM, mas DEVEM estar presentes em bibliotecas digitais.


ID
1851478
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos a sistemas e fontes de informação jurídicos.

I. LexML.

II. Biblioteca Digital Jurídica.

III. Rede Virtual de Bibliotecas.

a. Rede cooperativa coordenada pelo Senado Federal, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

b. Rede de informação legislativa e jurídica que organiza, integra e dá acesso a informações disponibilizadas em diversos portais de órgãos do governo na internet.

c. Repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça, que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

A correlação correta entre os agrupamentos é: 

Alternativas
Comentários
  • Letra D.


    Só para facilitar a visualização:


    I. LexML - b. Rede de informação legislativa e jurídica que organiza, integra e dá acesso a informações disponibilizadas em diversos portais de órgãos do governo na internet. 


    II. Biblioteca Digital Jurídica. - c. Repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça, que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.


    III. Rede Virtual de Bibliotecas. - a. Rede cooperativa coordenada pelo Senado Federal, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 



ID
1856872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

As fontes de informação legislativa e jurídica incluem as seguintes bases de dados: Arca, ArXiv, Prodasen e Lexml.

Alternativas
Comentários
  • Arca :  Repositório Institucional desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da Fiocruz. A Arca tem por objetivo principal reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da instituição e representa parte significativa do esforço da pesquisa pública em saúde no Brasil.

    ArXiv : A ArXiv é um repositório temático da Universidade de Cornell. Especializado nas áreas de física, matemática, computação, estatística e biologia.

    Lexml - Rede de Informação Legislativa e Jurídica : portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

  • As fontes de informação legislativa e jurídica incluem as seguintes bases de dados: Arca, ArXiv, Prodasen e Lexml.

     

    SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PRODASEN

    Atribuições

    À Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen) compete prover, por meio de recursos próprios ou de terceiros, serviços, soluções, suporte e infraestrutura de tecnologia da informação; gerir a tecnologia da informação do Senado Federal; implementar a estratégia de tecnologia da informação; propor inovações nos processos finalísticos e de apoio do Senado, com uso de tecnologia da informação; propor padrões, normas, métodos e processos para uso da tecnologia da informação e monitorar sua aplicação; integrar iniciativas de adoção de novas soluções de tecnologia da informação por outras unidades da Casa; gerir a segurança da informação do Senado no âmbito da tecnologia da informação; gerenciar os riscos operacionais do Senado com origem em tecnologia da informação; e executar outras atividades correlatas.


ID
2085964
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As atividades relativas à automação dos processos de organização de coleções para fins de acesso e utilização incluem

Alternativas

ID
2112877
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O programa de cooperação entre instituições bibliotecárias oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que possibilita ao usuário obter cópia de um artigo na íntegra, publicado no fascículo de determinado periódico científico, impresso em 1980, pertencente ao acervo de outra biblioteca, é o:

Alternativas

ID
2122663
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das funções do catálogo bibliográfico.

Alternativas
Comentários
  • mostrar o que a biblioteca possui de um determinado autor. GAB. E
  • OBJETIVOS DO CATÁLOGO

     

    1. Permitr que uma pessoa encontre um livro a partir do o autor, título ou assunto.

    2. Mostrar o que a biblioteca possui de um determinado autor, assunto ou tipo de leitura. 

    3. Auxiliar na escolha de um livro por sua edição ou seu caráter literário ou tópico.


ID
2130052
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os elementos constitutivos de um serviço de disseminação seletiva de informações encontram-se
I. recursos informacionais: em um aspecto amplo, podem se referir a indivíduos e a fontes de informação científicas, técnicas e/ou informais.
II. perfis dos usuários: entendidos como o conjunto de indicadores, identificados explícita ou implicitamente, que caracterizam o perfil dos usuários.
III. selecionador de recursos informacionais: consiste em comparar os recursos informacionais com os perfis dos usuários.
Observa-se que

Alternativas
Comentários
  • A FCC gosta baste de usar o livro, "Informação seletiva, mediação e tecnologia: evolução dos serviços de disseminação seletiva da informação ", do Leonardo Souto para o assunto Disseminação Seletiva da informação. Elementos dos serviços de disseminação seletiva de informação: Recursos informacionais: as fontes de informação científicas, técnicas e ou informais, podendo incluir indivíduos Perfis dos usuários: o conjunto de indicadores, identificados explícita ou implicitamente, que caracterizam o perfil dos usuários. A identificação explícita do perfil dos usuários ocorre quando eles têm consciência de que seu perfil está sendo elaborado Selecionador de recursos informacionais com base nos perfis dos usuários: consiste no meio para comparar os recursos informacionais com os perfis dos usuários. Pacotes informacionais: correspondem à representação de partes da informação potencial, que o sistema envia aos usuários ou sua total inclusão, em mensagens resultantes do cruzamento informacionais com os perfis dos usuários. É o produto dos serviços da disseminação seletiva da informação. Acesso à informação: pode ser tanto acesso físico como remoto Retroalimentacao: feedback pelo usuário quando à satisfação em relação ao uso do serviço.
  • São os seis elementos dos serviços de DSI: recursos informacionais, perfis dos usuários, selecionador de recursos informacionais com base nos perfis dos usuários, pacote informacional, acesso às informações e retroalimentação.

    Gabarito: D


ID
2148103
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Accart (2012), o serviço de referência virtual dá ênfase ao aspecto tecnológico, o que é um fator atraente tanto para os profissionais da informação quanto para os usuários cada vez mais conectados à internet.

São trunfos do serviço de referência virtual, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • "geralmente oferece um serviço gratuito" (ACCART, 2012, p. 196).

  • Conforme Accart (2012, p. 165, 196):

    Desde 1998, a seção de Reference and Information Services (Riss) da IFLA (Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas), verdadeira 'tribuna de informação' sobre a natureza do trabalho de referência em diversas partes do mundo, vem se dedicando mais particularmente à promoção da referência virtual, principalmente por intermédio de um guia prático, oficinas de trabalho e reuniões realizadas após as conferências anuais da IFLA. Estudam-se os diferentes aspectos do trabalho de referência em todos os tipos de bibliotecas e regiões do mundo, visando a criar uma ligação entre os serviços presenciais e os serviços virtuais. Normas e diretrizes proporcionam um suporte para os profissionais de referência.

    O serviço de referência virtual constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode desenvolver com o usuário. A intensificação do intercâmbio de informação, a crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da Rede. Nesse contexto, o serviço de referência virtual apresenta alguns trunfos:

    • é acessível em todos os lugares e a todo instante;
    • geralmente oferece um serviço gratuito;
    • garante a proteção dos dados e das informações;
    • orienta para fontes de informação confiáveis;
    • oferece um serviço personalizado e de qualidade.

    Gab. D

    ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.


ID
2148118
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Enumere as atividades de acordo com a sequência que devem ser realizadas para a implementação de um serviço de Extensão Tecnológica.

1. Sensibilização do cliente

2. Visita técnica

3. Realização de diagnóstico

4. Elaboração de proposta de trabalho

5. Implementação dos serviços prestados


( ) Identificar ameaças e oportunidades relacionadas à empresa.

( ) Acompanhar o plano de ação na empresa.

( ) Elaborar um documento, identificando os problemas e as soluções.

( ) Obter informações sobre produtos, clientes, concorrentes e tecnologias.

( ) Divulgar os serviços e aproximar as empresas da unidade de informação através de reuniões.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2154880
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma nova tecnologia para uso em diversas áreas como, comércio, indústria e bibliotecas. Especificamente nas bibliotecas, permite a melhor gestão eletrônica dos acervos e serviços por meio da captura de dados para automação, feitos automaticamente, ou seja, sem a necessidade de se identificar o usuário. O enunciado acima se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID

  • "[...] é uma nova tecnologia para uso em diversas áreas, como comércio, indústria e bibliotecas. Especificamente nas bibliotecas, permite a melhor gestão eletrônica dos acervos e serviços por meio da captura de dados para automação, feitos automaticamente, ou seja, sem a necessidade de se identificar o usuário, fazer leitura de código de barras, etc. O RFID cumpre essa tarefa, identificando o usuário, os materiais retirados e fazendo o empréstimo." (VIEIRA, 2014, p. 251)

    VIEIRA, Ronaldo. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.


ID
2174431
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O termo usado para designar programas que gerenciam a recuperação e a manipulação de informações em formato eletrônico é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    OPAC

    A automação de uma biblioteca implica em oferecer todos os produtos e serviços por meio eletrônico, e além da página do administrador existe a interface utilizada pelo usuário, na qual comumente a chamamos de OPAC. Essa página do usuário permite a criação de listas próprias (públicas ou privadas), sugestões de aquisição, históricos de busca, circulação e possibilidades de avaliação e inserção de tags nos itens de interesse. Para compreender cada recurso nesse manual optou-se primeiro por apresentar o conceito de OPAC e em seguida o layout da página, de modo que é possível visualizar como o usuário pode fazer uso da página e gerar informações para a tomada de decisão do gestor.

    OPAC: Online Public Acess Catalog: em português, catálogo de acesso público online. Interface voltada para atender ao usuário em linha, e conforme as configurações pré-definidas pelo administrador (superlibrarian) do Koha, oferece recursos além do campo de busca que podem trazer retornos para si e a equipe da biblioteca.

    Fonte: http://wiki.ibict.br/index.php/OPAC

  • Conforme Tomaél (2008, p. 161):

    Portanto, o catálogo online de acesso público - OPAC - é o termo usado para designar programas que gerenciam a recuperação e a manipulação de informações em formato eletrônico.

    Gab. D

     TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina : EDUEL, 2008.


ID
2203807
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere as vantagens de uma rede de referência virtual numere a segunda coluna, de acordo com a primeira.

(1) Vantagens biblioteconômicas.
(2) Vantagens econômicas.
(3) Vantagens políticas.

( ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.
( ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.
( ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.
( ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.
( ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

Está correta a sequência numérica:

Alternativas
Comentários
  • A variação está onde recai cada uma das ações citadas:

    ( política ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.

    ( política ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.

    ( econômica ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.

    ( política ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    ( biblioteconômica ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

  • Segundo Accart (2012, p. 239):

    As vantagens de uma rede de referência virtual

    Biblioteconômicas

    • Participa da formação contínua dos profissionais de referência
    • Permite comparar os serviços de referência e os serviços de informação (benchmarking) e criar assim uma emulação entre eles

    Econômicas

    • Recursos bibliográficos têm seu uso otimizado;
    • As questões apresentadas permitem orientar as instituições em matéria de demanda e de necessidades dos usuários: melhor equilíbrio das coleções; melhor gestão dos orçamentos.

    Políticas

    • Reúne recursos de informação heterogêneos em um território;
    • Permite dividir de modo mais eficiente o trabalho entre bibliotecas e serviços de informação;
    • Participa da promoção das bibliotecas dando a conhecer seus recursos;
    • O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos;
    • Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    Gabarito: A


ID
2232640
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um Repositório Institucional (RI) de acesso aberto constitui um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção intelectual de uma instituição. Sobre Repositórios é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em relação à letra C:

    O fato de serem gratuitos (p/ os usuários) é de grande benefício, mas acho que seria mais exato falar em redução de custos. De maneira geral, os benefícios dos Repositórios são:

    visibilidade/ acessibilidade às pesquisas;

    preservação da produção científica em ambiente digital seguro;

    mapeamento de comunidade científica e pesquisadores;

    redução de custos de armazenamento e gestão da informação; 

    Fonte: minhas anotações/ Prof. Ana Patrícia (Estratégia Concursos)

  • Conforme Leite (2009, p. 15):

    O acesso aberto nesse contexto significa a disponibilização livre pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, busca ou criação de links para os textos completos dos artigos, bem como capturá-los para indexação ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal. O pressuposto de apoio ao acesso aberto requer que não haja barreiras financeiras, legais ou técnicas, além daquelas próprias do acesso à Internet. A única restrição à reprodução e distribuição e a única função do copyright neste contexto devem ser o controle dos autores sobre a integridade de sua obra e o direito de serem adequadamente reconhecidos e citados (BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE, 2001).

    Gab. A

    LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009.


ID
2232646
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação Cooperativa, em que várias bibliotecas adotam a mesma norma, teve grande avanço com o emprego de técnicas automatizadas. Assinale abaixo o sistema que no Brasil é um tipo de catalogação cooperativa:

Alternativas
Comentários
  •  Dedalus :Banco de Dados Bibliográficos da USP

     

    Cielo - SciELO - Scientific Electronic Library Online

    www.scielo.org/ - Coleção de revistas e artigos científicos. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download.

     OCLC é uma cooperativa global de bibliotecas que fornece serviços compartilhados de tecnologia, pesquisa original e programas comunitários aos seus membros e à comunidade de bibliotecas em geral. Somos bibliotecários, tecnólogos, pesquisadores, pioneiros, líderes e alunos. Com milhares de membros das bibliotecas em mais de 100 países, nós nos reunimos como OCLC para tornar as informações mais acessíveis e mais úteis.

  • Catalogação Cooperativa: Diminui custos e tempo de processamento, através de doação e intercambio de dados entre bibliotecas. Tem por objetivo: NÃO CATALOGAR O QUE JÁ FOI CATALOGADO.

    A Rede Bibliodata, é uma rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata. Realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições 

  • RESOLUÇÃO:  Bibliodata no Brasil e OCLC internacionalmente são os sistemas de catalogação cooperativa mais cobrados em prova.

    Resposta: B


ID
2242915
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para O’Brien (2010), sistemas abertos são sistemas de informação que utilizam padrões comuns para hardware, software, aplicações e redes. Permitem que muitas aplicações diferentes dos usuários finais sejam realizadas utilizando diferentes modalidades de sistemas de computadores, pacotes de software e bancos de dados fornecidos por várias redes interconectadas.
Uma arquitetura de sistemas abertos proporciona um alto grau de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio eletrônico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas. [...]

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/o-que-e-interoperabilidade/


ID
2242924
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo ACCART (2012), constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode desenvolver com o usuário. A intensificação do intercâmbio de informações, a crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da rede e das unidades de informação. Assim este tipo de serviço é: acessível em todos os lugares e a todo instante; geralmente é gratuito; garante a proteção dos dados e das informações; orienta para fontes de informação confiá- veis; oferece um serviço personalizado e de qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste serviço.

Alternativas
Comentários
  •  Acessível em todos os lugares e a todo instante = Serviço de referência virtual

  • Conforme Accart (2012, p. 196):

    O serviço de referência virtual constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode desenvolver com o usuário. A intensificação do intercâmbio de informação, a crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da Rede. Nesse contexto, o serviço de referência virtual apresenta alguns trunfos:

    • é acessível em todos os lugares e a todo instante;
    • geralmente oferece um serviço gratuito;
    • garante a proteção dos dados e das informações;
    • orienta para fontes de informação confiáveis;
    • oferece um serviço personalizado e de qualidade.

    Gab. A

    ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2012. 


ID
2261680
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, sobre os catálogos de bibliotecas, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Uma vantagem dos softwares que gerenciam os catálogos online é a consulta de dados referenciais e uma desvantagem é que nenhum deles permite o acesso ao texto completo, imagem ou som da obra descrita.
( ) Quanto à finalidade que objetivam, os catálogos podem ser principais, quando destinados ao pessoal técnico especializado da biblioteca, e auxiliares, quando destinado ao público leitor.
( ) Uma das vantagens do Catálogo Onine de Acesso Público é o benefício do acesso remoto em rede.
( ) Algumas bibliotecas mantêm, em formato papel, os fichários tradicionais, constituindo um arquivo de segurança.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c).

    Bons estudos!


ID
2309815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de automação de bibliotecas, redes de bibliotecas e bibliotecas digitais, julgue o item subsequente.

A interoperabilidade é um requisito desejável tanto para software para construção de bibliotecas digitais quanto para software para automação de bibliotecas.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "interoperabilidade interoperability INF capacidade que possuem os computadores de fabricantes distintos de trabalharem juntos usando um conjunto comum de protocolos para a comunicação e troca de informações dentro de uma rede. <=> biblioteca digital, protocolo de controle de transmissões/protocolo internet. i. estrutural structural interoperability BIB/RI INF a que é atingida por meio de modelos de dados para especificação de esquemas semânticos numa maneira que eles possam ser compartilhados. i. semântica semantic interoperability BIB/RI INF habilidade de buscar informação digital em bases de dados heterogêneas, cujos esquemas de metadados foram previamente mapeados. Esse tipo de recuperação é possibilitado pela utilização de instrumentos padronizados de descrição, p.ex.: as regras de catalogação anglo-americanas. i. sintática syntatic interoperability BIB/RI INF interoperabilidade que é atingida pela marcação dos dados de forma que sejam compartilhados por diversos sistemas informáticos, p. ex.: o formato MARC, o XML." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 213)

  • Desejavel dá ideia de que pode ser descartado. Pensei ser um requisito essencial, não?

  • desejável, pois existem casos nos quais não seja possível sua implementação.


ID
2315461
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Surgido em 2003, a partir da customização do Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade de British Columbia, esse software é distribuído pelo IBICT. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)


    O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

    Gab. D

    Fonte: IBICT


ID
2315467
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Apesar de qualquer frequência de RIFD poder ser empregada nos sistemas utilizados em acervos bibliográficos e documentais, as soluções atualmente implantadas convergem para a frequência de

Alternativas

ID
2315470
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A tecnologia RFID permite a identificação e o inventário das obras contidas no acervo bibliográfico de forma rápida e segura, sem erros, desde que

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: B

    Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/


ID
2315506
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na gestão de fontes eletrônicas e digitais, cabe ao bibliotecário

Alternativas

ID
2357032
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para desenvolver um serviço de alerta com informações personalizadas em tempo real uma biblioteca jurídica pode, acertadamente, adotar a estratégia de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

    A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

    Rich Site Summary (RSS 0.91)

    RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)

    Really Simple Syndication (RSS 2.0)

    A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RSS


ID
2357122
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos catálogos automatizados, analise as afirmativas a seguir.

I. Deram grande amplitude à catalogação cooperativa, pela agilidade e facilidade na consulta e na cooperação dos registros.

II. Possibilitam que o usuário navegue pelo catálogo, por meio de links para catálogos de nomes e assuntos, por exemplo.

III. Tornaram o catálogo topográfico obsoleto e desnecessário, uma vez que, sempre que for necessário, é possível extrair relatórios atualizados para conferência do acervo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A


ID
2357125
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o portal especializado em informação jurídica e legislativa denominado LEXML, analise as afirmativas a seguir.

I. Constitui-se em um formato uniforme que utiliza a linguagem XML e proporciona, além do intercâmbio e acessibilidade, a construção de um endereço não ambíguo e duradouro, construído de forma lógica.

II. É um software gratuito, que gerencia as descrições catalográficas de acordo com as normas bibliotecárias disponíveis no Brasil e também possibilita o intercâmbio dos dados catalográficos.

III. Tem como objetivo identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas por meio da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados, nas três esferas administrativas e entre os órgãos dos três poderes da República, por meio de hiperlinks persistentes, sistemas on-line e tratamento padronizado da estrutura textual.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • ficou fácil encontrar o erro, na alternativa II fala em software gratuito, não é gratuito LEXML.

  • → Uma das características do LexML é o formato uniforme utilizando a linguagem XML (eXtensible Markup Language) e a URN (Uniform Resource Names), proporcionando, além do intercâmbio e acessibilidade, a construção de um endereço “não ambíguo e duradouro [...] construído de forma lógica, a partir de um conjunto de regras sintáticas e semânticas bem definidas” (CICILIATI JÚNIOR; LIMA, 2005).

    [...] identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas através da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados utilizando padrões abertos, nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) e entre os órgãos dos três poderes da República (Executivo, Judiciário e Legislativo), por meio de hiperlinks persistentes, sistemas online e tratamento padronizado da estrutura textual” (LIMA; LIMA; KRAUSS).


ID
2358058
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São atribuições do bibliotecário de referência no contexto digital, EXCETO:

Alternativas

ID
2358082
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para atender a um usuário remoto que solicitou, por via eletrônica, uma publicação que está disponível apenas em papel, a biblioteca pode utilizar a estratégia de

Alternativas

ID
2366629
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Accart (2012), a referência virtual é um dos elementos do ambiente digital que está repleto de mudanças tecnológicas com interações contínuas. Relacione as características dos serviços de referência virtual à evolução da web.

1- Web 1.0

2- Web 2.0

3- Web 3.0


( ) A web semântica, em desenvolvimento, pretende oferecer conteúdos de informação validados e pertinentes, o que significa uma oportunidade para os profissionais da informação.

( ) Os usuários se apropriam da rede e trocam entre si dados, sons, imagens e filmes, dando origem a comunidades virtuais por grupos de interesse.

( ) Baseados em informação estática, oferecida por sítios institucionais ou comerciais, a interatividade não era a preocupação prioritária.

( ) Os profissionais da informação desenvolveram certos serviços, entre eles o serviço de referência virtual, vendo nessa mídia uma oportunidade de manter ligação com os internautas.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • WEB 1.0 é estático e sem nenhuma forma de interatividade com os leitores. É possível visitá-lo muitas vezes, mas não haverá nada de novo em todas as novas visitas e não há motivo para retornar a ele.

     

    WEB 2.0, que consiste em uma maior interação dentro de cada página. A partir desse novo formato de WEB, foi possível a criação de blogs e da Wikipédia, em que o leitor não é passivo em relação ao que está publicado.WEB 2.0 não se refere a um avanço específico na tecnologia, mas a um conjunto de técnicas para design e execução de páginas da Web. Além disso, algumas dessas técnicas existem desde que a World Wide Web (www) foi lançada, de modo que não é possível separar Web 1.0 e a Web 2.0 em termos cronológicos. A definição de Web 1.0 é dependente da definição de Web 2.0.

     

     WEB 3.0 consiste em algo além da interatividade. Páginas nesse formato personalizam o conteúdo de maior relevância de acordo com as preferências de cada pessoa. Por exemplo, ao usar a ferramenta do Google para procurar a palavra “Manga”, nos outros formatos, o buscador mostraria resultados tanto da fruta, quanto de uma camisa, quanto do ex-jogador de futebol. Caso um jornalista esportivo estivesse buscando informações sobre o jogador para uma matéria de futebol, seria pouco relevante para ele, enquanto na WEB 3.0, o buscador reconheceria as preferências do usuário e filtraria os resultados de pesquisa para uma maior relevância de resultados.

  • Fonte: (ACCART, 2012, p.187-188).

    Gab. E


ID
2380006
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a designação de recursos eletrônicos, constantemente atualizados e acessíveis, como a Online Computer Library Center (OCLC), o Sistema Internacional de Informação Nuclear (INIS), o Sistema Internacional de Informação sobre Saúde (BIREME/OPAS), o DIALOG, entre outros, na visão de Robredo (2005).

Alternativas

ID
2410801
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o portal cujo objetivo é promover o acesso internacional às revistas cientificas em Ciências Sociais na América Latina, e sua principal caracter!stica é a disponibilização . dos textos em inglês gratuitamente, com vistas a aumentar a visibilidade e a acessibilidade?

Alternativas

ID
2410825
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Forma de interação do usuário, em uma biblioteca digital, com o ambiente e com o conteúdo informacional disponível, permitindo ao usuário ir de um ponto ao outro pelo caminho desejado, possibilitando melhor aproveitamento do tempo de uso ou de acesso. Mantém o equilíbrio entre a movimentação e o oferecimento de opções de links para o usuário. As estruturas baseiam-se geralmente nas formas hierárquicas, globais e locais . Tal definição se refere ao sistema 

Alternativas

ID
2424676
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O programa de comutação bibliográfica – COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.

Este programa é mantido pelo IBICT e pelas instituições:

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.

    Gab. A

    Fonte: IBICT


ID
2459929
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual foi o primeiro serviço de referência on-line a funcionar 24 horas por dia?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Arellano (2001, p. 10) “o primeiro serviço de referência online no mundo a funcionar 24 horas por dia foi o da North Carolina State University Virtual Reference Service”, utilizando o Library Systems and Services (LSSI) Virtual Reference Desk, software implantado no primeiro semestre de 2001, desenvolvido para o comércio eletrônico e posteriormente, personalizado para o ambiente bibliotecário. Esse software permite que usuários e bibliotecários naveguem juntos pela Web, possibilita a troca de arquivos de todos os tipos e também é utilizado na assistência via telefone, pois quando um usuário sente dificuldade de localizar uma informação na Web, pode-se recorrer ao “Ask a Librarian” para demonstrar como fazer a pesquisa. Hoje, além do software da LSSI, as bibliotecas da North Carolina State University utilizam o instant messenger AOL (AIM), MSN messenger, Google Talk e Yahoo! Messenger.

    Letra B

    CUNHA, M. B.; PESSOA, P. Perspectivas dos serviços de referencia digital. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17, n. 3, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92717


ID
2459944
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Correlacione os tipos de acesso aberto às suas respectivas descrições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

TIPOS DE ACESSO

I - E-print Archives

II - Unqualified (Acesso Universal)

III- Dual Mode (Modo duplo)

IV - Partial AO (acesso livre parcial)

V - Co-op (Cooperativas)

VI - Author Fee (autor paga taxa)


DESCRIÇÕES

( ) Membros da instituição sustentam periódicos de acesso aberto.

( ) Publicação imediata e completa de periódico em arquivo aberto.

( ) Autores depositam preprints e/ou postprints em arquivos abertos.

( ) Alguns artigos em um fascí­ culo são de acesso aberto.

( ) São oferecidas duas versões do periódico: assinatura paga para a versão impressa e acesso aberto para versão eletrônica.

Alternativas

ID
2468314
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas, sistemas de informação, sites, websites, portais, espaços de informação, ambientes de informação, ambiente digital, software e aplicações são conhecidos como ambientes informacionais

Alternativas

ID
2468323
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Embora tratado como um serviço à parte, o serviço de referência _______________ é tido como um prolongamento do serviço de referência _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Accart, p.163:

    O serviço de referência virtual é tido como um prolongamento do serviço de referência presencial, embora possa ser tratado como um serviço à parte.

    RESPOSTA CORRETA: LETRA  D


ID
2514319
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência digital usa as tecnologias da comunicação para oferecer serviços de referência para usuários a qualquer hora e em qualquer lugar. Por exemplo, a referência digital síncrona é realizada por meio de

Alternativas
Comentários
  • Serviço virtual em tempo real (ou modo síncrono).

    Ex: bate-papo; chat; videoconferência e etc.

    (ACCART, 2012, p.215).

    Gab. C


  • (ACCART, 2012, p.215). Serviço virtual em tempo real (ou modo síncrono). (OCLC, 2005). Divide essas duas formas de dois modos; Referencias digital assíncrona EX; pergunta por Email. e formulários. Referencias Digital Síncrona, Ex; chat Glogue Meet, laves interação em tempo real entre o Bibliotecário e o usuários etc...


ID
2520271
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma bibliotecária precisa enviar a um usuário um determinado levantamento bibliográfico que ela elaborou usando seu computador. Para tanto, ela deverá utilizar um dispositivo de

Alternativas
Comentários
  • Nossa que questão mal elaborada. 

  • Exemplos de Dispositivos de Entrada: mouse, teclado, microfone, joystick e scanner.

     

    Exemplos de Dispositivos de Saída: monitor (tela), impressora e caixas de som.

     

    Exemplos de Dispositivos Mistos: pen drive, disco de DVD e cartão de memória.

  • Não falou se ela queria enviar impresso ou por email ou por fax ou por whatsapp...kkk

  • Gabarito: letra E. 

  • Se ela precisava ENVIAR eu achei que ela usaria o mouse, mas ela preferiu imprimir e ENVIAR pelos Correios (???).


ID
2551534
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o advento da internet a partir dos anos 90, o canal de comunicação entre o acervo de uma biblioteca e seus usuários passa a ser o catálogo eletrônico e on line, disponível para consulta pública. Esse catálogo ficou conhecido pela sigla:

Alternativas

ID
2572036
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A transmissão eletrônica da informação deu novo sentido às bibliotecas e fez surgir novos tipos de unidades de informação. Sobre isso, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A transmissão eletrônica da informação deu novo sentido às bibliotecas e fez surgir novos tipos de unidades de informação. Sobre isso, pode-se afirmar que

    A) a biblioteca virtual e biblioteca digital não contemplam materiais convencionais impressos como livros.

    biblioteca digital é aquela que possui documentos e localização física, com parte do acervo digitalizado ou em formato eletrônico, e que podem ser acessados a distância

    B) a biblioteca eletrônica e a biblioteca polimídia contêm informação apenas no formato digital armazenadas em discos magnéticos.

    Biblioteca eletrônica é aquela em que é possível o acesso as informações básicas sobre o acervo físico ou eletrônico pessoalmente ou via internet

    C) as bibliotecas digitais e as bibliotecas híbridas são totalmente digitais.

    Rusch-Feja (1999) define a biblioteca hibrida como um modelo transicional entre a impressa e digital

    D)a biblioteca virtual, biblioteca eletrônica, biblioteca digital, biblioteca polimídia e biblioteca híbrida são relacionadas com a ideia de acesso por meio de redes e recursos informacionais disponíveis em bases de dados.

    Correta

    E) as bibliotecas eletrônicas e digitais oportunizam somente o uso de catálogos via Internet.

    Vieira (2014)


ID
2572057
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de informação tecnológica possui alto valor agregado, exigindo a participação de especialistas. Sobre esse tipo de serviço, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2572069
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças na forma como as pessoas se relacionam com a informação. Constata-se uma crescente migração para o uso de sistemas de informação automatizados, o que ampliou também a tipologia de técnicas utilizadas. Quanto a essas técnicas, analise as afirmações a seguir.

I. Card Sorting é uma técnica de amplo potencial de uso nas pesquisas de avaliação de usabilidade no ambiente Web da Internet e visa a verificar como os usuários agrupam as informações de forma que sejam úteis e permitam criar organizações adequadas ao seu modelo mental.

II. Brainwriting é uma técnica aplicada à geração de ideias para solucionar um determinado problema de informação, em curto período de tempo.

III. Avaliação heurística é uma técnica que possibilita a análise do fluxo de tarefa e dos objetivos de interação de um sistema em qualquer fase do seu desenvolvimento.


Está CORRETO o que ser afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • O que é e para que serve o Card Sorting?

    Card Sorting (ordenação de cartões) é uma ferramenta de design utilizada para estruturar a arquitetura de informação.

    Por meio de cartões ou post-its com conteúdos, os usuários fazem agrupamentos, organizando os itens de acordo com seu mapa mental.

    Em uma dinâmica de Card Sorting, o usuário organiza os temas em categorias que façam sentido para ele, podendo também nomear cada grupo.

    A intenção é que, ao fazer isso, ele colabore com o desenvolvimento de soluções que sejam mais amigáveis para seu entendimento.

    Essa estruturação é essencial ao desenvolver um site, por exemplo. O conteúdo fica organizado de forma mais intuitiva para o usuário, proporcionando uma experiência melhor de navegação.

    Para os desenvolvedores de projetos, o uso de Card Sorting facilita a criação de sistemas e plataformas, tornando-as mais intuitivas e focadas no usuário, reduzindo tempo e custos para as empresas.

    Disponível em: https://fia.com.br/blog/card-sorting/

    O que é brainwriting? 

    ->derivado do brainstorming;

    Ideias são essenciais para seguir inovando, criar produtos e serviços, otimizar a forma de trabalhar e, assim, ter melhores resultados. Mais do que isso, elas são vitais para conquistar e manter uma boa vantagem competitiva.

    Para tal, temos o brainwriting, uma técnica que envolve um grupo na geração de ideias de modo escrito e compartilhado, repassando-as aos demais participantes, que lançam novas ideias e vão construindo sobre as que já foram lançadas. 

    Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/brainwriting/

    A Avaliação Heurística (originalmente proposta por Nielsen e Molich em 1990) é uma técnica de inspeção que ajuda a identificar problemas de usabilidade em uma interface. Em outras palavras, uma avaliação heurística pode ser definida como uma revisão da sua interface, levando em consideração os aspectos da experiência do usuário.

    Nessa inspeção, especialistas em usabilidade examinam e julgam se cada elemento da interface está de acordo com os princípios de usabilidade (heurísticas).

    Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/avaliacao-heuristica-o-que-e-e-como-conduzir/